Repository logo
 
Publication

Efeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorFerraz, Ricardo Manuel Pires
dc.contributor.authorPacheco, Inês Daniela Brochado
dc.date.accessioned2023-11-15T11:36:05Z
dc.date.available2023-11-15T11:36:05Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.date.submitted2023-06-30
dc.description.abstractO presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular do Estágio Pedagógico, inserido no 2º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2022/2023. O seguinte Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois capítulos e pretende descrever as aprendizagens e vivências ocorridas nesse período de tempo. O primeiro, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, discorre, detalhadamente, sobre a atuação na instituição de ensino, o desporto escolar, a assessoria à direção de turma, a participação na escola e integração na comunidade escolar. O segundo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, diz respeito a um trabalho de investigação onde se procurou investigar os efeitos da lecionação de uma unidade didática a partir de duas abordagens metodológicas distintas: uma com prevalência na exercitação técnica, e outra com prevalência na exercitação contextualizada de situações de jogo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a exercitação prevalente de situações de jogo contextualizadas, levou a resultados significativamente positivos nas variáveis de desempenho em comparação com abordagem com prevalência na exercitação técnica descontextualizada.por
dc.description.abstractThis report was prepared within the scope of the curricular unit of the Pedagogical Internship, part of the 2nd cycle of studies, aiming to obtain a Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Beira Interior. The supervised teaching practice took place at Escola Secundária Frei Heitor Pinto, in the academic year 2022/2023. The following Internship Report is divided into two chapters and intends to describe the learning and experiences that occurred during this period of time. The first chapter, ''Pedagogical Intervention'', discusses, in detail, the performance in the educational institution, school sports, the work carried out at the level of Class Head-teaching assistance, participation in the school and integration in the school community. The second chapter, ''Research and Pedagogical Innovation'', focuses on the exposition of the developed research project, where, in this case, it was debated with the analysis of the impact of two antagonistic methodological approaches, during a Basketball didactic unit, using an essentially analytical approach in comparison with another one based on the exercise of contextualized tasks in a game situation. The results obtained allowed us to conclude that the prevalent exercise of contextualized game situations led to significantly positive results in the performance variables, in comparison with the approach with prevalence in the decontextualized technical exercise.eng
dc.identifier.tid203386590
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13661
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAbordagens Antagónicaspor
dc.subjectBasquetebolpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.titleEfeitos da Lecionação de uma Unidade Didática a partir de Duas Abordagens Metodológicas Distintaspor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pintopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9906_21723.pdf
Size:
14.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format