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A vitória de Donald Trump na imprensa Portuguesa – a (im)parcialidade em perspetiva

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A mediatização associada às eleições presidenciais norte-americanas constitui o ponto de partida para analisarmos a forma como a imprensa generalista portuguesa reagiu à vitória de Donald Trump nas eleições de 8 de novembro de 2016. O impacto das referidas eleições resulta da configuração da ordem mundial, ainda dependente de um unilateralismo associado ao papel dos Estados Unidos da América em diversos conflitos e da especificidade das referidas eleições e seus candidatos. Em termos metodológicos recorremos à técnica da análise de conteúdo, em simultâneo com a abordagem descritiva, com o objetivo de traçar um quadro geral do impacto da vitória de Donald Trump na imprensa portuguesa, bem como a aplicabilidade do princípio da isenção ou da parcialidade na transmissão da informação, considerando a tradição portuguesa de uma não partidarização dos meios de comunicação social. De acordo com os propósitos da investigação, os resultados esperados permitirão aprofundar o conhecimento sobre a existência ou não de um posicionamento ideológico face ao candidato eleito. A análise basear-se-á no conteúdo das capas de jornais posteriores às eleições norte-americanas e reforçará o estudo da comunicação política associada ao papel dos meios de comunicação social em Portugal.
The mediatization associated with the US presidential elections is the starting point for analyzing how the Portuguese general press reacted to Donald Trump’s victory in the November 8, 2016, elections. The impact of these elections results from the configuration of the world order, still dependent on a unilateralism associated with the role of the United States in various conflicts and the specificity of the mentioned elections and their candidates. In methodological terms we used the technique of content analysis, along with the descriptive approach, with the aim of outlining the impact of Donald Trump’s victory in the Portuguese press, as well as the applicability of the principle of exemption or bias in transmission of information, considering the Portuguese tradition of a non-politization of the media. According to the purposes of the research, the expected results will allow to deepen the knowledge about the existence or not of an ideological positioning towards the chosen candidate. The analysis will be based on the content of newspaper covers subsequent to the US elections and will reinforce the study of political communication associated with the role of the media in Portugal.

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Comunicação política Eleições presidenciais norte-americanas Mediatismo Enviesamento mediático Imprensa portuguesa

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