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- CloudSim Plus: a Cloud Computing Simulation Framework Pursuing Software Engineering Principles for Improved Modularity, Extensibility and CorrectnessPublication . Filho, Manoel C. Silva; Oliveira, Raysa L.; Monteiro, Cláudio C.; Inácio, Pedro R. M.; Freire, MarioCloud computing is an established technology to provide computing resources on demand that currently faces several challenges. Main challenges include management of shared resources, energy consumption, load balancing, resource provisioning and allocation, and fulfilment of service level agreements (SLAs). Due to its inherent complexity, cloud simulation is largely used to experiment new models and algorithms. This work presents CloudSim Plus, an open source simulation framework that pursues conformance to software engineering principles and object-oriented design in order to provide an extensible, modular and accurate tool. Based on the CloudSim framework, it aims to improve several engineering aspects, such as maintainability, reusability and extensibility. This work shows the benefits of CloudSim Plus, its particular features, how it ensures more accuracy, extension facility and usage simplicity.
- Capacidade de absorção e desempenho em inovação em empresas familiares brasileirasPublication . Ferreira, Glória Charão; Ferreira, João José de Matos; Zahra, Shaker A.Em ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos, a capacidade de adquirir e explorar o conhecimento externo - isto é, a capacidade de absorção (ACAP, Cohen & Levinthal, 1990) - é crucial para as empresas familiares (EF) inovarem e manterem-se competitivas (Kotlar et al., 2016). Por outro lado, verifica-se que apesar de se observar um nível de conhecimento mais aprofundado sobre temas como sucessão, conflitos, governança e desempenho financeiro, existem tópicos que ainda não foram adequadamente explorados no campo de estudos sobre EF (Cabrera-Suárez et al., 2001; Kellermanns & Eddleston, 2004; Miller et al., 2013; Nordqvist et al., 2014). Dentre essas oportunidades de investigação, destaca-se a exploração de aspectos vinculados à ACAP e desempenho em inovação. Assim, esta investigação tem como objetivo analisar a capacidade das empresas familiares de absorver informações relevantes do ambiente externo, e de incorpora-las em suas atividades inovadoras e, consequentemente, analisar que repercussões têm no seu desempenho em inovação. Busca-se ainda compreender se, e em que medida, a diversidade geracional na gestão da empresa se configura como um importante recurso para as empresas aqui retratadas. Para alcançar este objetivo optou-se por um estudo quantitativo, cujos dados foram recolhidos por questionário enviado via correio eletrônico e dirigidos aos gestores das empresas brasileiras, nomeadamente aquelas sediadas no Estado do Rio Grande do Sul e cadastradas na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS, 2015), onde constam 10.980 empresas inscritas. Nesta fase inicial, verificou-se que 2.975 empresas não possuíam contato de e-mail, sendo uma condição necessária para a coleta dos dados. Assim, chega-se ao número de 8.005 empresas com e-mail, para as quais foi enviado o link do inquérito. Obteve-se o retorno de 273 empresas, das quais 241 foram consideradas EF. Para obter maior rigor em estimar um tamanho mínimo da amostra, avaliou-se o poder estatístico do tamanho da amostra, sendo esta do tipo “a priori”, com uso do programa G*Power 3.1.9.2 (Faul et al., 2007). A recolha dos dados ocorreu entre outubro de 2015 e janeiro de 2016. A amostra é composta por 241 EF. Utiliza-se o software SmartPLS para a modelagem de equações estruturais. Os resultados deste estudo permitem reconhecer a ACAP como um importante preditor do desempenho em inovação das EF. Em particular, os resultados sugerem que a capacidade de absorção potencial (PACAP) tem um efeito positivo e significativo na capacidade de absorção realizada (RACAP). Também verifica-se um efeito positivo e significativo da PACAP no desempenho em inovação incremental e, da mesma forma, da RACAP no desempenho em inovação radical. Contrariamente ao esperado, os resultados apontaram que a diversidade geracional na gestão das EF não é um fator moderador significativo entre ACAP da empresa e o seu desempenho em inovação. O estudo acrescenta à literatura de três maneiras. Primeiro, o estudo analisa a prática de aquisição, assimilação, transferência e aplicação de conhecimento em EF, que representam 90% de todas as empresas brasileiras (Leone, 2005). Uma vez que essas empresas precisam desenvolver capacidades tecnológicas com o objetivo de crescimento e desenvolvimento (Zahra et al., 2007), oferecem um cenário interessante para estudar a relação entre ACAP e desempenho em inovação. Em segundo lugar, este estudo esclarece os