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| Tese | 2.96 MB | Adobe PDF | ||
| Anexo | 4.41 MB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
Esta investigação, subordinada ao tema O Impacto do Processo de RVCC na Proficiência Linguística em Prosa. Das Competências Linguísticas às Aplicações Didáticas, centra-se nos contributos do processo de RVCC para a proficiência linguística dos adultos que, precocemente, abandonaram o sistema regular de ensino e, num determinado momento das suas vidas, regressaram ao sistema formativo, a fim de certificarem as competências adquiridas em contextos diversos. Consideramos este estudo pertinente, na medida em que poderemos contribuir com outras perspetivas, ao sublinharmos a importância que a aprendizagem ao longo da vida deve ter nos adultos, para a alteração e fomento de competências, perspetivas e realidades pessoais e profissionais.
Partindo de uma investigação teórica, onde tentámos resumir toda a literatura, legislação e medidas que suportam esta política educativa, pretendemos compreender os efeitos que o processo de RVCC tem na vida pessoal e profissional dos adultos certificados, em termos de literacia e de proficiência linguística.
Esta investigação assenta em dois polos distintos: por um lado, pretende-se fazer uma reflexão acerca da importância do processo de RVCC e dos seus contributos na vida pessoal e profissional dos indivíduos e, por outro, reflete-se acerca dos hábitos de leitura e de escrita, desses mesmos adultos, antes e após o processo. As metodologias que suportam este estudo teórico ancoram-se numa abordagem quantitativa de inquérito por questionário. Dividimos a parte empírica em dois estudos: no primeiro, pretendemos caracterizar, a nível sociodemográfico, a população selecionada, os seus hábitos de escrita e de leitura, a literacia familiar, a alteração de costumes; o segundo estudo centra-se na medição dos níveis de literacia dos adultos, antes de frequentarem o processo de RVCC e, após a certificação, quais os hábitos que alteraram e quais os progressos linguísticos que manifestaram.
Das quatro hipóteses de investigação definidas e testadas, todas elas foram validadas, permitindo-nos concluir, no âmbito da amostra estudada, que os adultos que apresentam maior motivação e hábitos de leitura e de escrita, no início do processo de RVCC, são aqueles que mais pretendem continuar a aperfeiçoar estes hábitos, aumentando, assim, a proficiência linguística.
Os resultados obtidos, a partir deste estudo, permitiu-nos validar o impacto significativo que o processo de RVCC tem na vida dos adultos. Ele contribuiu para uma alteração de hábitos de leitura e de escrita e, consequentemente, dotou-os de competências em termos pessoais, profissionais e sociais, que não revelavam possuir aquando do início do processo.
PALAVRAS-CHAVE: Processo de RVCC; Proficiência Linguística; Literacia; Leitura; Escrita
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Keywords
Reconhecimento, validação e certificação de competências Competências linguísticas Hábitos de leitura Proficiência linguística
Pedagogical Context
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Publisher
Universidade da Beira Interior
