Repository logo
 
Publication

A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º ano

dc.contributor.advisorCaiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
dc.contributor.advisorTrigueiros, João Paulo Forjaz Pacheco
dc.contributor.authorFreire, Sofia Nobre
dc.date.accessioned2014-02-05T11:18:01Z
dc.date.available2014-02-05T11:18:01Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractO presente Relatório de estágio intitulado - Prática de Ensino Supervisionada - A Obra de Arte como recurso Pedagógico - Educação Visual 8º ano - surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois capítulos. O primeiro dedica-se a refletir sobre a importância e contribuições da obra de arte, no ensino formal, sobretudo nas disciplinas específicas de artes visuais. Pretende-se, assim, contribuir para elucidar sobre qual a verdadeira função das imagens e obras de arte em sala de aula ou qual o modo mais adequado de usá-las. No fundo parte-se da importância da utilização da imagem como recurso pedagógico e do elencar e fundamentar as suas potencialidades para “cair” na obra de arte visual. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a imagem da obra de arte e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, este relatório tem por finalidade refletir acerca da adoção de metodologias que privilegiam o contacto com as obras de arte e os contributos que estas possam ter no desenvolvimento da educação pela e para a arte e, ao mesmo tempo, fornecer aos educadores um conjunto de ferramentas facilitadoras e mobilizadoras desse conhecimento na planificação da sua prática pedagógica. O segundo capítulo reflete o percurso na prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã, centrando-se no relato de experiências pedagógicas propostas com recurso à Obra de Arte e demonstrando, através dos trabalhos dos alunos, os resultados que se podem obter ao recorrer a algumas metodologias mencionadas no capítulo I. Paralelamente dá-se a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, sublinhando os conhecimentos adquiridos, competências e reflexões proporcionados ao longo de todo este processo.por
dc.description.abstractThis internship report titled - Supervised Teaching Practice - A Work of Art as a Pedagogical Resource - Visual Education 8th year - comes as part of the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The report is divided into two chapters. The first is dedicated to reflect on the importance and contributions of the artwork, in formal education, especially in specific disciplines of visual arts. It is intended, therefore, contribute to elucidate what the true function of the images and works of art in the classroom or what the most appropriate way to use them. In the background is the importance of using the image as a pedagogical resource and listing and substantiate their potential to "fall" in the work of visual art. In this sense, we seek to know and what is the image of the artwork and how it can contribute to the integral education of children and youth. In addition, this report aims to reflect on the adoption of methodologies that emphasize contact with works of art and the contributions they may have in the development of education and art and at the same time, provide educators a set tools facilitating and mobilizing this knowledge in planning their teaching. The second chapter reflects the way in supervised teaching practice held on the 3rd Cycle of Basic Education, Secondary School Quinta das Palmeiras, in the city of Covilhã, focusing on reporting pedagogical experiences proposals using the Work of Art and demonstrating through of student work, the results that can be obtained by resorting to some methodologies mentioned in Chapter I. Parallel gives themselves known all the work over the school year, underlining the acquired knowledge, skills and reflections provided throughout this process.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1594
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectArtes visuais - Estágio pedagógicopor
dc.subjectArtes visuais - Prática de ensino supervisionadopor
dc.subjectArte - Ensinopor
dc.subjectObra de arte - Ensino - Aspectos pedagógicospor
dc.subjectComunicação visualpor
dc.subjectEducação visualpor
dc.titleA obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º anopor
dc.title.alternativePrática de ensino supervisionada
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Sofia Freire.pdf
Size:
10.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
Anexos.zip
Size:
11.01 MB
Format:
Unknown data format
Description:
Anexos
No Thumbnail Available
Name:
Apêndices.zip
Size:
15.05 MB
Format:
Unknown data format
Description:
Apêndices
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: