Repository logo
 
Publication

Um modelo híbrido aplicado à área de compras estratégicas de um grupo empresarial

dc.contributor.authorFerreira, Luís Carlos da Silva
dc.date.accessioned2014-03-20T11:46:47Z
dc.date.available2014-03-20T11:46:47Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA conjuntura económica actual, a instabilidade dos mercados e a crescente globalização da competitividade obrigam as organizações a evoluir constantemente e a inovar nos seus processos. Esta dissertação tem como objectivo demonstrar a necessidade que as empresas sentem em evoluir também nas áreas de compras, tornando-as uma componente estratégica. A função compras tem vindo a ganhar importância e visibilidade nas últimas décadas, no entanto nem sempre este reconhecimento tem reflexo nos comportamentos e nas acções implementadas. Aproveitando o crescimento acelerado de um grupo empresarial português, fez-se uma análise ao estado actual da organização de compras, retirando-se conclusões para definir um plano de acções futuras. A definição deste plano tem por base uma análise exaustiva à despesa em compras do grupo, utilizando modelos teóricos de diagnóstico para aferir qual a estratégia a seguir. Os resultados desta análise deverão ser devidamente enquadrados na realidade do grupo em causa e na complexidade dos mercados em que actua e exerce actividade. O plano de implementação deverá prever medidas para ultrapassar as dificuldades inerentes à gestão da mudança. É uma mudança não só de processos, mas essencialmente de cultura e comportamentos. A negociação passará a ser um tema fulcral neste processo. Com a implementação do plano reorganização do modelo de compras, serão identificados os primeiros resultados práticos, os quais serão o suporte que justifica este projecto de reestruturação. Este estudo é realizado quando está decorrido apenas o primeiro terço das fases do processo, pelo que será identificado um conjunto de acções futuras que permitirão consolidar o projecto.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1644
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectEmpresas - Gestão de compraspor
dc.titleUm modelo híbrido aplicado à área de compras estratégicas de um grupo empresarialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação EGI Luís Ferreira.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: