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Articulações conceituais entre Max Weber e a teoria da excelência nas relações públicas

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Em “What is an effective organization?” Grunig, Grunig e Ehling (1992, p. 65) defendem que as relações públicas tornam as organizações mais efetivas ao usarem programas de comunicação para construírem relações com os seus públicos estratégicos. Inspirando-se em diferentes teorias sociológicas, entre elas a de Max Weber, esses autores propõem-se explicar os fundamentos de uma visão estrutural-funcionalista das organizações. Ainda que apenas muito brevemente, e reportando apenas à visão burocrática das organizações, Weber é apresentado como um dos autores clássicos que inspirou a global e sobejamente conhecida Teoria das Relações Públicas Excelentes. Neste artigo, procuraremos explicar essa fundamentação refletindo sobre como uma visão weberiana nos permite afirmar que as relações públicas resultaram da racionalização peculiar do capitalismo moderno ocidental, no qual as organizações tentam legitimar a sua ação na sociedade através do estabelecimento de um modelo de comunicação em que existe reciprocidade de interesses com os seus diferentes públicos, tendo em vista alcançar objetivos previamente definidos.

Description

Keywords

Max Weber Relações Públicas Teoria da Excelência

Citation

Martins, T. & Gonçalves, G. (2015). Articulações conceituais entre Max Weber e a teoria da excelência nas relações públicas. IN E. Huber Moreira, G. Brandt, F. Costa Pereira (org.) Organização, midia e mercado (pp.48-59 ), Edunisc: Santa Cruz, Brasil.

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Edunisc: Santa Cruz, Brasil.

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