Departamento de Comunicação, Filosofia e Política
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Browsing Departamento de Comunicação, Filosofia e Política by advisor "Correia, João Carlos Ferreira"
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- A ação da Censura durante o Estado NovoPublication . Barata, Carolina Faustino; Correia, João Carlos FerreiraO jornalismo tem vindo a desempenhar um papel fulcral na sociedade contemporânea, não só como prestador de informação, mas também como formador da opinião pública, porque é através da atividade jornalística que se introduz na sociedade os principais temas da atualidade e se constrói a realidade social da coletividade. Assim, se o jornalismo não existisse ou fosse de alguma forma reprimido nas suas funções, as pessoas não teriam conhecimento daquilo que se passa ao seu redor. A atividade do jornalista oferece à sociedade uma conceção daquilo que é a realidade no momento presente, através da descrição dos factos associados a acontecimentos que se sucedem, e se de alguma forma essa atividade é controlada a favor de uma personalidade, o jornalismo deixa de ser uma profissão direcionada para a verdade. Na história do jornalismo português, esta ação direcionada para a verdade foi reprimida, pelo regime salazarista ou Estado Novo, entre 1933 e 1974, uma época onde as pessoas apenas conheciam a realidade que era transmitida por um governo autoritário. Muitos foram os meios de comunicação que viram a sua atividade controlada, para proteção do regime e dos seus ideais. Exemplo disso foi o Jornal do Fundão, que esteve suspenso durante seis meses devido à publicação de uma notícia, que não estava de acordo com a ideologia do Estado Novo. Esta dissertação pretende então verificar quais foram as mudanças operadas na atividade jornalística do Jornal do Fundão, do período antes da suspensão para o período depois do reaparecimento deste meio de comunicação regional.
- Comunicação e deliberação democrática: o acesso à informação na esfera pública fragmentadaPublication . Limão, João Paulo da Silva Costa; Correia, João Carlos FerreiraAs modernas democracias liberais têm sido colocadas em causa e acusadas de desvirtuamento de alguma da sua essência. Em resposta a esses desafios e críticas, têm surgido propostas de iniciativas democráticas inovadoras, de tipo participativo e deliberativo. Experiências que exigem a verificação e avaliação do alcance dos seus objetivos. De que modo se processa a participação cidadã? Será alcançável o pressuposto da democracia deliberativa? Poderão os mecanismos testados nestas experiências ser aplicados em outros contextos da sociedade? Perante estas questões, os orçamentos participativos sobressaem como objeto de estudo, pela longevidade e implantação geográfica destas experiências e pela natureza aberta dos seus processos comunicativos e participativos, que não circunscrevem o debate a minipúblicos controlados, mas expandem-se pelo espaço público. Assim, esta investigação, realizada através de um estudo de caso, pretendeu analisar a possibilidade de observação de uma esfera pública no contexto de um orçamento participativo deliberativo municipal, a partir da verificação de conceitos teóricos fundamentais na democracia deliberativa como a universalidade, inclusão e exposição transversal, num cenário de fragmentação do espaço público. Os resultados da análise mostram a existência de um subsistema deliberativo de comunicação e uma esfera pública aberta, mas desequilibrada, em que os pressupostos da inclusão não se encontram completamente satisfeitos, existindo níveis desiguais de presença de discursos e de pontos de vista. Simultaneamente, observou-se um escasso índice de exposição transversal, que corrobora a possibilidade de tensões entre participação e deliberação.
- Jornalismo de proximidade em rede: Proposta para criação de modelos de negóciosPublication . Ramos, Giovanni Ricardo; Correia, João Carlos FerreiraA revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo com a internet, causou uma profunda transformação nos modelos de negócios do jornalismo. A perda da publicidade, os novos hábitos das audiências, a entrada de novos concorrentes e questionamentos a credibilidade geraram uma crise no jornalismo que foi agravava nos meios de comunicações regionais, que tiveram dificuldades para fazer a transição para o digital e encontram hoje desafios para se estabeleceram em um mercado cada vez mais globalizado e digital. Esta tese de doutoramento discute os caminhos para o jornalismo de proximidade enfrentar a crise dos modelos de negócios da comunicação. Aprofunda-se a discussão sobre uma das alternativas, a cooperação entre meios de comunicação, concorrentes ou não. Trata-se da ideia de que jornais unidos podem oferecer um produto maior e melhor e com custos menores. A cooperação mediática, que pode convergir formatos por meio da internet, atua também na esfera comercial e administrativa dos meios de comunicação, pois juntos, podem possuir mais força para buscar parceiros, publicidade e recursos. A partir de uma revisão bibliográfica sobre todos os movimentos de jornalismo que atuaram em rede, sejam com outros meios, seja com a sociedade civil, esta tese desenvolve primeiramente um mapa conceitual sobre jornalismo de proximidade em rede. Depois, apresenta-se um método para jornais, rádios e outros meios locais poderem fazer projetos em rede. Estudos de casos de associações mediáticas que possuem projetos em rede e uma proposta para um grupo de media regionais portugueses validaram o método desenvolvido sob o conceito de jornalismo de proximidade em rede.