efeitos dos diferentes componentes da ACAP sobre o desempenho em inovação incremental e radical das EF. Consequentemente, os resultados podem promover a conscientização dessas empresas de seu próprio contexto e, a partir disso, utilizarem essas informações para acelerar a criação de novas capacidades. Finalmente, o estudo explora o impacto do envolvimento familiar (ou seja, o número de gerações envolvidas na gestão da empresa) sobre a relação entre sua ACAP e o seu desempenho em inovação, o que possibilita compreender como essas empresas desenvolvem suas capacidades tecnológicas para criar valor, o que contribui para o debate sobre a inovação em EF. Relativamente às implicações do estudo para a prática empresarial parece aconselhável o fomento de uma cultura de inovação. Entretanto, para que isso seja viável as EF precisam explorar o potencial de inovação de todos os envolvidos promovendo a experimentação, utilizando mecanismos de integração social que facilitem e estimulem, de forma contínua, sua capacidade de aquisição e assimilação, bem como de transformação e aplicação de conhecimento. É igualmente recomendável que tal cultura seja estimulada no ambiente familiar, na medida em que a proximidade da família com o negócio poderá suscitar um novo olhar em relação aos conflitos existentes em sua dinâmica. Com essa mudança de perspectiva, abre-se caminho para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas que são fundamentais para o seu crescimento e sua longevidade.
- Comportamento mecânico da madeira sob solicitações de modo mistoPublication . Oliveira, Jorge Marcelo Quintas de; Moura, Marcelo Francisco de Sousa Ferreira de; Morais, José Joaquim Lopes; Fael, Paulo Manuel OliveiraNeste trabalho desenvolveram-se métodos analíticos, numéricos e experimentais para a caracterização da madeira à fractura sob solicitações de modo misto I+II. Para tal analisou-se a aplicabilidade de diferentes métodos de ensaio usados na caracterização de materiais compósitos. Os ensaios End Loaded Split – Mixed Mode (ELS-MM) e Single Leg Bending (SLB) são de fácil execução mas propiciam uma baixa amplitude de variação dos rácios de modo misto. Foi projectada e construída uma versão do sistema de amarras usado no ensaio Mixed-Mode Bending (MMB), tendo sidos testados numa primeira fase dez rácios de modo misto. Para ultrapassar as dificuldades relacionadas com a monitorização do comprimento de fenda durante os ensaios, usou-se um procedimento de tratamento de resultados experimentais baseado no conceito de fenda equivalente. Este método, apelidado de Compliance Based Beam Method (CBBM) permite a obtenção de curvas de resistência e das taxas críticas de libertação de energia evitando a medição do comprimento de fenda durante a sua propagação. Foram realizados ensaios de fractura e simulações numéricas de provetes DCB (Double Cantilever Beam) e ENF (End Notched Flexure) que permitiram obter as propriedades de fractura em modos puros (I e II) e validar o método de tratamento de resultados, que foi posteriormente aplicado ao ensaio MMB. Os resultados obtidos nos ensaios ELSMM, SLB e com as diferentes combinações de modo misto usadas na primeira fase de ensaios MMB permitiram obter uma lei de comportamento da madeira em modo misto e revelaram que o critério de propagação linear é adequado para representar os resultados experimentais no espaço GI-GII. Na segunda fase deste trabalho, pretendeu-se identificar as leis coesivas em modo I, modo II e modo I+II para a madeira. O método de identificação estudado baseia-se na resposta mecânica global dos provetes e na medição da abertura da fenda na vizinhança da sua extremidade (Crack Opening Displacement - COD) a partir do campo dos deslocamentos medido nessa região recorrendo à correlação digital de imagem. As leis coesivas resultam da derivação das taxas de libertação de energia (determinadas por aplicação do método CBBM) em ordem ao COD. O método de identificação das leis coesivas foi validado numericamente recorrendo à simulação por elementos finitos incluindo modelos coesivos. Este método revelou-se eficaz para determinar as leis coesivas em modos puros, embora haja algumas questões a resolver em trabalho futuro. Na segunda série de ensaios MMB foram seleccionadas quatro razões de modo misto com vista à identificação das leis coesivas em modo misto através do método de Högberg (Högberg 2006) e os resultados obtidos mostraram que a razão de modo misto local, determinada pelos deslocamentos de abertura de fenda em modo I e em modo II, não é controlada pela razão de modo misto global (GI/GII), nem é constante ao longo de um ensaio. Pode-se afirmar, como conclusão que o presente trabalho pode ser visto como uma importante contribuição para a definição de procedimentos adequados para uma correcta caracterização à fractura da madeira.
- Avaliação sumativa em matemática no Ensino Superior com recurso a questões de escolha-múltipla: uma abordagem utilizando a metodologia investigação-açãoPublication . Azevedo, José Manuel Monteiro Lopes de; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Beites, Patrícia DamasA implementação do Processo de Bolonha tem vindo a colocar vários desafios às instituições de Ensino Superior europeias, impondo uma mudança de paradigma. Esta mudança implica a alteração da forma de avaliar os alunos, com um foco nas avaliações contínua e formativa, catalisadas pelo e-assessment. Esta tese apresenta o processo de implementação de uma estratégia de e-assessment utilizando testes com questões de escolha múltipla (QEM), implementados no Moodle. Esta estratégia foi executada de modo a permitir a utilização de avaliação contínua sumativa em unidades curriculares (UC) de Matemática numa instituição de Ensino Superior, em turmas com um número elevado de alunos, sendo por isso difícil de implementar. Foram objetivos deste trabalho: perceber como o e–assessment pode influenciar o processo de ensino-aprendizagem; definir boas práticas para o desenvolvimento de QEM na área da Matemática; e descobrir formas adequadas de análise das QEM de modo a fomentar uma avaliação tão justa quanto possível. O estudo foi conduzido entre 2008 e 2014, utilizando como metodologia a Investigação–Ação (IA), a qual incluiu três ciclos. O 1.º ciclo consistiu, principalmente, no desenvolvimento de um banco de QEM utilizando o Moodle, com a implementação de testes para avaliação formativa por meio de trabalhos de casa. O 2.º ciclo de IA consistiu na implementação de testes com QEM para avaliação contínua sumativa, fora do ambiente de sala de aula. O 3.º ciclo consistiu na extensão da implementação dos testes com QEM para avaliação contínua sumativa em ambiente de sala de aula. As mudanças nas práticas educativas foram identificadas utilizando entrevistas aos docentes e um questionário aos alunos. A qualidade das questões foi aferida com recurso a técnicas específicas. Verificouse, em termos gerais, uma melhoria nas classificações académicas dos estudantes nas UC em estudo ao longo da investigação, assim como um aumento na sua assiduidade às aulas e na valorização dada a um estudo regular. Quanto aos docentes, além da promoção do trabalho em equipa, foi referida a melhoria na forma como elaboram QEM e maior atenção sobre a forma como lecionam. Assim, a implementação desta estratégia de e-assessment pode ser considerada um sucesso, nomeadamente por ter permitido dar uma resposta adequada às necessidades inicialmente identificadas, de implementar avaliação contínua sumativa de forma adequada com um número elevado de estudantes.
