Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os números reais: representação decimal e em fração contínua

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_estágio_Maria_Madalena_Duarte.pdf1.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio tem como objetivo a conclusão do 2º ciclo de estudos: Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este relatório incide sobre aspetos cientifico-didáticos na área da docência. Assim elaboramos um trabalho científico onde abordamos duas formas de representação dos números reais: A representação decimal e em frações contínuas. Na parte pedagógica apresentamos as planificações efetuadas para a unidade “Funções Polinomiais. Polinómios”, incluída no Tema 2 da disciplina de Matemática A do 10º ano dos Cursos Gerais de Ciências Naturais, Ciências e Tecnologias e Ciências Sócio-Económicas. Estas planificações são parte do trabalho desenvolvido durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada) na Escola Secundária do Fundão. Tivemos sempre presente a preocupação de contribuir para que se desenvolvesse um verdadeiro processo de ensino-aprendizagem, através do estabelecimento de objetivos e da seleção de estratégias, que permitam aos alunos a aquisição e aplicação de conhecimentos e de competências matemáticas. Foram tidas em conta todas as orientações expressas no programa da disciplina elaborado pelo Ministério da Educação.
This report aims to conclude the 2nd cycle of studies: Master in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The report focuses on scientific and educational aspects in the area of teaching. So we developed a scientific work where we discuss two forms of representation of the real numbers: The decimal representation and continued fractions representation. In the pedagogical part we present the lesson plans made for the unit "Polynomial Functions. Polynomials", included in Item 2 of Mathematics of the 10th year of the General Course of Natural Sciences, Science and Technology and Socio-Economic Sciences. These lesson plans are part of the work developed during the “Supervised Teaching Practice” at the Secondary School of Fundão. We were always concerned with developing a process of teaching and learning setting goals and selecting strategies that would enable the students to acquire and apply knowledge and mathematical skills. All the guidelines are expressed in the syllabus of the discipline prepared by the Ministry of Education were taken into account.

Description

Keywords

Fracções contínuas Funções poligonais Números reais Polinómios

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License