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Abstract(s)
O burnout 1 é um processo caracterizado pela exaustão emocional, sentimentos de não realização pessoal e despersonalização.
Dada a elevada incidência desta síndroma na classe docente e a importância crescente das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como metodologia de ensino-aprendizagem, entendeu-se ser pertinente reflectir sobre estes temas.
Este estudo tem como objectivos avaliar a incidência de burnout e Atitudes em relação ao uso de novas tecnologias, assim como analisar a sua relação com variáveis de natureza demográfica e pessoal/laboral em professores que leccionam o 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário em escolas do concelho da Covilhã. Pretende-se, também, analisar a relação entre burnout e o uso das TIC na escola.
Participaram no estudo 123 professores que responderam a três questionários: (1) questionário sócio-demográfico, (2) Maslach Burnout Inventory- educators survey (Maslach, Jackson & Leiter, 1996, traduzida e adaptada por Marques Pinto, 2000), para avaliação do burnout e (3) Questionário de Atitudes face às Novas Tecnologias – ANT/25 (Marin, Zornoza, Marti, Prieto & Peiró, 1990), adaptada para a População Portuguesa por Carochinho, (1999) para medir as atitudes face ao uso das TIC.
Os resultados obtidos sugerem que, de um modo geral, os professores da amostra têm um nível alto de burnout, uma atitude favorável face ao uso das TIC no contexto educativo, e que a utilização das TIC no ensino pode ser um factor protector de burnout para a classe docente.
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Keywords
Síndrome de Burnout Tecnologias de informação e comunicação