Departamento de Comunicação e Artes
Permanent URI for this community
[Departamento extinto em 21 de outubro de 2019]
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Artes by advisor "Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, desenho A, 10º anoPublication . Fernandes, Luís Miguel Mendes; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva; Branco, Luís António de MatosEste relatório descreve e caracteriza a Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade da Beira Interior. A PES decorreu na Escola Secundária com 3º CEB do Fundão, à área disciplinar de Desenho A, com uma turma do 10º ano, e ao Clube de Fotografia. Existiu um acompanhamento continuado às aulas durante o ano lectivo, e ainda a participação em diversas actividades extra-curriculares. A construção do relatório pretendeu caracterizar a PES e práticas pedagógicas que a acompanharam, através da análise e descrição dos momentos, características e instrumentos essenciais, acompanhado de reflexões críticas que revelam a visão e abordagem do autor ao Ensino. Desse modo, inclui uma análise a dois relatórios sobre o Ensino Artístico, dando a conhecer o panorama actual do Ensino Artístico em Portugal, e demonstrando a importância do ensino das artes e das capacidades criativas no desenvolvimento do ser e das sociedades. Compreende também um enquadramento da Escola Secundária com 3º CEB do Fundão através da sua caracterização, da cidade do Fundão e região em que se insere, e de instrumentos essenciais para a aplicação contextualizada das acções pedagógicas. Contém ainda uma análise ao programa da área disciplinar de intervenção, e uma reflexão crítica sobre o programa e a disciplina. São também apresentados e descritos os momentos mais determinantes na Prática de Ensino Supervisionada, traduzindo as práticas educativas do estagiário.
- Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, educação visual (7º e 9º anos)Publication . Correia, Tânia Sofia Gomes; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva; Gil, Maria GraçaO presente relatório foi elaborada como parte integrante da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, reflectindo o percurso formativo seguido pela professora orientadora do estágio e reflexão sobre os desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Assim, o relatório apresentado, divide-se em quatro capítulos, em que: no primeiro se expõe uma breve descrição do percurso académico e profissional da professora estagiária, indo ao encontro do seu curriculum vitae, tendo em linha de conta os aspectos enquanto trabalhador/estudante; o segundo capítulo apresenta o enquadramento teórico-conceptual no que diz respeito à disciplina em estudo (Educação Visual no 3º ciclo – 7º e 9º ano); o terceiro capítulo apresenta a caracterização da escola e as relações da escola com a comunidade, tendo em consideração os aspectos fulcrais para o ensino das Artes Visuais; por último, no capítulo quatro, são enumeradas e descritas as actividades desenvolvidas ao longo das aulas alvo de avaliação. O mesmo capítulo apresenta de forma descritiva os resultados obtidos, e aponta possíveis melhorias para a prática lectiva. Todo o relatório, apresenta a Prática de Ensino Supervisionada, especialmente nas actividades desenvolvidas e na reflexão crítica de alguns momentos de aprendizagem do professor estagiário em função dos desafios e das estratégias adoptadas. Com a Prática de Ensino Supervisionado, o professor enquanto estagiário irá adquirir uma maior preparação para ultrapassar obstáculos que forem surgindo no dia-a-dia na turma ou nas turmas que futuramente irá acompanhar, contribuindo para a melhoria do Ensino- Aprendizagem.
- Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º anoPublication . Martins, António Pedro Bastos Nunes; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva; Nunes, Aníbal CravoRelatório de Estágio. Testemunha a “vivência” da Prática de Ensino Supervisionada (PES), imprescindível para o futuro docente, no sentido de permitir a observação de profissionais de ensino mais experientes, interagir com adolescentes num percurso já vocacional, e entender a dinâmica escolar e escolástica. Enquadrado no currículo do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a PES funciona como instrumento potenciador de conhecimentos e atitudes, através da experiência profissional real. A Universidade da Beira Interior (UBI), instituição responsável pela escolha da escola para a PES, encaminhou o autor deste relatório para a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano de Castelo Branco, a cerca de 63km de distância da referida Universidade. A esta escola foi atribuído um núcleo de estágio constituído por quatro alunos do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, sendo-lhes atribuídas duas turmas do 11º ano, na disciplina de Geometria Descritiva A. Pretende-se relatar todo o percurso da PES, descrevendo os objectivos propostos, os métodos utilizados pelo estagiário para os cumprir, as metas alcançadas e as dificuldades identificadas no decurso do estágio. Assim, a estrutura deste relatório é composto por uma introdução ao ambiente de estágio e suas características, seguido por três capítulos fundamentais, nomeadamente: o primeiro capítulo referente à metodologia utilizada para a concretização dos objectivos propostos; um segundo capítulo sobre o enquadramento Teórico- Conceptual da prática de ensino/aprendizagem; a caracterização do local onde se desenvolveu a PES (terceiro capitulo); e um último, onde se relatam as actividades desenvolvidas, resultados obtidos e algumas reflexões finais.
- Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano: Escola Secundária-3 de Amato Lusitano, Castelo BrancoPublication . Morgado, Eugénia Margarida de Figueiredo; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva; Nunes, Aníbal CravoRelatório de Estágio no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3.º Ciclo no Ensino Básico e do Ensino Secundário, iniciado em Setembro de 2010, na Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, na cidade de Castelo Branco, sob a Orientação Pedagógica do Dr. Aníbal Cravo Nunes, na disciplina de Geometria Descritiva A, em duas turmas do 11.º ano (11.º E e 11.º N). As Regências, num total de quatro aulas, foram sempre assistidas pelo Orientador Cooperante e pelos colegas de Estágio. As Unidades Programáticas foram diferentes, obedecendo à Planificação e Cronograma Anuais. O Relatório de Estágio compreende a Introdução, três Capítulos, Conclusões, Bibliografia, Apêndice e Anexos. Na Introdução são apresentados os objectivos gerais do trabalho, a apresentação e caracterização da Autora deste Relatório, a disciplina focada e a metodologia seguida. No Capítulo I é efectuado o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições de trabalho e das turmas alvo. O Capítulo II é composto por uma abordagem ao Sistema de Ensino Português e a todos os mecanismos inerentes. O Capítulo III contém as planificações, as metodologias, o desenvolvimento das Unidades de Trabalho seleccionadas, os instrumentos de avaliação e a actividade extra-curricular realizada. As Conclusões proporcionam uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, associada a sugestões futuras, eventualmente mais eficazes para o ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva A. Por fim, os Anexos contém documentos orientadores da Escola, fichas de trabalho, material didáctico-pedagógico, entre outros documentos relevantes, dos quais alguns estão em CD.
- Prática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, geometria descritiva A, 11º ano: Escola Secundária-3 de Amato Lusitano, Castelo BrancoPublication . Martins, Sónia Catarina dos Santos Monteiro; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Bacelar, António Jorge Martins Aguiar da Silva; Nunes, Aníbal CravoRelatório de Estágio Pedagógico elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Estágio Pedagógico foi iniciado a 1 de Setembro de 2010, na Escola Secundária/3 de Amato Lusitano em Castelo Branco, sob a orientação pedagógica do Dr. Aníbal Cravo Nunes, na disciplina de Geometria Descritiva A, a duas turmas do 11.º ano. O período de leccionação ocorreu de Setembro de 2010 a Fevereiro de 2011. A prática de ensino supervisionada foi sempre assistida pelo Professor Orientador e pelos colegas do Núcleo de Estágio, António Pedro Martins, Eugénia Morgado e Paulo Chambino. O Relatório de Estágio compreende a Introdução, três Capítulos, a Conclusão, as Referências Bibliografias e os Anexos. Na Introdução são apresentados os objectivos gerais do Estágio Pedagógico. No Capítulo 1 é efectuado um enquadramento onde serão salientadas as características intrínsecas à escola Cooperante, a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, e a caracterização do Professor Cooperante, do núcleo de estágio e das turmas a que se leccionou durante o Estágio pedagógico. O Capítulo 2 contém o Enquadramento Teórico-Conceptual, destaca-se neste capítulo as fontes oficiais nacionais que regulamentam os planos de estudo e o programa da disciplina de Geometria Descrita A, na sua organização vertical e horizontal. O capítulo 3 considera a Prática Pedagógica e aporta a Planificação da Unidade de Ensino Leccionada, a Geometria Descritiva A, onde se faz uma contextualização programática e uma descrição da orientação curricular, da Metodologia de Ensino e da prática pedagógica. Por fim, a conclusão na qual se procurou compor uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. Os Anexos e apêndices contêm, entre outros, documentos orientadores da Escola, Fichas de Trabalho e PowerPoints.