- Conflitualidade e violência na escola: um diagnóstico concelhio e a avaliação do impacto de uma proposta de intervençãoPublication . Soares, Mónica Cristina Nogueira; Loureiro, Manuel Joaquim da Silva; Oliveira, Ema Patrícia de LimaA disrupção e a violência em contexto escolar não são fenómenos recentes, mas mantém-se a preocupação de perceber estas realidades. Com o objetivo de compreender melhor estes fenómenos e criar uma proposta eficaz de intervenção nestes contextos surge esta investigação, a qual integra a realização de dois estudos. O primeiro estudo teve como principais objetivos: i) perceber que tipo de conflitos acontecem na escola e como é que estes conflitos afetam pessoalmente os alunos; ii) conhecer a perceção de apoio que os alunos têm em relação aos professores, aos pares e aos seus pais; iii) identificar quais os comportamentos que os alunos percecionam em si e que vão contra as regras escolares (os quais podem assumir a forma de transgressão das normas, de violência entre pares e de desafio à autoridade), prejudicando as condições de aprendizagem, o ambiente de ensino ou o relacionamento das pessoas na escola; iv) verificar quais os comportamentos autopercecionados de vitimização e de agressividade entre pares no que diz respeito à violência física, social, verbal e de ataque à propriedade; v) identificar que tipo de crenças sobre a violência predominam nos alunos e quais as suas determinantes (socioculturais, individuais, educativas e etiológicas). No estudo participaram 1106 alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico de escolas do concelho de Matosinhos, distribuídos de modo equitativo em termos de ano de escolaridade e sexo. Como instrumentos de recolha de dados usou-se a adaptação portuguesa (Veiga, 2007) da “Multidimensional Peer Victimization Scale”, de Mynard e Joseph (2000), o “Cuestionario de Convivencia” (Cangas et al., adaptado por Ildefonso e Veiga, 2011), a “Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos” (Veiga, 1990) e a “Escala de Crenças da Criança sobre a Violência” (Sani, 2003). Os resultados sugerem que os alunos percecionam a sua relação com os pais, com os professores e com os pares como positiva. A maioria dos alunos não perceciona muitos conflitos na escola e não se sente pessoalmente afetada por eles. Os resultados também indicam que a maioria dos alunos não considera adotar comportamentos disruptivos, contudo há comportamentos que são percecionados como sendo mais comuns, nomeadamente, a transgressão de normas, a violência entre pares e o desafio à autoridade. Quanto às crenças sobre a violência, os resultados sugerem que a maioria dos alunos possui crenças disfuncionais sobre a violência e os seus determinantes. Assim, os resultados vêm alertar para a vulnerabilidade dos alunos de 2º ciclo face ao fenómeno da violência, para a importância de direcionar a intervenção nestas problemáticas para públicos específicos, em detrimento das abordagens universais, para a pertinência de intervir ao nível da desconstrução e reconstrução de crenças no que diz respeito aos fenómenos de violência e a sua contextualização. O segundo estudo teve como objetivo principal avaliar o programa psicoeducativo “Aula de Convivência” (Consejería de Educación, Junta de Andalucía, 2007) como estratégia de intervenção, comparando as competências não cognitivas (antes e depois) nos alunos intervencionados com este programa. Neste estudo participaram 9 alunos entre os 12 e os 15 anos de idade, tendo sido aplicado o questionário “Scorecard Competências Não Cognitivas” (EPIS, 2013) junto dos pais/cuidadores, professores e do responsável pelo programa. Os resultados deste estudo permitem aferir a Aula de Convivência como um programa de intervenção a considerar para o desenvolvimento das competências não cognitivas, tendo-se verificado uma melhoria nos alunos intervencionados, tanto pela perspetiva do encarregado de educação, do diretor de turma, como pelo responsável pela implementação do programa.
- Anti-microbial coating innovations to prevent infectious diseases (AMiCI): Cost action ca15114Publication . Dunne, Colum; Keinanen-Toivola, Minna; Kahru, Anne; Teunissen, Birgit; Ölmez, Hülya; Gouveia, Isabel C.; Melo, Luis F.; Murzyn, Kazimierz; Modic, Martina; Ahonen, Merja; Askew, Pete; Papadopoulos, Theofilos; Adlhart, Christian; Crijns, FrancyWorldwide, millions of patients are affected annually by healthcare-associated infection (HCAI), impacting up to 80,000 patients in European Hospitals on any given day. This represents not only public health risk, but also an economic burden. Complementing routine hand hygiene practices, cleaning and disinfection, antimicrobial coatings hold promise based, in essence, on the application of materials and chemicals with persistent bactericidal or -static properties onto surfaces or in textiles used in healthcare environments. The focus of considerable commercial investment and academic research energies, such antimicrobial coating-based approaches are widely believed to have potential in reduction of microbial numbers on surfaces in clinical settings. This belief exists despite definitive evidence as to their efficacy and is based somewhat on positive studies involving, for example, copper, silver or gold ions, titanium or organosilane, albeit under laboratory conditions. The literature describes successful delay and/or prevention of recontamination following conventional cleaning and disinfection by problematic microbes such as methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) and vancomycin resistant enterococci (VRE), among others. However, there is a scarcity of studies assessing antimicrobial surfaces other than copper in the clinical environment, and a complete lack of published data regarding the successful implementation of these materials on clinically significant outcomes (including HCAI). Through its Cooperation in Science and Technology program (COST), the European Commission has funded a 4-year initiative to establish a network of stakeholders involved in development, regulation and use of novel anti-microbial coatings for prevention of HCAI. The network (AMiCI) comprises participants of more than 60 universities, research institutes and companies across 29 European countries and, to-date, represents the most comprehensive consortium targeting use of these emergent technologies in healthcare settings. More specifically, the network will prioritise coordinated research on the effects (both positive and negative) of antimicrobial coatings in healthcare sectors; know-how regarding availability and mechanisms of action of (nano)-coatings; possible adverse effects of such materials (e.g., potential emergence of microbial resistance or emission of toxic agents into the environment); standardised performance assessments for antimicrobial coatings; identification and dissemination of best practices by hospitals, other clinical facilities, regulators and manufacturers.
