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Parceria Escola-Família

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.contributor.advisorBranco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
dc.contributor.authorRocha, Ildo José
dc.date.accessioned2018-07-27T15:43:22Z
dc.date.available2018-07-27T15:43:22Z
dc.date.issued2014-7-21
dc.date.submitted2014-6-17
dc.description.abstractO presente estudo tem por objectivo analisar o envolvimento parental na Escola S.J.B. tal como ele é percepcionado por professores e pais. Com base na tipologia de Epstein (1992, 1993), procuramos resposta à pergunta de partida «como pode ser potenciado o envolvimento parental na Escola Secundária Jorge Barbosa?» com propósito de conhecer (1) a realidade do envolvimento parental na escola tal como ele é percep-cionado por professores e por pais, (2) os factores que afectam a participação dos pais na vida escolar e (3) a forma como o envolvimento parental está associado ao ajustamento emocional e académico. Adoptamos o estudo de caso, tendo em conta que este corresponde, segundo Yin (1994), a uma investigação empírica que investiga o fenómeno contemporâneo dentro do contex-to da vida real. Os resultados obtidos confirmam as conclusões de Swap (1990) e de Diogo (1998) em que des-tacam a tradicional separação entre a escola e família, a tradicional culpabilização entre a família e a escola, a persistência das estruturas organizativas dos estabelecimentos de ensino e os facto-res socioeconómicos como obstáculos no envolvimento parental.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the parental involvement in school S.J.B. focusing on how it is per-ceived by teachers and parents. Based upon the typology of Epstein, we are trying to answer the question: ' how can parental involvement be increased in the secondary school JB ? ' aiming to understand (1) the reality of parental involvement at school as it is perceived by teachers and parents, (2) the factors affecting the participation of parents in school life and (3) how parental involvement is associated with the emotional and academic adjustment of students. We made a Case Study, taking into account that this corresponds to empirical research that deals with a contemporary phenomenon within the context of real life. The results obtained highlight the traditional separation and defiance between school and family and identify the organizational structures of educational establishments and the socio-economic factors as obstacles in parental involvement.eng
dc.identifier.tid201637928
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5498
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEnvolvimento Parentalpor
dc.subjectParceriapor
dc.subjectTipologia de Epsteinpor
dc.titleParceria Escola-Famíliapor
dc.title.alternativeA problemática da relação escola/famíliapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Supervisão Pedagógicapor

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