Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Etnomatemática como proposta pedagógica para o ensino da Matemática em Timor-Leste

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5087_10008.pdf16.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No presente trabalho usa-se a abordagem da Etnomatemática para enquadrar teoricamente uma proposta de ação pedagógica para o ensino da Matemática em Timor-Leste. Partindo de uma reflexão sobre a experiência no território, na formação inicial e contínua de professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, no período 2012-2014, organiza-se a documentação recolhida e produzida nessa época relativa a atividades pedagógicas realizadas no âmbito da formação, mas com potencial de desenvolvimento e aplicação ao ensino da Matemática nos níveis do 3º Ciclo e Secundário. Para finalizar, apresentam-se algumas propostas de novas atividades enquadradas nos programas de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário em vigor em Timor-Leste, que reflitam as preocupações de contextualização cultural e geográfica e o respeito pelos saberes adquiridos e integrados dos alunos a que se dirigem, aspetos fundamentais na abordagem Etnomatemática do ensino.
In the present work, the Ethnomathematics approach will be used in order to give a theoretical frame to a pedagogical action proposal for Mathematics Teaching in East Timor. Starting from a reflection on the experience in the territory, in initial and continuing training of first and second cycle basic education teachers, in the period 2012-2014, all documentation gathered and produced over that period is organized in a way that aims to show its potential to be developed and applied to secondary education level in Mathematics Teaching. Finally, some proposals will be made for new activities in the framework of East Timor´s secondary education´s Mathematics programs, reflecting on the cultural and geographical contextualization, while respecting the current knowledge level of the target students, both being fundamental aspects of the Ethnomathematics approach to teaching.

Description

Keywords

Ensino da Matemática Etnomatemática Matemática e Cultura

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue