Repository logo
 
Publication

A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional

dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.advisorBranco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
dc.contributor.authorGama, Natalina Maria Marques Cravo
dc.date.accessioned2014-11-12T12:32:02Z
dc.date.available2014-11-12T12:32:02Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio.por
dc.description.abstractThe in-service teachers training today, is a key to the development of any educational system. The very characteristics of society have created new demands in the domains of “knowing”, “know how” and especially “how to do” of the education professionals. In this context, in this study we intend to know how and in which way, in-school teachers training, fosters development of the teaching profession that combines the personal, professional and organizational needs. Regarding that objective, we developed a qualitative study, in a group of public schools, using semi structured interviews and covering teachers hierarchically organized from the top (management ), through middle management, to the base (teachers without assigned charges). The conclusions of the study are the fact that the teachers agree that school-centered training is an important factor of personal, professional and organizational development, however they admit that the implementation of this training model implies several limitations and constraints; they recognize that educational policies, in particular those pertaining the inservice teachers training is one of the main constraints to the implementation of this training model; they saw a need for profound changes in the future in this area.
dc.identifier.tid201276941
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2613
dc.language.isoporpor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpor
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.titleA formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineSupervisão Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Natalina Gama.pdf
Size:
1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: