Repository logo
 
Publication

Estudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas crianças

dc.contributor.advisorDuarte, Paulo Alexandre de Oliveira
dc.contributor.authorJana, Daniel Fernando Marques Lopes
dc.date.accessioned2015-02-26T14:39:49Z
dc.date.available2015-02-26T14:39:49Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012-10
dc.description.abstractO comportamento do consumidor nomeadamente no público infantil ganha cada vez maior importância para os clubes desportivos ao longo dos tempos, pois tem características muito próprias e ao ser usado da melhor maneira faz com que os clubes angariem, retenham e fidelizem mais adeptos. Assim partindo da temática relacionada com o comportamento do consumidor infantil, esta investigação teve com objectivo principal estudar os processos de criação da preferência dos clubes desportivos nas crianças. Para isso, partindo das questões de investigação geradas pela revisão de literatura, realizou-se um estudo que contemplou indivíduos que possuem preferências clubísticas, com base em inquéritos por questionário. Os resultados mostram como é essencial para os clubes desportivos portugueses, perceber quais os processos que levam as crianças a desenvolverem preferências clubísticas, dando respostas que permitem perceber quem são os seus principais influenciadores e qual o seu papel, em que fase do ciclo de vida é formada esta preferência e a relação dos aspectos demográficos como região, sexo, classe social, assim como factores a ter em conta nas preferências clubísticas. Mostram ainda que relativamente á evolução da sociedade e às mudanças que esta origina, os clubes desportivos portugueses beneficiarão se estiverem atentos e preparados para alterações na forma de comunicar e de criar valor para satisfazerem e cativarem potenciais adeptos. Espera-se que os resultados deste estudo vão de encontro ao objectivos proposto que consiste em estudar os processos de criação de preferências dos clubes desportivos nas crianças, visualizando também o futuro dos clubes portugueses no que diz respeito a importantes evoluções, nomeadamente, progressos sociais, culturais e também tecnológicos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3104
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarketing - Comportamento do consumidorpor
dc.subjectMarketing - Clubes desportivospor
dc.titleEstudo de mecanismos de criação da preferência pelos clubes desportivos nas criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE - Daniel Jana.pdf
Size:
648.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: