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Authors
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Abstract(s)
Esta dissertação apresenta um estudo realizado com utentes e profissionais de saúde ligados aos cuidados continuados, com o objectivo de revelar qual o nível de satisfação dos profissionais e dos utentes de duas unidades de cuidados continuados, bem como a sua diferença, e por outro lado, avaliar e apontar a influência de algumas variáveis.
Para realizar este estudo destacaram-se duas actividades básicas: a fundamentação
teórica e os procedimentos metodológicos. A primeira etapa traz um levantamento
bibliográfico contemplando diversos autores, abordando os cuidados continuados, a Rede
destes, a satisfação profissional e dos utentes, bem como algumas teorias da satisfação.
A segunda etapa serviu para o entendimento do problema e a definição dos instrumentos de pesquisa. Este estudo foi baseado num procedimento metodológico quantitativo, descritivo e exploratório. O questionário utilizado para a avaliação quer da satisfação dos profissionais de saúde, quer dos utentes foram construídos/adaptados através do questionário do Dr. Luís Graça e EORTC IN-PATSAT32, respectivamente.
A amostra é constituída por 41 profissionais e 30 utentes. Os resultados encontrados
mostraram a consistência de 7 das 18 hipóteses. Relativamente aos profissionais de saúde verifica-se correlação entre satisfação profissional e salário, tipo de vínculo, actividade profissional e estado civil, no que toca aos utentes/clientes, verifica-se correlação entre satisfação dos utentes/clientes e a organização dos serviços e cuidados, enfermeiros e serviço
hospitalar de onde teve alta.
Da sua aplicação ressalta ainda o facto de os utentes/clientes e os profissionais de
saúde se encontrarem na sua maioria satisfeitos, sendo que se verifica que a satisfação profissional, ao contrário da satisfação dos utentes/clientes, varia em função da instituição.
Description
Keywords
Satisfação profissional Cuidados continuados Teorias de satisfação Economia de saúde