Repository logo
 
Publication

O efeito do envelhecimento na qualidade de vida e no comportamento de consumo

dc.contributor.advisorPaço, Arminda Maria Finisterra do
dc.contributor.authorFerrão, João Tiago
dc.date.accessioned2015-02-26T14:51:01Z
dc.date.available2015-02-26T14:51:01Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012-10
dc.description.abstractO envelhecimento da população é um fenómeno global e uma das mais importantes alterações demográficas da história da humanidade, tal é a velocidade com que a população está a envelhecer. As previsões apontam que em 2050 haverá em todo o mundo um maior número de pessoas com mais de 60 anos, do que com idades inferior a 15 anos. Esta tendência é também observada em Portugal. Estas alterações demográficas relevam a importância do segmento sénior para os mercados, pelo que a compreensão dos efeitos do envelhecimento, de como os indivíduos se adaptam para manter a sua independência funcional, da definição de estratégias que propiciem essa mesma independência e da resposta aos seus desejos, torna-se necessária. O envelhecimento é um processo complexo, heterogéneo e individual, que provoca alterações no ser humano na sua componente física, psicológica e social. Estas modificações influenciam o comportamento de compra e o processo de decisão dos indivíduos, sendo motivo de interesse para o Marketing. Este estudo tem como objectivo a análise a população idosa, nomeadamente a influência da idade na Qualidade de vida e no comportamento de consumo, bem como a relação entre Qualidade de Vida e o Comportamento de Consumo. A amostra de 150 indivíduos, divididos em dois grupos 45-64 anos e 65+ anos, foi sujeita a um inquérito por questionário com duas escalas de análise: a Escala de Qualidade WHOQOLBREF validada para a população Portuguesa e a Escala de Comportamento de Consumo (EBBT). Paralelamente foram levantados dados sociodemográficos e aspetos relacionados com a saúde global dos inquiridos. O estudo revelou a influência da idade biológica no domínio físico da escala de qualidade de vida, não se identificando a influência da idade biológica na escala EBBT, nem qualquer tipo de relação estatística dos resultados obtidos entre as dimensões da escala WHOQOLBREF e as dimensões da escala EBBT.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3105
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarketing - Comportamento de consumopor
dc.subjectEnvelhecimento - Comportamento de consumopor
dc.titleO efeito do envelhecimento na qualidade de vida e no comportamento de consumopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Mestrado Final.2.pdf
Size:
519.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Mestrado Final.pdf
Size:
63.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: