Repository logo
 
Publication

O vídeo no ensino do Espanhol Língua Estrangeira (ELE) como recurso para o desenvolvimento da compreensão oral

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.contributor.advisorPérez Pérez, Noémi
dc.contributor.authorMadeira, Celina da Conceição de Almeida
dc.date.accessioned2018-08-01T16:18:15Z
dc.date.available2018-08-01T16:18:15Z
dc.date.issued2014-11-10
dc.date.submitted2014-10-3
dc.description.abstractCom a multiplicação e uso das novas tecnologias no século XXI, já não faz sentido ensinar línguas estrangeiras recorrendo exclusivamente ao manual ou às fichas de trabalho. O vídeo foi pouco a pouco substituindo as formas mais tradicionais de lecionação, já que este recurso, extremamente rico, evidencia um potencial didático enorme, pois trata-se de um material autêntico onde se trabalham situações comunicacionais e civilizacionais reais da língua em estudo. É de salientar, que o vídeo proporciona uma fonte inesgotável de recursos para a aula de língua estrangeira, tornando-se um instrumento indispensável para o docente, uma vez que este recurso permite ativar todos os elementos linguísticos e extralinguísticos que participam na competência comunicativa. Além disso, este suporte audiovisual, ao combinar som e imagem, apresenta situações comunicativas significativas, tal como sucede na vida real, preparando assim os discentes de uma forma mais objetiva e concreta para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da compreensão oral. O objetivo deste trabalho é procurar refletir sobre as diferentes metodologias pedagógicas a utilizar na sala de aula com vista a trabalhar a compreensão oral, explorando as possibilidades que o uso do vídeo nos oferece. Utilizando diferentes recursos e atividades que proporcionam uma melhor compreensão oral aos alunos, tornando-os, assim, ouvintes competentes. Assim, este relatório pretende ser uma abordagem em torno do desenvolvimento da compreensão oral, durante a prática pedagógica, sendo, para o efeito, propostas algumas estratégias e atividades que motivem os discentes a aperfeiçoar a sua habilidade linguística, utilizando o vídeo com o recurso principal.por
dc.description.abstractCon la proliferación y el uso de las nuevas tecnologías en el siglo XXI, ya no tiene sentido para enseñar lenguas extranjeras utilizando sólo el manual o las hojas de trabajo. El vídeo fue reemplazando gradualmente las formas más tradicionales de la enseñanza, ya que este recurso, sumamente rico, tiene un enorme potencial educativo porque se trata de un material auténtico donde se trabaja con muestra reales de lengua y de la cultura en el estudio. Hay que tener en cuenta que el vídeo ofrece una fuente inagotable de recursos para el aula de lengua extranjera, convirtiéndose en una herramienta indispensable para el profesor ya que este material permite activar todos los elementos lingüísticos y extralingüísticos que participan en la competencia comunicativa. Además, este recurso audiovisual, mediante la combinación de sonido e imagen, presenta situaciones comunicativas significativas, como las que suceden en la vida real, preparando así a los estudiantes de una forma más objetiva y concreta para desarrollar la comprensión oral. El objetivo de este trabajo es tratar de reflexionar sobre las diferentes metodologías pedagógicas para trabajar la comprensión oral en el aula, explotando las posibilidades que el uso del vídeo nos ofrece para desarrollar diferentes actividades que proporcionan una mejor capacidad de escucha por parte de los estudiantes, convirtiéndose en oyentes competentes. Por lo tanto, este informe pretende ser una reflexión sobre el desarrollo de la comprensión oral durante la práctica docente, siendo propuestas algunas estrategias y actividades que motivan a los estudiantes a mejorar su habilidad lingüística con ayuda del vídeo.spa
dc.identifier.tid201637979
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5614
dc.language.isoporpor
dc.subjectCompetencia Comunicativapor
dc.subjectCompetencia Lingüísticapor
dc.subjectComprensión Oralpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEscucharpor
dc.subjectEstrategias Y Actividadespor
dc.subjectLengua Extranjerapor
dc.subjectOírpor
dc.subjectOyente Competentepor
dc.subjectVídeopor
dc.titleO vídeo no ensino do Espanhol Língua Estrangeira (ELE) como recurso para o desenvolvimento da compreensão oralpor
dc.title.alternativeRelatório de Estágiopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino do Português No 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
3820_7509.pdf
Size:
6.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format