Repository logo
 
Publication

Impacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceito

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.advisorMaia, Luís Alberto Coelho Rebelo
dc.contributor.advisorRodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
dc.contributor.authorNatálio, Ana Isabel da Silva
dc.date.accessioned2020-03-05T17:09:51Z
dc.date.available2020-03-05T17:09:51Z
dc.date.issued2018-07-11
dc.date.submitted2018-06-19
dc.description.abstractO DSM-5 refere que a Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta entre 5 a 10% da população, sendo que tal perturbação acompanha todo o ciclo vital e tem impacto a diversos níveis. O estudo aqui apresentado tem como objetivo compreender como é que esta perturbação afeta os níveis de autoconceito e de ansiedade fóbica. A amostra é de N=50 (fem.= 35; masc.=15) dos quais 25 (50%) são portadores de PAE-DL e 25 (50%) não portadores, sendo que no grupo com PAE-DL, as idades variam entre um mínimo de 22 anos e um máximo de 60, com uma média de idades de 33.04 anos. Já no que diz respeito ao grupo sem PAE-DL, as idades oscilam entre os 19 e os 53 anos com uma média de 31.56 anos. Os resultados indicam que os participantes com PAE-DL têm valores mais baixos de autoconceito total, aceitação/rejeição, autoeficácia e maturidade psicológica mas nenhum destes resultados é estatisticamente significativo. Contudo, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais baixos no fator Impulsividade/Atividade e as diferenças são estatisticamente significativas. Também no que diz respeito à ansiedade fóbica, os participantes com PAE-DL apresentam valores mais elevados do que os participantes sem PAE-DL e os mesmos são estatisticamente significativos.por
dc.description.abstractDSM-5 refers that Specific Learning Disability with Reading Deficit afects between 5 to 10% of the population, affecting life at several levels throughout all of the life cicle. This study has the goal to understand how this disorder affects the self-concept and phobic anxiety levels. The sample of N=50 (female =35; male =15), with 50% Specific Learning Disability with Reading Deficit participants. As for age ranges, the Specific Learning Disability with Reading Deficit participants aged between 22 and 60 years-old, average 33,04. In the group that doesn’t suffer from this disorder, the age is between 19 and 53, average 31.56. Results indicate that participants with Specific Learning Disability with Reading Deficit have lower values of total self-concept, acceptance/rejection, self-efficiency and psychological maturity, but none of these results are statistically significant. As for the phobic anxiety, the participants with Specific Learning Disability with Reading Deficit presented higher values than the ones without the disorder. In this case, the results are statistically significant.eng
dc.identifier.tid202357201
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9782
dc.language.isoporpor
dc.subjectAnsiedade Fóbicapor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectDislexia Em Adultospor
dc.subjectPerturbação da Aprendizagem Especifica Com Défice da Leitura (Pae-Dl)por
dc.titleImpacto da Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice de Leitura (PAE-DL) nos Níveis de Ansiedade Fóbica e Autoconceitopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
6343_13739.pdf
Size:
1004 KB
Format:
Adobe Portable Document Format