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Authors
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Abstract(s)
O envelhecimento da população é um fenómeno global e uma das mais importantes
alterações demográficas da história da humanidade, tal é a velocidade com que a
população está a envelhecer. As previsões apontam que em 2050 haverá em todo o mundo
um maior número de pessoas com mais de 60 anos, do que com idades inferior a 15 anos.
Esta tendência é também observada em Portugal. Estas alterações demográficas relevam a importância do segmento sénior para os mercados, pelo que a compreensão dos efeitos do envelhecimento, de como os indivíduos se adaptam para manter a sua independência funcional, da definição de estratégias que propiciem essa mesma independência e da resposta aos seus desejos, torna-se necessária. O envelhecimento é um processo complexo, heterogéneo e individual, que provoca
alterações no ser humano na sua componente física, psicológica e social. Estas
modificações influenciam o comportamento de compra e o processo de decisão dos
indivíduos, sendo motivo de interesse para o Marketing.
Este estudo tem como objectivo a análise a população idosa, nomeadamente a influência
da idade na Qualidade de vida e no comportamento de consumo, bem como a relação entre Qualidade de Vida e o Comportamento de Consumo.
A amostra de 150 indivíduos, divididos em dois grupos 45-64 anos e 65+ anos, foi sujeita a um inquérito por questionário com duas escalas de análise: a Escala de Qualidade WHOQOLBREF validada para a população Portuguesa e a Escala de Comportamento de Consumo (EBBT). Paralelamente foram levantados dados sociodemográficos e aspetos relacionados
com a saúde global dos inquiridos.
O estudo revelou a influência da idade biológica no domínio físico da escala de qualidade de vida, não se identificando a influência da idade biológica na escala EBBT, nem qualquer tipo de relação estatística dos resultados obtidos entre as dimensões da escala WHOQOLBREF e as dimensões da escala EBBT.
Description
Keywords
Marketing - Comportamento de consumo Envelhecimento - Comportamento de consumo
