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45 B | Unknown | |||
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Authors
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Abstract(s)
Com o rápido crescimento do tráfego aéreo e com a cada vez mais tendência de inclusão
de aeronaves não tripuladas neste mesmo, uma das maiores preocupações das autoridades é
o problema de prevenção de colisões aéreas. Bastantes esforços têm vindo a ser feitos para
desenvolver um sistema que seja capaz de prevenir colisões aéreas em tempo real, no entanto,
na atualidade este tema é ainda matéria de estudo. Deste modo, pretende-se aqui contribuir
com um método sistemático para servir de suporte à resolução do problema de prevenção
de colisões. Assim, um Sistema Autónomo de Prevenção de Colisões (SAPC) aéreas global é
proposto no âmbito deste trabalho.
Com a preocupação de uma possível implementação real deste sistema, um método, o qual
se baseia em conceitos geométricos, foi desenvolvido bem como uma abordagem para gerar e
prever trajetórias em 4D de forma a controlar as colisões. Os métodos geométricos, utilizam
conceitos como o cone de colisão, os quais tendo em conta o posicionamento espacial das
aeronaves e suas respetivas velocidades permitem formular de forma intuitiva e generalizada
o problema, podendo-se identificar, a posteriori, o conjunto de soluções. Deste modo, foi
possível encontrar uma solução algorítmica para o problema global de prevenção de colisões
aéreas.
Devido à sua flexibilidade, o método desenvolvido poderá ser facilmente integrado num SAPC.
Por isso, foram discutidas duas arquiteturas genéricas de possíveis SAPCs e um método baseado
nas técnicas pseudo-espectrais para projetar trajetórias em 4D de forma a assegurar
um controlo global das colisões. As trajetórias em 4D, possibilitam que o sistema tenha um
comportamento preditivo em relação às colisões, tornando-o mais robusto e mais flexível.
Uma implementação computacional dos métodos propostos foi desenvolvida, para que fosse
possível verificar e analisar a performance computacional. As simulações em cenários extremos
revelaram que o método poderá servir de base a um sistema autónomo de prevenção de
colisões, pois é possível encontrar de forma eficiente a solução global do problema de colisões.
Description
Keywords
Tráfego aéreo - Prevenção de acidentes Sistema autónomo de prevenção de colisões - Método computacional