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Representações sociais sobre a educação pré-escolar pública: "a mãe não trabalha e pôs o miúdo no infantário!"
dc.contributor.advisor | Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins | |
dc.contributor.author | Nina, Maria Luzia Isaac Pires Pereira | |
dc.date.accessioned | 2014-11-05T14:33:10Z | |
dc.date.available | 2014-11-05T14:33:10Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.description.abstract | A educação pré-escolar desempenha um papel central para o desenvolvimento das crianças, em todos os domínios. A frequência do pré-escolar afirmou-se publicamente como um direito de todos, no pressuposto de um desenvolvimento harmónico e enriquecido, potenciador de competências da criança e do princípio de igualdade de oportunidades, tanto no acesso como no sucesso educativo, ao longo de toda a vida. A criação da Rede Pública e a publicação da Lei-Quadro da Educação Pré-escolar, constituíram marcos importantes na valorização deste sector de educação e ensino, em Portugal. Não obstante, actualmente, o excesso de institucionalização das crianças, na componente de apoio à família, da educação pré-escolar pública, poderá indiciar uma desvalorização da função pedagógica deste sector do sistema educativo, com uma consequente escassez de interacções entre pais e filhos e repercussões negativas no desenvolvimento pessoal e social das crianças. Neste estudo, procuramos apreender, o conteúdo e sentido das representações sociais sobre a educação pré-escolar pública, através dos seus elementos constitutivos: informações, crenças, imagens e valores, bem como das práticas que, essas representações sociais, podem induzir e justificar, nas interacções com a instituição pré-escolar e os seus protagonistas. Trata-se de um estudo exploratório, em que o instrumento adoptado foi um questionário de associação livre, aplicado a 211 sujeitos adultos, sem qualquer condição de participação. Os dados obtidos corroboram, maioritariamente, as orientações da tutela e de investigadores, sobre a educação pré-escolar pública, apesar de algumas categorias evocadas pelos respondentes, indiciarem alguma falta de esclarecimento acerca das diferenças entre as funções educativas e as funções sociais, deste nível de educação e ensino. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2563 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.title | Representações sociais sobre a educação pré-escolar pública: "a mãe não trabalha e pôs o miúdo no infantário!" | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Supervisão Pedagógica | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Supervisão Pedagógica | por |