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Prevenção de colisões aéreas baseada no controlo preditivo pseudo-espectral

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências Físicaspt_PT
dc.contributor.advisorBousson, Kouamana
dc.contributor.authorMachado, Paulo
dc.date.accessioned2016-02-23T15:25:00Z
dc.date.available2016-02-23T15:25:00Z
dc.date.issued2014-06
dc.description.abstractCom o rápido crescimento do tráfego aéreo e com a cada vez mais tendência de inclusão de aeronaves não tripuladas neste mesmo, uma das maiores preocupações das autoridades é o problema de prevenção de colisões aéreas. Bastantes esforços têm vindo a ser feitos para desenvolver um sistema que seja capaz de prevenir colisões aéreas em tempo real, no entanto, na atualidade este tema é ainda matéria de estudo. Deste modo, pretende-se aqui contribuir com um método sistemático para servir de suporte à resolução do problema de prevenção de colisões. Assim, um Sistema Autónomo de Prevenção de Colisões (SAPC) aéreas global é proposto no âmbito deste trabalho. Com a preocupação de uma possível implementação real deste sistema, um método, o qual se baseia em conceitos geométricos, foi desenvolvido bem como uma abordagem para gerar e prever trajetórias em 4D de forma a controlar as colisões. Os métodos geométricos, utilizam conceitos como o cone de colisão, os quais tendo em conta o posicionamento espacial das aeronaves e suas respetivas velocidades permitem formular de forma intuitiva e generalizada o problema, podendo-se identificar, a posteriori, o conjunto de soluções. Deste modo, foi possível encontrar uma solução algorítmica para o problema global de prevenção de colisões aéreas. Devido à sua flexibilidade, o método desenvolvido poderá ser facilmente integrado num SAPC. Por isso, foram discutidas duas arquiteturas genéricas de possíveis SAPCs e um método baseado nas técnicas pseudo-espectrais para projetar trajetórias em 4D de forma a assegurar um controlo global das colisões. As trajetórias em 4D, possibilitam que o sistema tenha um comportamento preditivo em relação às colisões, tornando-o mais robusto e mais flexível. Uma implementação computacional dos métodos propostos foi desenvolvida, para que fosse possível verificar e analisar a performance computacional. As simulações em cenários extremos revelaram que o método poderá servir de base a um sistema autónomo de prevenção de colisões, pois é possível encontrar de forma eficiente a solução global do problema de colisões.pt_PT
dc.identifier.tid101381794
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/4031
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTráfego aéreo - Prevenção de acidentespt_PT
dc.subjectSistema autónomo de prevenção de colisões - Método computacionalpt_PT
dc.titlePrevenção de colisões aéreas baseada no controlo preditivo pseudo-espectralpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Engenharia Aeronáuticapt_PT

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