Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6343_13739.pdf1004 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O DSM-5 refere que a Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta entre 5 a 10% da população, sendo que tal perturbação acompanha todo o ciclo vital e tem impacto a diversos níveis. O estudo aqui apresentado tem como objetivo compreender como é que esta perturbação afeta os níveis de autoconceito e de ansiedade fóbica. A amostra é de N=50 (fem.= 35; masc.=15) dos quais 25 (50%) são portadores de PAE-DL e 25 (50%) não portadores, sendo que no grupo com PAE-DL, as idades variam entre um mínimo de 22 anos e um máximo de 60, com uma média de idades de 33.04 anos. Já no que diz respeito ao grupo sem PAE-DL, as idades oscilam entre os 19 e os 53 anos com uma média de 31.56 anos. Os resultados indicam que os participantes com PAE-DL têm valores mais baixos de autoconceito total, aceitação/rejeição, autoeficácia e maturidade psicológica mas nenhum destes resultados é estatisticamente significativo. Contudo, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais baixos no fator Impulsividade/Atividade e as diferenças são estatisticamente significativas. Também no que diz respeito à ansiedade fóbica, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais elevados do que os participantes sem PAE-DL e os mesmos são estatisticamente significativos.
DSM-5 refers that Specific Learning Disability with Reading Deficit afects between 5 to 10% of the population, affecting life at several levels throughout all of the life cicle. This study has the goal to understand how this disorder affects the self-concept and phobic anxiety levels. The sample of N=50 (female =35; male =15), with 50% Specific Learning Disability with Reading Deficit participants. As for age ranges, the Specific Learning Disability with Reading Deficit participants aged between 22 and 60 years-old, average 33,04. In the group that doesn’t suffer from this disorder, the age is between 19 and 53, average 31.56. Results indicate that participants with Specific Learning Disability with Reading Deficit have lower values of total self-concept, acceptance/rejection, self-efficiency and psychological maturity, but none of these results are statistically significant. As for the phobic anxiety, the participants with Specific Learning Disability with Reading Deficit presented higher values than the ones without the disorder. In this case, the results are statistically significant.

Description

Keywords

Ansiedade Fóbica Autoconceito Dislexia Em Adultos Perturbação da Aprendizagem Especifica Com Défice da Leitura (Pae-Dl)

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue