Repository logo
 
Publication

Educação especial: Quando qualidade quer dizer inclusão - Estudo de caso num agrupamento de escolas

dc.contributor.authorBrigas, Joaquim
dc.contributor.authorBranco, Maria Luísa
dc.date.accessioned2019-10-25T10:17:58Z
dc.date.available2019-10-25T10:17:58Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA investigação tem como objetivo perceber como se faz o atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais e apurar a qualidade do serviço prestado. Importa apurar se o serviço prestado promove uma verdadeira inclusão ou se as práticas escolares levam exclusão dos alunos. Emerge, assim, a questão geral que orienta a investigação: serão os modelos de atendimento em educação especial promotores de inclusão? É necessário, então, perceber a organização, o planeamento, as práticas e a avaliação dos processos no âmbito da educação especial para aferir da qualidade do serviço prestado. Para responder à questão será adotado um estudo de caso de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas e análise documental, estudando cinco alunos com currículo específico individual que são atendidos num mesmo agrupamento de escolas. Com base neste estudo pretende-se contribuir para a construção de um dispositivo que possa aferir a qualidade do serviço prestado no âmbito da educação especial.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of the research is to understand how the students with special educational needs are served and to ascertain the quality of the service provided. It is important to ascertain whether the service provided promotes true inclusion or whether school practices lead to exclusion of students. Therefore, the general question that guides the research is: how are models of care in special education promoting inclusion? It is then necessary to understand the organization, planning, practices and evaluation of processes in the field of special education to gauge the quality of the service provided. To answer the posed question a case study of qualitative nature will be adopted, using interviews and document analysis, and focusing on five students with individual specific curriculum that are attended in a same school cluster. Based on this study we intend to contribute to the construction of a device that can measure the quality of the service provided in the field of special education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7391
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectEquidadept_PT
dc.subjectExclusãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titleEducação especial: Quando qualidade quer dizer inclusão - Estudo de caso num agrupamento de escolaspt_PT
dc.title.alternativeSpecial Education: When quality means inclusion - A case study in a school clusterpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage90pt_PT
oaire.citation.startPage85pt_PT
oaire.citation.titleII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educaçãopt_PT
person.familyNameBrigas
person.familyNameBranco
person.givenNameJoaquim
person.givenNameMaria Luísa
person.identifier.ciencia-id0618-E34D-28C3
person.identifier.ciencia-id7613-8CD9-4712
person.identifier.orcid0000-0002-3938-0843
person.identifier.orcid0000-0002-8589-1310
person.identifier.scopus-author-id36647303400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationac9d8ec6-ae91-4c5d-b5c6-f7ad3362ffe8
relation.isAuthorOfPublicationa838a809-774a-4937-bbbd-7e6a6c56907f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya838a809-774a-4937-bbbd-7e6a6c56907f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ComAtas_IIENJIE_17.pdf
Size:
220.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: