FCS - DCM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FCS - DCM | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Abreu, Antonio Alejandro Villasana de"
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- Além dos livros: O peer-teaching na formação médicaPublication . Mendes, Bruno de Sousa; Abreu, Antonio Alejandro Villasana de; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deIntrodução: O ensino por pares constitui uma estratégia pedagógica com benefícios amplamente reconhecidos na educação médica, mas a sua implementação nas escolas médicas portuguesas permanece limitada e pouco sistematizada, em contraste com o panorama internacional mais consolidado. Objetivo: Este estudo procura avaliar a perceção dos estudantes do 2.º e 6.º anos sobre sessões de ensino por pares, nomeadamente no que respeita ao impacto na aprendizagem, à organização da atividade, aos conteúdos abordados e à metodologia utilizada. Além disso, analisa-se a perceção dos participantes quanto ao desenvolvimento de competências académicas e pedagógicas, comparando-se a utilidade atribuída à metodologia por tutores e tutorandos, bem como o grau de satisfação global com a experiência. Metodologia: O presente estudo insere-se num projeto de inovação pedagógica, assente na metodologia de ensino por pares, implementado no Mestrado Integrado de Medicina durante o ano de 2023/2024. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal, com abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários anónimos à população-alvo. Resultados: Os alunos do 2.º ano consideraram as sessões úteis, bem organizadas e adequadas ao seu nível de aprendizagem, destacando o impacto positivo na compreensão de conteúdos clínicos e o ambiente informal facilitador da aprendizagem. Já os estudantes do 6.º ano reportaram ganhos significativos na consolidação de conhecimentos, na capacidade de comunicação e na confiança para ensinar, demonstrando também satisfação com a experiência de tutoria. Ambos os grupos manifestaram interesse na continuidade e expansão do modelo, reconhecendo o seu valor pedagógico e formativo. Conclusão: Os resultados do estudo reforçam que o ensino por pares é uma metodologia pedagógica valiosa e eficaz na educação médica, contribuindo significativamente para aprendizagem e desenvolvimento de competências em ambos os grupos de estudantes. As dificuldades identificadas, como a gestão do tempo e as barreiras linguísticas, indicam oportunidades concretas de aperfeiç0amento que poderão contribuir para uma integração mais eficaz e estruturada do ensino por pares no currículo médico, potenciando assim os benefícios desta metodologia para todos os intervenientes na formação dos futuros profissionais de saúde.
