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Advisor(s)
Abstract(s)
No actual contexto de crescimento da economia digital, onde a Internet se tornou um meio privilegiado de informação e comunicação, com utilização massificada pelos
indivíduos de todos os quadrantes da sociedade, facilitando a participação das empresas e consumidores numa economia global, onde é possível explorar nichos de mercado e dispor de oferta personalizada para cada cliente, a estratégia futura dos bancos passa necessariamente pelo desenvolvimento dos serviços de Internet banking.
O objectivo desta investigação consiste em estudar o perfil dos empresários utilizadores
do Internet banking como forma de detectar novas oportunidades de negócio.
O presente trabalho de investigação é um estudo exploratório, que segue uma
metodologia quantitativa, utilizando como instrumento de investigação o questionário.
O questionário foi enviado a uma amostra de PME’s utilizadoras do serviço de Internet
banking, localizadas na Região Centro do país.
Da análise aos dados obtidos constatou-se que em comparação com os canais bancários
tradicionais, os serviços bancários por Internet têm estabelecido uma vantagem relativa sobretudo por permitir poupança de tempo (disponível 24 horas/dia), ter custos
inferiores e ser mais rápido/cómodo/eficaz. A sua facilidade de uso foi reconhecida por
todos os inquiridos, sendo determinantes, questões relativas às funcionalidades
disponíveis (84,4%) e segurança (72,5%) para incentivar o uso do serviço da banca
electrónica. Através da análise cluster verificou-se que as variáveis que mais
contribuem para separar os 2 grupos utilizadores do Internet banking são o volume de negócios e o número de trabalhadores, não havendo distinção de comportamentos por sector de actividade, dividindo-se a amostra em 2 cluster (Micro e Pequenas empresas, sempre com volume de negócios ≥50.000 €).
Os resultados da investigação permitem concluir que existe apetência da maioria dos
utilizadores do serviço de Internet banking para ser criado a figura de um gestor de
conta online o que exige o desenvolvimento da ferramenta CRM para o segmento empresas, podendo sugerir-se a criação de um serviço de arquivo digital para documentação que os clientes reconheçam valor.
Description
Keywords
Bancos - Utilização da internet Empresas - Internet banking
