Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Abstract | 70.76 KB | Adobe PDF | ||
Agradecimentos | 7.84 KB | Adobe PDF | ||
Bibliografia | 83.65 KB | Adobe PDF | ||
Capa | 78.09 KB | Adobe PDF | ||
Capa_interior | 82 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Cada vez é maior a preocupação dos construtores de veículos a motor pela segurança dos seus ocupantes. Se até há muito pouco tempo este tema era abordado apenas pelos construtores de veículos ligeiros ele começa agora a despontar o interesse dos
construtores de autocarros.
A segurança dos passageiros é determinante todavia não deve conduzir a espessuras
mais elevadas dos materiais para cumprir a legislação em vigor, sendo necessário
desenvolver estudos que visem optimizar as estruturas e/ou introduzir novos materiais.
Neste contexto este trabalho tem como principal objectivo melhorar a compreensão do
comportamento estático das diversas tipologias de estruturas tubulares passíveis de ser aplicadas à carroçaria dos autocarros. Foram também encontrados alguns valores para os factores de concentrações de tensões em função das várias geometrias tubulares
estudadas e sujeitas aos carregamentos: axial, flexão no plano e torção. Estes valores,
meramente indicativos, ilustram a magnitude das tensões críticas nas juntas. Efectuouse
também um estudo do efeito do comprimento dos perfis nos valores de tendo-se
observado que quanto maior for o comprimento do chord, para um valor constante do
brace, maior é o factor de concentração de tensões e que este não sofre qualquer
alteração com o valor do comprimento do brace. Finalmente efectuou-se um estudo
comparativo entre vários materiais de onde se verificou que a substituição do tradicional
St 37 por um aço de elevada resistência (Docol 1000) aumentava em 65.5% a
resistência mecânica da estrutura tubular.
Description
Keywords
Autocarro Carroçaria
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior