Repository logo
 
Publication

Estudo sobre Burnout e atitudes em relação ao uso de novas tecnologias em docentes do 2º e 3º ciclos e ensino secundário de escolas do concelho da Covilhã

dc.contributor.advisorAfonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins
dc.contributor.authorAlexandre, Maria do Céu Curado Fernandes Moreira da Cruz
dc.date.accessioned2014-11-03T16:44:09Z
dc.date.available2014-11-03T16:44:09Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.description.abstractO burnout 1 é um processo caracterizado pela exaustão emocional, sentimentos de não realização pessoal e despersonalização. Dada a elevada incidência desta síndroma na classe docente e a importância crescente das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como metodologia de ensino-aprendizagem, entendeu-se ser pertinente reflectir sobre estes temas. Este estudo tem como objectivos avaliar a incidência de burnout e Atitudes em relação ao uso de novas tecnologias, assim como analisar a sua relação com variáveis de natureza demográfica e pessoal/laboral em professores que leccionam o 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário em escolas do concelho da Covilhã. Pretende-se, também, analisar a relação entre burnout e o uso das TIC na escola. Participaram no estudo 123 professores que responderam a três questionários: (1) questionário sócio-demográfico, (2) Maslach Burnout Inventory- educators survey (Maslach, Jackson & Leiter, 1996, traduzida e adaptada por Marques Pinto, 2000), para avaliação do burnout e (3) Questionário de Atitudes face às Novas Tecnologias – ANT/25 (Marin, Zornoza, Marti, Prieto & Peiró, 1990), adaptada para a População Portuguesa por Carochinho, (1999) para medir as atitudes face ao uso das TIC. Os resultados obtidos sugerem que, de um modo geral, os professores da amostra têm um nível alto de burnout, uma atitude favorável face ao uso das TIC no contexto educativo, e que a utilização das TIC no ensino pode ser um factor protector de burnout para a classe docente.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2548
dc.language.isoporpor
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.titleEstudo sobre Burnout e atitudes em relação ao uso de novas tecnologias em docentes do 2º e 3º ciclos e ensino secundário de escolas do concelho da Covilhãpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineSupervisão Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Supervisão Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Maria Alexandre.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: