Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os movimentos feministas não inventaram somente novas estratégias ou novos léxicos, mas, mais importante, conceberam um novo sujeito social, as mulheres: não apenas como leitoras, consumidoras e espectadoras de objectos culturais, mas também como escritoras, realizadoras e produtoras desses mesmos objectos culturais. O foco no cinema português realizado por mulheres correspondeu, assim, ao estudo de uma dupla invisibilidade: aquela que ultrapassa a consagração de alguns nomes, mas também o antagónico interesse da generalidade do público. Constatando-se que as cineastas portuguesas realizaram apenas 14 por cento das longas-metragens de ficção estreadas comercialmente nas últimas três décadas, defendem-se medidas de discriminação positiva, como a inserção de quotas na cedência de financiamentos e a própria criação de um festival de cinema de mulheres, em Portugal.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Pereira, Ana Catarina (2016) A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação. LabCom.IFP Books. Colecção: Ars. Universidade da Beira Interior. 378 páginas.

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

LabCom.IFP Books. Colecção: Ars. Universidade da Beira Interior