Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.32 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Partindo do princípio constitucional da prossecução do interesse público (artigo 268º da
Constituição da República Portuguesa), o presente trabalho de investigação tem por objetivo
saber de que forma o gestor público de uma Instituição de Ensino Superior (IES), na
prossecução da missão da sua organização, pondera, na prática, os direitos e interesses
privados, isto é, dos stakeholders da sua organização.
Para ir ao encontro deste objetivo foram utilizados métodos quantitativos, através do
software SPSS e métodos qualitativos, com apoio do software WebQDA, com o intuito de
fazer a triangulação da perceção da gestão de topo com a perceção dos stakeholders internos
(docentes, estudantes e funcionários), aferindo-se, por um lado, se o gestor da UBI, na
tomada de decisão, envolve os stakeholders, ponderando os seus interesses através da
promoção de mecanismos de Informação, Consulta e Participação e, por outro, saber até que
ponto esses stakeholders percecionam a sua Informação, Consulta e Participação, para a
tomada de decisão.
O estudo conclui que, para além da estrutura legal para os órgãos das IES, proposta pelo
Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), aprovado pela Lei nº 62/2007, de
10 de Setembro, onde se prevê a representação dos stakeholders em análise, tanto a
Universidade da Beira Interior como as suas Faculdades, em geral, têm trilhado um caminho
de abertura e, tem vindo a implementar mecanismos de Informação, de Consulta e
Participação sugeridos pelas auditorias de qualidade da EUA. Os resultados revelam que,
embora o foco da sua gestão seja o grupo de stakeholders Estudantes, aqueles percecionam
baixos níveis de participação na tomada de decisão e, na prática, o que acontece é que a
gestão está focalizada nos Docentes. Em relação aos Funcionários constata-se que não sendo
alvo de especiais medidas de Participação, para além do sistema de gestão de informação
GDUBI, beneficiam das medidas implementadas para os outros grupos de stakeholders.
Description
Keywords
Administração pública - Interesse público Stakeholders - Ensino superior público