Publication
Estudo Comparativo da Motivação para a Prática da Educação Física em alunos do 4º e 6º Anos do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
dc.contributor.advisor | Martins, Júlio Manuel Cardoso | |
dc.contributor.author | Costa, Nuno Miguel Maçãs | |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T15:52:44Z | |
dc.date.available | 2018-08-28T15:52:44Z | |
dc.date.issued | 2015-11-17 | |
dc.date.submitted | 2015-10-5 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo apurar os motivos mais e menos importantes para a prática da Educação Física. Com os resultados apurados, realizou-se uma comparação entre os alunos do 4º e 6º ano do ensino básico, entre os géneros e entre as respostas dos alunos com as respostas que os professores julgam que estes deram. A amostra foi constituída por alunos de ambos os géneros, perfazendo um total de 100 crianças, sendo 50 de cada nível escolar. Foi também constituída uma amostra de 10 professores de Educação Física. Toda a amostra foi recolhida no Agrupamento de Escolas do Bonfim- Portalegre. No que concerne ao instrumento utilizado no estudo, foi Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD), versão traduzida por Serpa e Frias (1990), do Participation Motivation Questionnaire (PMQ) de Gill, Gross, e Huddleston (1983). Os resultados na análise descritiva revelaram que os motivos mais importantes para prática da Educação Física, eram “trabalhar em equipa”, “estar em boa condição física”, “fazer exercício”, “espirito de equipa” e “prazer e divertimento”. Em sentido oposto, os motivos menos relevantes, foram, “ganhar”, “ser conhecido”, “receber prémios”, “ter a sensação de ser importante” e “viajar”. Realizadas as análises comparativas, com base nas duas variáveis já descritas, verificou- se diferenças estatisticamente significativas em todas elas. No entanto, quando comparados pelo género, estas foram diminutas, apresentando-se apenas em 2 motivos. Por ultimo, no que concerne à comparação dos fatores, detetámos que em todos os resultados a “forma física” foi o mais importante., ao passo que o menos importante foi considerado o fator “estatuto”, apenas os professores elegeram as “emoções”. | por |
dc.description.abstract | This study aims to determine the most important and the less important reasons related to the practice of physical education. With the obtained results, it will be made a comparison between the students of the 4th and 6th year of primary education, between genders and also with the student results in comparison with the results that teachers think they have. The sample was consisted by students of both genders, making a total of 100 children, 50 of each school level. It was also constituted a sample of 10 teachers of Physical Education. The entire sample was collected in Agrupamento de Escolas do Bonfim- in Portalegre. The material that was used in the study was Motivation Questionnaire for Sports Activities (QMAD), version translated by Serpa and Frias (1990) of the Participation Motivation Questionnaire (PMQ) by Gill, Gross and Huddleston (1983). The results in the descriptive analysis revealed that the most important reasons for the practice of physical education were: "teamwork", "be in a good physical condition", "do exercise", "team spirit" and "pleasure and fun." Conversely, the less important reasons were: "win", "be known", "receive awards", "have the feeling of being someone important" and "travel". After comparing all the analyses on the basis of the two variables previously described, statistically significant differences were found in both. However, when compared by gender, these were small, presented only on two aspects. Finally, as regards the comparison of the factors detected that in all the results the " physical form " was the most important., While the least was considered the factor "status", only teachers elected "emotions" . | eng |
dc.identifier.tid | 201647036 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/5814 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Motivação e Educação Física | por |
dc.title | Estudo Comparativo da Motivação para a Prática da Educação Física em alunos do 4º e 6º Anos do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundário | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1