Repository logo
 
Publication

Força em Jovens de 3º Ciclo: Efeitos de Diferentes Volumes de Treino e Destreino

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desporto
dc.contributor.advisorAlves, Ana Sofia Ruivo
dc.contributor.authorDias, João Nuno Duarte
dc.date.accessioned2025-11-14T10:15:16Z
dc.date.available2025-11-14T10:15:16Z
dc.date.issued2025-07-24
dc.date.submitted2025-06-27
dc.description.abstractO relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo de 2024/2025 e desenvolvido na Escola Básica de São Domingos, escola sede do Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve. O estágio pedagógico constituiu uma etapa determinante no processo de formação profissional, proporcionando aprendizagens significativas e a aquisição de conhecimentos essenciais à prática docente no âmbito da Educação Física. Este percurso permitiu o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências fundamentais para uma intervenção pedagógica mais eficaz, orientada para a melhoria da qualidade da instrução e da aprendizagem dos alunos. Ao longo do presente trabalho, são apresentados elementos que caracterizam o ambiente escolar e evidenciado o papel central do professor na promoção do sucesso educativo e no desenvolvimento global dos alunos. O primeiro capítulo resume todo o trabalho realizado ao longo deste ano letivo. Inclui-se a contextualização da escola, a apresentação do grupo de Educação Física, a planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, as atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e considerações finais. No segundo capítulo, designado de Investigação e Inovação Pedagógica, teve como objetivo analisar os efeitos de diferentes volumes de treino e destreino de um programa de força em alunos do 3º Ciclo.por
dc.description.abstractThe internship report was made regarding the Master’s degree in Physical Education in Primary, Middle and High School. The internship was completed in the Academic Year 2024/2025, at the São Domingos Primary School, headquarters school of the A Lã e a Neve School Group. The pedagogical internship was a decisive stage in the professional training process, providing significant learning and the acquisition of essential knowledge for teaching practice in the field of Physical Education. It has enabled me to develop and perfect the skills that are essential for more effective pedagogical intervention, geared towards improving the quality of instruction and student learning. Throughout this work, elements that characterise the school environment are presented and the central role of the teacher in promoting educational success and the overall development of students is highlighted. The first chapter summarizes the work conducted throughout this Academic Year. It includes the contextualization of school, the introduction of the Physical Education group, the class planning in the different educational stages, the activities carried out, the Desporto Escolar and several other final considerations. In the second chapter, Research and Pedagogical Innovation, aimed to analyze the effects of different volumes of training and detraining of a strength programme on 3rd cycle students.eng
dc.identifier.tid204043980
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19234
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectDestreinopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectForçapor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectVolumepor
dc.titleForça em Jovens de 3º Ciclo: Efeitos de Diferentes Volumes de Treino e Destreinopor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógico Escola Básica de São Domingospor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
11363_28410.pdf
Size:
2.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format