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- Desenvolvimento de um sistema multicritério de apoio à avaliação da transferência de conhecimento nas instituições de Ensino SuperiorPublication . Neves, Maria Manuela Garcia dos Remédios Vaz Almeida Fontes; Ferreira, João José de Matos; Ferreira, Fernando Alberto FreirasOBJETIVO: O principal objetivo da presente investigação é o desenvolvimento de um sistema multicritério de apoio à avaliação da transferência de conhecimento das Instituições de Ensino Superior (IES) para a Sociedade. Tal sistema permitirá que as IES possam contribuir para ajustar a sua oferta às verdadeiras necessidades do mercado, bem como permitir aos seus gestores a adoção, caso-a-caso, de medidas estratégicas adequadas para que a transferência de conhecimento se concretize. METODOLOGIA: Este estudo assume uma lógica construtivista, que permite a aprendizagem e a compreensão do problema de decisão pelos próprios decisores, através da constituição de um painel de especialistas em transferência de conhecimento. Em termos processuais, foram seguidas as três fases da análise multicritério de apoio à decisão, nomeadamente: (1) fase de estruturação, em que se verificou o recurso a técnicas de mapeamento cognitivo, seguindo a abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA) (Ackermann e Eden, 2011), visando a identificação dos critérios de base a inserir no sistema de avaliação, assim como a definição de descritores que permitiram operacionalizar o sistema de avaliação; (2) fase de avaliação, na qual se aplicaram os procedimentos da abordagem Measuring Attractiveness by a Categorical-Based Evaluation Technique (MACBETH) (Bana e Costa e Vansnick, 1995), no sentido de definir funções de valor e avaliar, local e globalmente, a performance das IES ao nível da transferência de conhecimento; e (3) fase de recomendações, na qual foram identificadas algumas limitações e formuladas recomendações de acordo com os resultados alcançados. RESULTADOS: Com o desenvolvimento da presente investigação, foi possível conceber e aplicar, em contexto real, um sistema multicritério de apoio à avaliação da transferência de conhecimento. Este sistema, para além de incorporar aspetos quantitativos e qualitativos, caracteriza-se pela sua simplicidade, flexibilidade e transparência de processos, tendo a capacidade de integrar, de forma objetiva e equilibrada, critérios intangíveis no processo de apoio à decisão. Apesar da sua natureza idiossincrática e orientada para o processo, os resultados revelam que o sistema desenvolvido é capaz de descriminar as alternativas avaliadas (i.e. IES), em função da sua performance global na transferência de conhecimento, bem como apoiar a formulação de recomendações de melhoria com base nas análises dos perfis locais das IES avaliadas. Reforçados pelas análises de sensibilidade e de robustez realizadas, os processos seguidos na conceção do sistema de avaliação desenvolvido revelam-se uma ferramenta útil e com grande potencial de replicabilidade no domínio da transferência de conhecimento. Tanto quanto foi possível apurar, o uso integrado de técnicas de mapeamento cognitivo com técnicas de área Multiple Criteria Decision Analysis (MCDA), apresenta-se como de uma abordagem inovadora no âmbito da avaliação da transferência de conhecimento nas IES. CONTRIBUIÇÃO/ORIGINALIDADE: Assumindo uma postura construtivista e orientada para o processo, a construção de um sistema de medição da avaliação da transferência de conhecimento, no âmbito da presente tese, vem colmatar a falta de instrumentos de medição-padrão, bem como a forma como os critérios de avaliação são selecionados e incorporados os mecanismos de avaliação no âmbito da transferência de conhecimento. Oferece também um contributo importante para ultrapassar as dificuldades sentidas pelos atuais modelos de avaliação, no que diz respeito à forma como são calculados os trade-offs (i.e. pesos e taxas de compensação) entre os critérios de avaliação. Tal contributo permite trazer novos conhecimentos para as áreas da gestão estratégica de IES, da transferência de conhecimento e da investigação operacional.
- Os interesses público e privado na decisão do gestor público: o caso da Universidade da Beira InteriorPublication . Neves, Maria Manuela Garcia dos Remédios Vaz Almeida Fontes; Ferreira, João José de MatosPartindo do princípio constitucional da prossecução do interesse público (artigo 268º da Constituição da República Portuguesa), o presente trabalho de investigação tem por objetivo saber de que forma o gestor público de uma Instituição de Ensino Superior (IES), na prossecução da missão da sua organização, pondera, na prática, os direitos e interesses privados, isto é, dos stakeholders da sua organização. Para ir ao encontro deste objetivo foram utilizados métodos quantitativos, através do software SPSS e métodos qualitativos, com apoio do software WebQDA, com o intuito de fazer a triangulação da perceção da gestão de topo com a perceção dos stakeholders internos (docentes, estudantes e funcionários), aferindo-se, por um lado, se o gestor da UBI, na tomada de decisão, envolve os stakeholders, ponderando os seus interesses através da promoção de mecanismos de Informação, Consulta e Participação e, por outro, saber até que ponto esses stakeholders percecionam a sua Informação, Consulta e Participação, para a tomada de decisão. O estudo conclui que, para além da estrutura legal para os órgãos das IES, proposta pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), aprovado pela Lei nº 62/2007, de 10 de Setembro, onde se prevê a representação dos stakeholders em análise, tanto a Universidade da Beira Interior como as suas Faculdades, em geral, têm trilhado um caminho de abertura e, tem vindo a implementar mecanismos de Informação, de Consulta e Participação sugeridos pelas auditorias de qualidade da EUA. Os resultados revelam que, embora o foco da sua gestão seja o grupo de stakeholders Estudantes, aqueles percecionam baixos níveis de participação na tomada de decisão e, na prática, o que acontece é que a gestão está focalizada nos Docentes. Em relação aos Funcionários constata-se que não sendo alvo de especiais medidas de Participação, para além do sistema de gestão de informação GDUBI, beneficiam das medidas implementadas para os outros grupos de stakeholders.