Repository logo
 
Publication

The identity and image of public relations in Portugal

dc.contributor.authorGonçalves, Gisela
dc.date.accessioned2020-02-04T10:06:35Z
dc.date.available2020-02-04T10:06:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNos últimos anos, a indústria das relações públicas expandiu-se largamente em Portugal. Com o amadureci- mento profissional das relações públicas impõem-se questões éticas relativas ao impacto social das suas actividades. Este artigo equaciona a identidade das relações públicas a partir do confronto entre duas perspectivas teóricas opostas sobre o seu papel na sociedade – a visão simétrica e a visão crítica. Através de um estudo qualitativo dos códigos deon- tológicos das associações profissionais portuguesas e da imagem mediática das suas actividades profissionais procura- se perceber de que forma essas duas perspectivas teóricas sobressaem na realidade empírica. Por um lado, os códigos de conduta apelam às “boas práticas” profissionais e enfatizam a “verdade, o diálogo e o interesse público” como os va- lores fulcrais das relações públicas. Por outro lado, a análise da imprensa portuguesa entre 2004 e 2008 mostra que as relações públicas têm sido um alvo popular de crítica e conotadas com propaganda e manipulação da opinião pública. Enfrentando o paradoxo, ambiciona-se com este artigo demonstrar que a legitimação profissional das relações públicas se encontra intimamente ligada à defesa e construção de uma identidade ética na esfera públicapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, G. (2012). The identity and image of public relations in Portugal. International Business and Economics Review, 3: 197-206. ISSN 1647-1989.pt_PT
dc.identifier.issn1647-1989
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/8974
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectRelações Públicaspt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectTeoria Simétricapt_PT
dc.subjectTeoria Críticapt_PT
dc.titleThe identity and image of public relations in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage2016pt_PT
oaire.citation.startPage197pt_PT
oaire.citation.titleInternational Business and Economics Reviewpt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameGonçalves
person.givenNameGisela
person.identifier1592602
person.identifier.ciencia-idA313-615F-1256
person.identifier.orcid0000-0001-7001-3622
person.identifier.ridF-6579-2015
person.identifier.scopus-author-id26635267900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb130dfc2-19a3-4f48-b753-9d29d0316ad1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb130dfc2-19a3-4f48-b753-9d29d0316ad1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
IBER_2012_GiselaGoncalves.pdf
Size:
137.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: