Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 445.66 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
É objetivo deste estudo foi analisar o efeito da aplicação de uma unidade didática de futsal
em alunos do 2º ciclo de escolaridade sem experiência previa e quando associada à prática
concomitante da modalidade em desporto escolar.
A amostra foi constituída por 20 alunos do sexo masculino (11,25 ± 0,181), alunos do 6º ano
de escolaridade, dividida em 2 grupos: (Grupo A) 10 sujeitos são praticantes de futsal em
contexto de desporto escolar; (Grupo B) 10 sujeitos não são praticantes de futsal em contexto
de desporto escolar.
O efeito da aplicação da unidade didática de futsal (de 12 aulas, repartida por 6 semanas) foi
avaliado em ambos os grupos de alunos no que refere ao conhecimento das regras de futsal e
habilidades técnicas (passe, receção, condução de bola, drible e remate). A avaliação do
conhecimento de regras foi realizada pela aplicação de um questionário e a avaliação das
habilidades técnicas através de uma bateria de testes de gestos técnicos. Os dois grupos
foram sujeitos a dois momentos de avaliação: momento inicial e momento final.
Foi aplicado o teste do Qui – Quadrado (X2) com vista a estudar as diferenças entre os grupos
e momentos de avaliação, tendo sido considerado um nível de significância de 5%.
Os resultados obtidos apesar de não serem significativos, sugerem que a unidade didática de
futsal, em alunos sem experiência prévia da modalidade (grupo B), melhoram os níveis de
sucesso em todos parâmetros avaliados. Todavia, a mesma unidade didática quando aplicada
em alunos com experiência prévia associada a uma prática concomitante de futsal no
desporto escolar (grupo A) não parece trazer qualquer vantagem significativa do ponto de
vista motor (exceto condução de bola) ou de conhecimento da modalidade.
O nosso estudo permite-nos concluir que a aplicação de uma unidade didática de futsal de 12
aulas induz efeitos positivos não significativos no desempenho motor e no conhecimento geral
das regras da modalidade. A prática de desporto escolar /futsal, concomitantemente com
esta unidade didática não parece induzir melhorias significativas nem tão pouco distintas face
a alunos que apenas fazem a unidade didática.
Description
Keywords
Desporto escolar Desporto escolar - Futsal Desporto escolar - Habilidades motoras Desporto escolar - Conhecimento de regras Educação física - Desporto escolar