Departamento de Comunicação, Filosofia e Política
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação, Filosofia e Política by advisor "Camilo, Eduardo José Marcos"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação do AcontecimentoPublication . Henriques, Ana Maria Paulo; Camilo, Eduardo José MarcosExistem incompatibilidades entre as atividades de relações públicas e jornalismo. Têm interesses diferentes, em que os primeiros dão preferência aos valores corporativos, e os segundos aos valores-notícia. No âmbito dessas complementaridades e diferenças, a organização dos pseudoacontecimento ocupa um lugar central. Os pseudoacontecimentos são uma das inúmeras ferramentas das relações públicas, seja através da produção de notas de imprensa ou encenação de acontecimentos para serem reportados pelos jornalistas. Através da difusão de notas de imprensa, a assessoria de imprensa tem um grande impacto na produção noticiosa, podendo criar pseudoacontecimentos, conseguindo influenciar a opinião pública ao mesmo tempo que melhora a reputação de determinada organização. Desta forma, o estudo tem como objetivo apurar a importância que os jornais locais dão às notas de imprensa, tal como entender como as duas atividades se intercalam para difundirem os acontecimentos, e por fim, verificar se há de facto persuasão e propaganda. O presente relatório resulta de um estágio de três meses no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Alcobaça, com a observação direta sobre a comunicação realizada numa organização política e municipal. Será sustentado pela avaliação de dados recolhidos através da assessoria de imprensa efetuada no estágio, com a realização da análise de conteúdo ao clipping, e ainda, entrevistas abertas a especialistas das duas áreas. Descobriremos como os jornais locais, na sua maioria, modificam as suas notícias em relação às notas de imprensa enviadas pelo gabinete, existindo de facto incompatibilidades entre as relações públicas e o jornalismo, sendo possível relacionar o pseudoacontecimento com a persuasão.
- A Fotografia como Estratégia Publicitária na Rede Social InstagramPublication . Menezes, Gabriela Cristina de Fazio Muniz; Camilo, Eduardo José Marcosforma online com a preferência gerada na decisão de compra dos consumidores, utilizando a fotografia como estratégia publicitária na rede social Instagram. Para fundamentação teórica, foram utilizados livros e artigos como referenciais teóricos, abordando conceitos de publicidade, fotografia com foco em elementos e técnicas fotográficas, fotografia publicitária, fotografia gastronômica de cariz promocional, necessidades de consumo e Instagram. A pesquisa e estudo em questão, procuraram perceber se há maior preferência dos espectadores nas fotografias produzidas de forma elaborada em comparação com as fotografias capturadas sem atenção aos detalhes. Para isso, foi realizada uma investigação através de um inquérito que abordou o tema com imagens comparativas de um mesmo alimento oriundo de um mesmo estabelecimento.
- O impacto global da pandemia no futuro da comunicação desportiva e do envolvimento dos adeptosPublication . Alves, Tiago Miguel Gomes Rato; Camilo, Eduardo José MarcosA presente dissertação foca-se na seguinte problemática: de que forma a pandemia da CoViD-19 afetou os meios da comunicação do mundo do futebol, e de que modo poderá esta comunicação sofrer alterações, no futuro, em consequência da pandemia. A sua estrutura inclui um relato sobre a experiência de estágio na área da comunicação, e sobre a forma como este auxiliou a compreensão de uma comunicação estratégica em primeira mão. Segue-se um aprofundamento teórico sobre a comunicação estratégica e organizacional e finaliza com as conclusões e hipóteses em relação ao tema. O estágio realizado na empresa de relações públicas e Marketing digital Do It On, como Assistant Account, durante os meses de dezembro a maio de 2021 e 2022, foi utilizado como base para a compreensão da problemática da comunicação estratégica no pré e pós pandemia. Durante o estágio foram adquiridos conhecimentos sobre esta área, que permitiram retirar ilações sobre as consequências da pandemia sobre a forma de comunicar das organizações. Este estágio foi fundamental para compreender de que forma os meios de comunicação sofreram alterações com a pandemia, mesmo fora do âmbito desportivo. A comunicação de massas obedece a certos padrões, algo cujo estágio me ajudou a compreender e a aprender A comunicação estratégica transformou-se com a pandemia, sobre tudo no mundo do futebol, onde a mesma se tornou o principal elo entre os adeptos e os clubes. Uma vez mais, o estágio, assim como a recolha de dados junto de organizações desportivas, contribuíram para uma perceção global sobre a comunicação estratégica do antes e pós pandemia, auxiliando, desta forma, a resposta à problemática abordada. Sendo a pandemia uma emergência excecional, o número de estudos realizados junto dos profissionais de comunicação é reduzido. Neste sentido, foi desenvolvido um questionário que visou a recolha de dados entre os coordenadores de comunicação de diferentes clubes de futebol, e a sua posterior relação com o impacto da pandemia no processo de comunicação dos mesmos, bem como com os contratempos que com ela surgiram.
- O Papel Estratégico da Comunicação Interna para a Motivação dos Colaboradores do Grupo EDPPublication . Carvalhinho, Adriana Pinto; Camilo, Eduardo José MarcosAtualmente o mundo encontra-se em constante transformação criando desafios para as organizações. No âmbito desses novos desafios, a comunicação de frente interna assume um papel estratégico através do qual passa a disponibilizar aos colaboradores de uma organização, não só informações sobre o seu trabalho, mas também sobre a própria empresa, o seu negócio, propósito e estratégia promovendo, simultaneamente, a sua identificação com a organização, graças à veiculação de valores que estabelecem uma cultura comum. Com o objetivo de perspetivar a comunicação interna em contexto organizacional e o papel que desempenha na motivação dos colaboradores, a presente investigação, realizada durante um estágio de três meses na Direção de Comunicação do Grupo EDP, conduziu à obtenção de dados que permitem entender, como o desafio de uma comunicação interna bem estruturada e fundamentada num modelo sustentado de liderança que se reflete e interage com a motivação e satisfação dos colaboradores e no desenvolvimento das organizações.
- O populismo nos Tweets do presidente Jair BolsonaroPublication . Chaves, Valteir Teixeira; Camilo, Eduardo José Marcos; Santos, David GeraldesPara compreender a estrutura de produção de sentido e de argumentação do discurso populista apresentado em nosso objeto de estudo, o marco teórico inicial que delimitamos neste trabalho é o discurso persuasivo, observado a partir da retórica, da dialética erística e da teoria da argumentação. Feita essa aproximação, observamos o fenômeno do populismo sob a ótica dos principais teóricos contemporâneos, de modo a compreender as características e a relevância do fenômeno no cenário político mundial. Em seguida, aplicamos ao discurso populista um modelo de análise textual fundamentado na semiótica greimasiana, a fim de compreendermos a estrutura de produção de sentido do discurso populista. A partir desse enquadramento teórico, analisamos o discurso produzido e propagado, via Twitter, pelo atual presidente do Brasil, o Sr. Jair Messias Bolsonaro, durante o pleito eleitoral de 2018. Esta análise é feita a partir de duas dimensões: a primeira fundamenta-se na análise semiótica textual, no âmbito das estruturas discursivas, e se dedica a descortinar quais foram os temas e quais foram as figuras investidas para criar efeitos de sentido, como o do desejo da renovação política e do antipetismo. A segunda dimensão de análise fundamenta-se na observação dos argumentos produzidos com o objetivo de clarificar a estrutura dos argumentos e quais foram as recorrências argumentativas.