Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

PrevalĂȘncia dos erros na escrita: contributos para a sua pedagogia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
tese_final_Manuela Carrola.pdf7.63 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Entrar no Ciclo da Escrita pode ser mais complexo do que se imagina, sendo um dos assuntos que mais preocupa os pais das crianças que ingressam para o 1Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. Finalmente, a criança vai poder aprender a decifrar todas as palavras que vĂȘ diariamente, o que pode ser para algumas crianças motivo de ansiedade. Com este trabalho, pretendeu-se analisar e reflectir sobre os mecanismos que envolvem a apreensĂŁo e compreensĂŁo da escrita, primeiro no que respeita Ă  identificação dos grafemas que compĂ”e o nosso alfabeto e segundo, nos aspectos ortogrĂĄficos e gramaticais. VerificĂĄmos que Ă  medida que o aluno progride na sua aprendizagem, o erro ortogrĂĄfico vai surgindo e este deve ser visto nĂŁo como motivo de sanção, mas como indicador da evolução da capacidade de elaboração escrita do aluno. Compete ao professor analisar e perceber quais sĂŁo as causas que levam os alunos a cometĂȘ-los e a adoptar estratĂ©gias diferenciadas na sala de aula para a sua superação. Num trabalho desenvolvido na sala de aula, pretendemos validar se existe progressĂŁo ou nĂŁo ao nĂ­vel do erro ortogrĂĄfico. Para o efeito, seleccionĂĄmos uma amostra, composta por alunos do 2Âș, 3Âș e 4Âșanos de escolaridade. ApĂłs interpretação dos dados, concluĂ­mos que os alunos, consoante o ano de escolaridade em que se encontram, tĂȘm maiores probabilidades de corrigir o erro Ă  medida que vĂŁo progredindo de ano.
Rentrer dans le cycle de lÂŽĂ©criture peut ĂȘtre plus difficile quÂŽon imagine et cÂŽest un des aspects qui prĂ©occupe le plus les parents des enfants qui commencent lÂŽĂ©cole primaire. LÂŽenfant va pouvoir finalement apprendre Ă  dĂ©chiffrer tous les mots quÂŽil voit tous les jours et, pour certains, ceci peut ĂȘtre vĂ©cue avec une certaine inquiĂ©tude. Avec ce travail, nous avons cherchĂ© Ă  analyser et Ă  rĂ©flĂ©chir sur les mĂ©canismes qui impliquent la saisie et la comprĂ©hension de l'Ă©criture, premiĂšrement en ce qui concerne lÂŽidentification des graphĂšmes, qui composent notre alphabet, et deuxiĂšmement les aspects orthographiques e grammaticaux. Nous avons constatĂ© qu’au fur et Ă  mesure que lÂŽĂ©lĂšve progresse dans son apprentissage, la faute d’orthographe surgit et celle-ci doit ĂȘtre vu non comme un motif de sanction, mais comme un indicateur de lÂŽĂ©volution de la capacitĂ© de lÂŽĂ©laboration Ă©crite de lÂŽĂ©lĂšve. L'enseignant a comme fonction d’analyser et de comprendre quelles sont les causes qui conduisent les Ă©lĂšves Ă  les faire et adopter des stratĂ©gies diffĂ©rentes dans la classe pour les surmonter. À partir dÂŽun travail effectuĂ© en salle de classe, nous avons prĂ©tendu valider, si oui ou non, il y a une progression au niveau des fautes d'orthographes. Pour cela, nous avons sĂ©lectionnĂ© un Ă©chantillon dÂŽĂ©lĂšves composĂ© par ceux qui frĂ©quentent les trois derniĂšres annĂ©es de l’école primaire. AprĂšs lÂŽinterprĂ©tations des donnĂ©es, nous avons conclu que ceuxci, selon leurs nivaux scolaires, ont de meilleures chances de corriger leurs erreurs au fur et Ă  mesure quÂŽils progressent dans leur scolaritĂ©.

Description

Keywords

Ciclo da escrita Papel da escola

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License