FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by advisor "Alves, Helena Maria Batista"
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- Experiência de cocriação: A integração de recursos pelos consumidores num contexto dinâmico de eventos culturaisPublication . Jesus, Cátia Mendes de; Alves, Helena Maria BatistaA cocriação de valor tem-se tornado num ponto essencial que representa uma nova estrutura e dinâmica entre atores. Ou seja, o valor é cocriado em conjunto e reciprocamente nas interações entre atores, através da sua integração de recursos. Neste contexto surge o principal objetivo desta investigação: compreender se existe e quais as atividades de integração de recursos por parte dos consumidores de eventos culturais. Pretende-se analisar qual a efetiva contribuição da integração de recursos na experiência de cocriação dos consumidores, e quais as influências nos resultados da sua experiência tendo em consideração o papel preeminente do ecossistema. Inicialmente, foram realizados três estudos qualitativos assentes no evento Óbidos Vila Natal: 1) multilevel service design: que através de uma entrevista em profundidade à organização do evento permitiu identificar/compreender os principais atores/instituições que constituem o ecossistema, e quais os pápeis na experiência de cocriação dos consumidores; 2) netnografia que através de 153 comentários do Tripadvisor permitiu a identificação/compreensão dos elementos valorizados pelos consumidores; e 3) customer journey maps que através de 12 entrevistas em profundidade possibilitou a compreensão e descrição minuciosa da experiência, bem como, quando e quais os recursos dos consumidores que foram integrados. Estes estudos contribuíram para a maior compreensão dos recursos e dos fatores que exercem uma grande importância na integração de recursos, mas também foram essenciais para a avaliação preliminar dos pressupostos do modelo estrutural proposto, que foi analisado num quarto estudo. Nesse último estudo, utilizou-se como técnica de recolha de dados um questionário online e foi obtida uma amostra válida de 541 indivíduos. As respostas obtidas serviram de base para a abordagem quantitativa e avaliação do modelo através de um sistema de equações estruturais, utilizando-se o SmartPLS3.0. A análise do modelo comprovou a maioria das relações previstas nas hipóteses e obteve níveis de correlação interessantes. Os resultados indicaram uma influência positiva dos constructos do contexto de serviço dinâmico sobre os recursos do consumidor, à exceção dos contextos sociais com outros atores e o ambiente e elementos extrínsecos sobre os recursos físicos dos consumidores; tal como não foi verificada a relação entre serviço/atividades prestadas e os recursos sociais. Os resultados também indicaram uma influência positiva dos recursos dos consumidores sobre os resultados da experiência vivida; à exceção dos recursos culturais e sociais sobre a satisfação dos consumidores. No geral, comprovou-se a importância e o papel do ecossistema para que os clientes de eventos integrem diferentes recursos e obtenham resultados positivos, sendo fatores a considerar pelas organizações de eventos para que se diferenciarem e sustentem as suas vantagens nos dias atuais.
- A lógica dominante de serviço na cocriação no ensino superior: Impactos da orientação dominante de serviço no ensino e aprendizagemPublication . Cruz, Maria de Fátima Pires da; Alves, Helena Maria Batista; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaA cocriação de valor, na perspetiva da lógica dominante de serviço (LDS), posiciona a cocriação do valor do serviço educacional como um fenómeno que ocorre independentemente das estratégias adotadas. Entretanto, pode-se alcançar melhores resultados para todas as partes envolvidas, quando: (i) existe um maior entendimento das partes sobre o ecossistema no qual emerge o valor e (ii) são desenvolvidas normas, práticas e capacidades para fomentar a cocriação do valor do serviço educacional, e consequentemente os benefícios para as partes interessadas. Esta perspetiva posiciona no centro das estratégias do ensino superior, o papel do aluno como ator e cocriador e a aprendizagem do aluno como o primeiro resultado do valor do ensino superior. Em consequência, após décadas em que a marketisation no ensino superior despertou uma forte discussão entre a literatura educacional e a literatura de marketing, sobre o papel do aluno no serviço do ensino superior, na última década alguns autores tem vindo a sustentar que a perspetiva da LDS, parece convergir os interesses do marketing e os interesses da literatura educacional. Em paralelo, não obstante, os avanços numa maior compreensão sobre o fenómeno da cocriação de valor na perspetiva da LDS, os autores Vargo et al.( 2017) alertam pela necessidade de reforçar a compreensão sobre a forma como o valor emerge e como é determinado numa perspetiva de ecossistema baseado no serviço. Nesse contexto, o objetivo geral desta tese é conceptualizar e propor medidas estratégicas sobre o fenómeno da cocriação no ecossistema de serviço do ensino superior utilizando as lentes da LDS. Assim, como contribuição para a literatura, estabeleceu-se como objetivos específicos: (i) propor um modelo conceptual sobre o fenómeno da cocriação no ecossistema de serviço do ensino superior, combinando a literatura de marketing e gestão com a literatura educacional; (ii) desenvolver e validar um instrumento que permita mensurar as capacidades de cocriação do docente no ensino superior, recorrendo ao conceito de orientação dominante de serviço (iii) explorar o impacto da orientação dominante de serviço do docente nos mecanismos de cocriação do aluno no ensino superior, recorrendo aos constructos de engajamento do aluno na aprendizagem e comportamento de participação ativa do aluno em sala, respetivamente. Com recurso a pesquisa nas bases de dados da Web of Science e da Scopus, identificamos cinco linhas de investigação no estudo da cocriação no contexto do ensino superior. Com esta identificação, elaboramos um modelo conceptual explicativo do processo de emersão de valor do ensino superior. Após a revisão da literatura, apresentamos uma proposta de diferenciação dos conceitos de cocriação do serviço educacional e cocriação do valor do serviço educacional, culminando com a apresentação de um modelo que exemplifica esses dois fenómenos colocando no centro o processo de ensino aprendizagem. A literatura sugere ser estrategicamente importante desenvolver capacidades que possam fomentar a cocriação de valor em qualquer sistema de serviço. Assim, o segundo objetivo específico foi alcançado num processo desenvolvido em seis etapas, através das quais desenvolvemos e validamos uma escala de mensuração da orientação dominante de serviço do docente no ensino superior denominada Teacher-S-D Orientation. Tanto quanto é do nosso conhecimento trata-se da primeira proposta de mensuração da ODS do docente. Para alcançar o terceiro objetivo específico da tese, procedeu-se a uma nova recolha de dados quantitativos, aplicando a escala desenvolvida no estudo anterior. Os resultados sugerem que a orientação dominante de serviço do docente tem impacto, positivo e significativo, em todos os constructos do engajamento do aluno na aprendizagem e no comportamento de participação ativa do aluno no ensino superior. No geral, como implicações estratégicas sugere-se que em paralelo a adoção de estratégias de melhoria da qualidade do serviço de ensino, as IES adotem uma nova perspetiva sobre o processo de aprendizagem dos alunos no contexto do ensino superior, apoiando e fomentando a integração dos recursos de todos os atores envolvidos. Aos docentes sugere-se que investam em aprimorar as capacidades de interação como ferramenta estratégica de fomento da cocriação no contexto do ensino superior, em paralelo com o desenvolvimento das competências técnicas e implementação de metodologias que fomentam a cocriação com os alunos.