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- Desenvolvimento de uma Aplicação Móvel para a Gestão de Consultas e Análises ClínicasPublication . Santos, Manuel Salvador de Sousa; Pombo, Nuno Gonçalo Coelho Costa; Santos, Ricardo Luís Coelho de Mendonça; Estrela, Telma Virgínia AlmeidaEste documento é um Relatório de Estágio produzido ao longo do meu Estágio na ULS da Guarda no Centro Informático na Ala Hospitalar. O foco principal do Estágio foi atender a uma das necessidades propostas pelo próprio Centro de Informática, o desenvolvimento de um sistema de informação hospitalar, uma aplicação móvel de gestão de Consultas, Análises e Meios Complementares de Diagnósticos e Terapêutica. Com a utilização de ferramentas de software modernas, o estágio permitiu não apenas o aprimoramento técnico do estágio, como também gerou soluções que visam agilizar fluxos internos e melhorar o atendimento aos pacientes. Este relatório descreve as atividades realizadas, os desafios enfrentados e os resultados obtidos ao longo do desenvolvimento.
- Sedação no doente crítico, uma revisãoPublication . Rodrigues, Carolina Sousa; Abreu, Jaime Miguel CorreiaA sedação em doentes críticos é uma prática essencial nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), visando garantir conforto, segurança e colaboração dos doentes durante procedimentos invasivos. A escolha adequada dos fármacos sedativos, a identificação das indicações clínicas, a avaliação de riscos associados ao excesso de sedação e sedação insuficiente, bem como a utilização de escalas de monitorização, são fundamentais para garantir a eficácia do tratamento e a melhoria dos resultados clínicos. A análise dos fármacos mais utilizados, como o propofol, o midazolam, e dexmedetomidina, destacam a importância de ajustar as doses conforme as necessidades individuais, minimizando efeitos adversos de cada uma delas, como por exemplo, a hipotensão, a depressão respiratória e a agitação excessiva. Além disso, a implementação de protocolos de sedação bem estruturados e a monitorização contínua dos níveis de sedação contribuem para a personalização do tratamento, otimizando a recuperação do doente e reduzindo o risco de complicações. A sedação adequada tem um impacto significativo no prognóstico, promovendo uma recuperação mais rápida e um menor tempo de permanência na UCI.
- Identificação das estratégias para a criação e implementação de um Centro de Responsabilidade Integrado num serviço de ortopediaPublication . Martins, Soraia Micaela Ferreira; Almeida, Anabela Antunes de; Costa, Bárbara Alexandra Freitas Novais da; Pascoal, Diogo Alexandre Marques Moita FerreiraA prestação de cuidados de saúde encontra-se fortemente condicionada por múltiplos determinantes de ordem política, social e económica. Neste cenário, a especialidade de Ortopedia tem vindo a afirmar-se como uma área transversal na prática clínica, com impacto em todas as faixas etárias e uma procura crescente por cuidados especializados. Esta realidade impõe às instituições de saúde o desafio de adotarem modelos de gestão mais eficientes e sustentáveis, capazes de responder à complexidade e exigência crescentes dos serviços hospitalares. Os Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) surgem como um modelo inovador de gestão clínica intermédia, promovendo a autonomia das equipas, a responsabilização por resultados e a otimização dos recursos. Com o objetivo de melhorar a acessibilidade, a qualidade, a produtividade e a eficiência dos cuidados prestados, os CRI alinham-se com as necessidades atuais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) português e com as tendências internacionais de reforma dos sistemas de saúde. A presente dissertação tem como objetivo identificar e analisar as estratégias mais eficazes para a criação e implementação de um CRI no contexto da Ortopedia, utilizando como caso de estudo o serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULS Cova da Beira). A investigação adota uma abordagem qualitativa e exploratória, centrada num estudo de caso, com base na revisão da literatura, na análise de documentos internos e num diagnóstico situacional da unidade em análise, incluindo análise SWOT. A partir dos resultados obtidos, foi elaborado um projeto de intervenção, o CRI-ORTO ULS Cova da Beira, que contempla uma nova estrutura organizacional, a definição de instrumentos de gestão, de entre os quais se destacam Balanced Scorecard, sistema de incentivos, avaliação de desempenho, bem como um plano de ação detalhado para a sua implementação. O projeto propõe uma reconfiguração dos processos clínicos e administrativos, o reforço da articulação multidisciplinar e a promoção de uma cultura organizacional centrada no utente e orientada para a excelência. Conclui-se que a implementação de um CRI de Ortopedia constitui uma oportunidade concreta para melhorar os indicadores assistenciais, reduzir os tempos de espera, aumentar a motivação das equipas e reforçar a sustentabilidade do serviço. Ao mesmo tempo, este modelo promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador, consolidando uma resposta mais eficaz às necessidades da população. O CRI-ORTO ULS Cova da Beira apresenta-se, assim, como uma solução replicável noutros contextos hospitalares do SNS.
- Cardiopatias Congénitas: a Influência da Epilepsia MaternaPublication . Santos, Patrícia Isabel Fernandes dos; Costa, Ricardo Jorge Barros da; Mendes, Inês Alexandre do CarmoIntrodução: As cardiopatias congénitas (CC) são as malformações congénitas mais frequentes e uma das principais causas de mortalidade infantil associada a anomalias estruturais e/ou funcionais. A epilepsia, uma condição neurológica comum em mulheres em idade fértil, levanta preocupações durante a gravidez, tanto pelos efeitos das crises epiléticas como pelos riscos teratogénicos dos antiepiléticos (AE). Objetivos: Com esta dissertação, pretende-se avaliar a associação entre epilepsia materna e o risco de desenvolvimento de CC no feto, quer pela relação fisiopatológica da própria doença quer pelo efeito da terapêutica de controlo instituída. Metodologia: Realizou-se uma revisão bibliográfica entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, obtidos através de bases de dados como PubMed, Google Scholar, Cochrane e Dynamed, bem como documentos oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Direção Geral de Saúde (DGS). Foram incluídos estudos dos últimos 25 anos, dada a escassez de publicações específicas. Resultados: Verificou-se que a epilepsia materna está associada a um aumento do risco de CC, sobretudo em casos de má adesão terapêutica, epilepsia refratária, crises generalizadas e uso de determinados AE, especialmente o valproato de sódio (VPA). A suplementação com ácido fólico demonstrou ter um papel protetor, mas é frequentemente insuficiente. As CC mais frequentemente associadas foram defeitos interventricular e interauricular, tetralogia de Fallot entre outras malformações estruturais cardíacas. Conclusão: A epilepsia na gravidez deve ser abordada de forma multidisciplinar e individualizada. A escolha adequada da terapêutica, o planeamento pré-concecional e a correta educação da doente são cruciais para minimizar o risco de CC no feto, garantindo a segurança materna e fetal durante a gestação e no pós-parto.
- Além dos livros: O peer-teaching na formação médicaPublication . Mendes, Bruno de Sousa; Abreu, Antonio Alejandro Villasana de; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deIntrodução: O ensino por pares constitui uma estratégia pedagógica com benefícios amplamente reconhecidos na educação médica, mas a sua implementação nas escolas médicas portuguesas permanece limitada e pouco sistematizada, em contraste com o panorama internacional mais consolidado. Objetivo: Este estudo procura avaliar a perceção dos estudantes do 2.º e 6.º anos sobre sessões de ensino por pares, nomeadamente no que respeita ao impacto na aprendizagem, à organização da atividade, aos conteúdos abordados e à metodologia utilizada. Além disso, analisa-se a perceção dos participantes quanto ao desenvolvimento de competências académicas e pedagógicas, comparando-se a utilidade atribuída à metodologia por tutores e tutorandos, bem como o grau de satisfação global com a experiência. Metodologia: O presente estudo insere-se num projeto de inovação pedagógica, assente na metodologia de ensino por pares, implementado no Mestrado Integrado de Medicina durante o ano de 2023/2024. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal, com abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários anónimos à população-alvo. Resultados: Os alunos do 2.º ano consideraram as sessões úteis, bem organizadas e adequadas ao seu nível de aprendizagem, destacando o impacto positivo na compreensão de conteúdos clínicos e o ambiente informal facilitador da aprendizagem. Já os estudantes do 6.º ano reportaram ganhos significativos na consolidação de conhecimentos, na capacidade de comunicação e na confiança para ensinar, demonstrando também satisfação com a experiência de tutoria. Ambos os grupos manifestaram interesse na continuidade e expansão do modelo, reconhecendo o seu valor pedagógico e formativo. Conclusão: Os resultados do estudo reforçam que o ensino por pares é uma metodologia pedagógica valiosa e eficaz na educação médica, contribuindo significativamente para aprendizagem e desenvolvimento de competências em ambos os grupos de estudantes. As dificuldades identificadas, como a gestão do tempo e as barreiras linguísticas, indicam oportunidades concretas de aperfeiç0amento que poderão contribuir para uma integração mais eficaz e estruturada do ensino por pares no currículo médico, potenciando assim os benefícios desta metodologia para todos os intervenientes na formação dos futuros profissionais de saúde.
