Repository logo
 
Publication

Análise do perfil das empresas utilizadoras do internet banking

dc.contributor.advisorDuarte, Paulo Alexandre de Oliveira
dc.contributor.authorPortela, Sandra Maria Amaral Zeferino
dc.date.accessioned2015-02-03T14:53:15Z
dc.date.available2015-02-03T14:53:15Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.description.abstractNo actual contexto de crescimento da economia digital, onde a Internet se tornou um meio privilegiado de informação e comunicação, com utilização massificada pelos indivíduos de todos os quadrantes da sociedade, facilitando a participação das empresas e consumidores numa economia global, onde é possível explorar nichos de mercado e dispor de oferta personalizada para cada cliente, a estratégia futura dos bancos passa necessariamente pelo desenvolvimento dos serviços de Internet banking. O objectivo desta investigação consiste em estudar o perfil dos empresários utilizadores do Internet banking como forma de detectar novas oportunidades de negócio. O presente trabalho de investigação é um estudo exploratório, que segue uma metodologia quantitativa, utilizando como instrumento de investigação o questionário. O questionário foi enviado a uma amostra de PME’s utilizadoras do serviço de Internet banking, localizadas na Região Centro do país. Da análise aos dados obtidos constatou-se que em comparação com os canais bancários tradicionais, os serviços bancários por Internet têm estabelecido uma vantagem relativa sobretudo por permitir poupança de tempo (disponível 24 horas/dia), ter custos inferiores e ser mais rápido/cómodo/eficaz. A sua facilidade de uso foi reconhecida por todos os inquiridos, sendo determinantes, questões relativas às funcionalidades disponíveis (84,4%) e segurança (72,5%) para incentivar o uso do serviço da banca electrónica. Através da análise cluster verificou-se que as variáveis que mais contribuem para separar os 2 grupos utilizadores do Internet banking são o volume de negócios e o número de trabalhadores, não havendo distinção de comportamentos por sector de actividade, dividindo-se a amostra em 2 cluster (Micro e Pequenas empresas, sempre com volume de negócios ≥50.000 €). Os resultados da investigação permitem concluir que existe apetência da maioria dos utilizadores do serviço de Internet banking para ser criado a figura de um gestor de conta online o que exige o desenvolvimento da ferramenta CRM para o segmento empresas, podendo sugerir-se a criação de um serviço de arquivo digital para documentação que os clientes reconheçam valor.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2972
dc.language.isoporpor
dc.subjectBancos - Utilização da internetpor
dc.subjectEmpresas - Internet bankingpor
dc.titleAnálise do perfil das empresas utilizadoras do internet bankingpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Gestãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PERFIL_EMPRESAS_UTILIZ_IB.pdf
Size:
4.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: