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O impacto do processo de RVCC na proficiência linguística em prosa: das competências linguísticas às aplicações didáticas

dc.contributor.authorMatias, Anabela Morgado Pereira
dc.date.accessioned2014-06-11T13:10:55Z
dc.date.available2014-06-11T13:10:55Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractEsta investigação, subordinada ao tema O Impacto do Processo de RVCC na Proficiência Linguística em Prosa. Das Competências Linguísticas às Aplicações Didáticas, centra-se nos contributos do processo de RVCC para a proficiência linguística dos adultos que, precocemente, abandonaram o sistema regular de ensino e, num determinado momento das suas vidas, regressaram ao sistema formativo, a fim de certificarem as competências adquiridas em contextos diversos. Consideramos este estudo pertinente, na medida em que poderemos contribuir com outras perspetivas, ao sublinharmos a importância que a aprendizagem ao longo da vida deve ter nos adultos, para a alteração e fomento de competências, perspetivas e realidades pessoais e profissionais. Partindo de uma investigação teórica, onde tentámos resumir toda a literatura, legislação e medidas que suportam esta política educativa, pretendemos compreender os efeitos que o processo de RVCC tem na vida pessoal e profissional dos adultos certificados, em termos de literacia e de proficiência linguística. Esta investigação assenta em dois polos distintos: por um lado, pretende-se fazer uma reflexão acerca da importância do processo de RVCC e dos seus contributos na vida pessoal e profissional dos indivíduos e, por outro, reflete-se acerca dos hábitos de leitura e de escrita, desses mesmos adultos, antes e após o processo. As metodologias que suportam este estudo teórico ancoram-se numa abordagem quantitativa de inquérito por questionário. Dividimos a parte empírica em dois estudos: no primeiro, pretendemos caracterizar, a nível sociodemográfico, a população selecionada, os seus hábitos de escrita e de leitura, a literacia familiar, a alteração de costumes; o segundo estudo centra-se na medição dos níveis de literacia dos adultos, antes de frequentarem o processo de RVCC e, após a certificação, quais os hábitos que alteraram e quais os progressos linguísticos que manifestaram. Das quatro hipóteses de investigação definidas e testadas, todas elas foram validadas, permitindo-nos concluir, no âmbito da amostra estudada, que os adultos que apresentam maior motivação e hábitos de leitura e de escrita, no início do processo de RVCC, são aqueles que mais pretendem continuar a aperfeiçoar estes hábitos, aumentando, assim, a proficiência linguística. Os resultados obtidos, a partir deste estudo, permitiu-nos validar o impacto significativo que o processo de RVCC tem na vida dos adultos. Ele contribuiu para uma alteração de hábitos de leitura e de escrita e, consequentemente, dotou-os de competências em termos pessoais, profissionais e sociais, que não revelavam possuir aquando do início do processo. PALAVRAS-CHAVE: Processo de RVCC; Proficiência Linguística; Literacia; Leitura; Escritapor
dc.identifier.tid101378661
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1838
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectReconhecimento, validação e certificação de competênciaspor
dc.subjectCompetências linguísticaspor
dc.subjectHábitos de leiturapor
dc.subjectProficiência linguísticapor
dc.titleO impacto do processo de RVCC na proficiência linguística em prosa: das competências linguísticas às aplicações didáticaspor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

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