- Membrana amniótica: uma opção terapêutica para o cancro?Publication . Mamede, Ana Catarina Manjolinha; Botelho, Maria Filomena Rabaça Roque; Baptista, Cláudio Jorge MaiaAs propriedades anti-cancerígenas da membrana amniótica humana têm sido investigadas ao longo da última década. Estudos in vitro e in vivo revelaram que as células derivadas da membrana amniótica e meio por ela condicionado poderão vir a ser utilizados na terapia do cancro. O carcinoma hepatocelular representa atualmente uma importante causa de morte em todo o mundo. O transplante hepático e a ressecção cirúrgica por hepatectomia parcial são as únicas opções curativas atualmente disponíveis para o carcinoma hepatocelular em estadio inicial. Devido à assintomatologia da doença, o carcinoma hepatocelular é normalmente diagnosticado numa fase avançada não existindo, para tal, terapêuticas curativas adequadas. Neste caso, a quimioterapia e a radioterapia são frequentemente prescritas com o objetivo de aliviar os sintomas associados à normal progressão da doença. Assim sendo, é urgente descobrir novos agentes terapêuticos que se revelem eficazes contra o carcinoma hepatocelular. Até agora, o efeito da membrana amniótica enquanto tecido não foi investigado na doença oncológica. Por este motivo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extratos das membranas amnióticas humanas (hAMPE, do inglês human amniotic membrane protein extracts) no cancro humano, particularmente no carcinoma hepatocelular, recorrendo para tal a diversos modelos in vitro e in vivo, bem como a inúmeras técnicas de biologia celular e molecular. Os hAMPE foram capazes de inibir a atividade metabólica de diversas linhas celulares de cancro humano, entre as quais o carcinoma hepatocelular. Estudos pormenorizados revelam que os hAMPE são capazes de inibir a atividade metabólica, o conteúdo proteico e o conteúdo de ácido desoxirribonucleico (ADN) nas células de todas as linhas celulares de carcinoma hepatocelular estudadas, de forma dependente da dose e do tempo de exposição. O tratamento foi capaz de induzir a morte celular sendo, no entanto, a via de morte induzida dependente do perfil particular de cada linha celular. Desta forma, a via intrínseca da apoptose foi estimulada nas células da linha celular HuH7, tal como confirmado pelo aumento da expressão da razão BAX/BCl2, do citocromo C, da caspase 9 e da caspase 3. Por outro lado, a via extrínseca da apoptose foi induzida pelos hAMPE nas células HepG2 e Hep3B2.1-7. Nas células destas linhas celulares, foi registado um aumento da expressão da caspase 3 e da caspase 8. Nas células da linha celular HepG2 foi também observada necrose tumoral. Os hAMPE foram capazes de modificar o microambiente tumoral oxidativo de todas as linhas celulares de carcinoma hepatocelular estudadas, bem como o seu ciclo celular. Neste estudo verificou-se que os hAMPE atuaram de forma diferente a nível dos danos no ADN, da P21, da P53, da β-catenina, das proteínas de multirresistência (MDR, do inglês multidrug resistance) e dos transportadores de glicose (GLUT, do inglês glucose transporters) nas linhas celulares de carcinoma hepatocelular. Os hAMPE parecem surtir um efeito potenciador do 5-Fluouracilo (5-FU), da doxorrubicina, da cisplatina e do sorafenib, apesar da resposta obtida não ser homogénea entre as linhas celulares consideradas. Os resultados in vivo confirmaram, mais uma vez, que o sucesso da terapia com os hAMPE depende do perfil de cada linha celular. Os hAMPE apresentaram citotoxicidade seletiva, uma vez que não foram capazes de inibir a atividade metabólica, o conteúdo proteico e o conteúdo de ADN das células de uma linha celular não tumorigénica. Os resultados obtidos contribuíram para o estudo da terapia anti-cancerígena com recursos às membranas fetais, abrindo novas oportunidades no que à terapia do carcinoma hepatocelular diz respeito. Os nossos resultados sugerem também que as características genéticas e biológicas das linhas celulares são responsáveis pela resposta celular à terapia, tornando claro que as terapias anti-cancerígenas devem ser preferencialmente personalizadas.
- Uma genealogia da espiral do silêncio: a expressão da opinião sobre as praxes académicasPublication . Alexandre, José Carlos de Almeida; Correia, João Carlos FerreiraEm 1974, Elizabeth Noelle-Neumann apresentou a espiral do silêncio, uma teoria que tenta explicar a formação, continuidade, alteração, efeitos e funções da opinião pública. A opinião pública assume aqui como principal função assegurar a coesão social, ameaçando com o ostracismo e a exclusão os que se lhe opõem. A autora alemã sempre admitiu abertamente que a espiral do silêncio é tributária e subsidiária de outros autores. A sua teoria visava precisamente recuperar e resgatar um conceito de opinião pública que a autora dizia remontar à Antiguidade Clássica. Elaborar uma genealogia da espiral do silêncio é o primeiro objetivo deste trabalho. Para o efeito, partimos das referências deixadas pela própria autora nos seus textos e recorremos aos conceitos de público, espaço público e opinião pública. O segundo objetivo é testar empiricamente esta teoria da opinião pública. Teremos em conta as abordagens críticas e os desenvolvimentos metodológicos suscitados pela espiral do silêncio ao longo dos seus mais de 40 anos de vida. A expressão da opinião sobre as praxes académicas é o tema da nossa investigação empírica. Tendo por base uma amostra de 701 estudantes da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico da Guarda, pretendemos responder a duas questões principais. Primeira, serão os estudantes condicionados na expressão da sua opinião sobre as praxes académicas? Segunda, existirá uma espiral do silêncio associada às praxes académicas? Os resultados do nosso estudo empírico apontam para uma resposta afirmativa a estas duas questões.
- Management System for Large Li-Ion Battery Packs with a New Adaptive Multistage Charging MethodPublication . Velho, Ricardo Lopes; Beirão, Miguel; Calado, M. do Rosário; Pombo, José Álvaro Nunes; Fermeiro, J.B.L.; Mariano, S.Among the wide diversity of existing technologically mature batteries, lithium-ion (Li-ion) batteries have become popular because of their longevity, high energy density, high efficiency and lack of memory effect. Differential charging of cells with age has turned balancing management systems into an important research subject. This paper proposes a new battery management system (BMS) to improve the capacity usage and lifespan of large Li-ion battery packs and a new charging algorithm based on the traditional multistage method. The main advantages of the proposed system are its versatility and ability to implement different charging and balancing methods in a very accessible way. The combination of charging methods with balancing methods represents an evolution when compared with other works in the literature.
- A vitória de Donald Trump na imprensa Portuguesa – a (im)parcialidade em perspetivaPublication . Costa, Bruno Daniel FerreiraA mediatização associada às eleições presidenciais norte-americanas constitui o ponto de partida para analisarmos a forma como a imprensa generalista portuguesa reagiu à vitória de Donald Trump nas eleições de 8 de novembro de 2016. O impacto das referidas eleições resulta da configuração da ordem mundial, ainda dependente de um unilateralismo associado ao papel dos Estados Unidos da América em diversos conflitos e da especificidade das referidas eleições e seus candidatos. Em termos metodológicos recorremos à técnica da análise de conteúdo, em simultâneo com a abordagem descritiva, com o objetivo de traçar um quadro geral do impacto da vitória de Donald Trump na imprensa portuguesa, bem como a aplicabilidade do princípio da isenção ou da parcialidade na transmissão da informação, considerando a tradição portuguesa de uma não partidarização dos meios de comunicação social. De acordo com os propósitos da investigação, os resultados esperados permitirão aprofundar o conhecimento sobre a existência ou não de um posicionamento ideológico face ao candidato eleito. A análise basear-se-á no conteúdo das capas de jornais posteriores às eleições norte-americanas e reforçará o estudo da comunicação política associada ao papel dos meios de comunicação social em Portugal.