- Os jovens e os aplicativos de relacionamento virtual: Uma nova forma de se relacionar ou o reconfigurar de antigas práticas?Publication . Silveira, Ana Paula Almeida da; Correia, João Carlos FerreiraOs jovens cada vez mais interagem socialmente através da internet. O uso crescente de aplicativos de conversa, namoro ou de influências e comunidades, vem proporcionando a este grupo etário uma crescente e contínua ampliação do seu círculo de comunicação. A presente proposta de investigação tem como interesse investigar em que medida um determinado grupo de jovens relacionam-se por aplicativos de relacionamento, criando ou reconfigurando uma nova cultura afetiva. Utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa, por intermédio de grupo focal, tenciona-se perceber o que há de tão atrativo em escolher e conhecer pessoas no plano virtual para relacionar-se com ela. Como as mudanças comportamentais e seus relacionamentos através da internet e de aplicativos de namoro – seja para amizades, encontros casuais ou relacionamentos futuros – podem contribuir para a percepção do modelo cultural vigente utilizado pelos jovens para se relacionarem entre si, buscando compreender as práticas utilizadas e quais as motivações que os levam a esses aplicativos, tendo como destaque o cenário atual de uma pandemia mundial, que distanciou fisicamente ainda mais pessoas próximas.
- Multiperspetivas na construção de contra-frames: uma aplicação da Frame Analysis à coletânea “Vozes da Utopia”, de Svetlana AlexievichPublication . Azevedo, Nisia Alejandra Rizzo de; Correia, João Carlos FerreiraEsta investigação busca compreender como a escritora ucraniana Svetlana Alexievich, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura (2015), pelo conjunto de livros de não-ficção que produziu, constrói contra-frames (Chong & Druckman, 2007a, 2007b, 2011, 2012) para os frames dominantes associados a três macro-frames (Constantinescu & Tedesco, 2007) presentes na cultura soviética: a Grande Guerra Pátria, o Grande Império e o Homem Soviético. Trata-se de um enfoque contra-hegemónico (Correia, 2004b; Fairclough, 2001) em relação aos discursos sobre os acontecimentos relatados nos cinco livros da coletânea “Vozes da Utopia”: “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher” (1985)”, “As Últimas Testemunhas: Cem Histórias sem Infância” (1985), “Rapazes de Zinco: a Geração Soviética Caída na Guerra do Afeganistão” (1989), “Vozes de Chernobyl: História de um Desastre Nuclear” (1997) e “O Fim do Homem Soviético: um Tempo de Desencanto” (2012). Buscamos enquadrar o suporte utilizado pela autora para tecer os contra-frames, construídos a partir de múltiplas perspetivas e de forma polifónica (Bakhtin, 2002, 2010), enquadrado, nesta tese, simultaneamente, como Jornalismo Literário (Kramer, 1995; Lima, 1993, 2004; Martinez, 2016, 2017) e Literatura Documental do tipo Testemunhal (Chillón, 1999, 2014). O “coro de vozes” coletadas pela autora tensiona a ordem vigente, por meio da revalorização de utopias (Mannheim, 1952; Ricoeur, 1986, 2007), configuradas por novas formas de pensar e sentir os acontecimentos registados e o próprio sentido do que é o socialismo na vida quotidiana das pessoas. Além do contexto histórico dos eventos tratados nos livros, buscamos evidenciar, a partir da Frame Analysis, um percurso histórico, epistemológico e metodológico desta teoria comunicacional, e selecionar conceitos operacionais úteis para a análise dedutiva empreendida, como as noções de macro-frame, frames dominante e genérico e contra-frame, com o suporte de metodologias auxiliares: a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso. Nosso propósito é evidenciar as relações de sentidos entre as variáveis identificadas, a partir de padrões discursivos de tensionamento de sentidos dominantes associados a cada um dos macro-frames, por meio da apresentação de frames genéricos, nomeadamente os de conflito (Smetko & Valkenburg, 2000), que trazem novas perspetivas para compreender os acontecimentos e posicionam as vozes das pessoas comuns no lugar de protagonistas de frames individuais, contrapostos a frames que, por tanto tempo, foram valorizados na cultura soviética. A obra da autora, apesar de não ser factual, tensiona as versões para os factos de que trata, por meio de novos sentidos, utopias e sentimentos dos que viveram as transformações sociais, económicas e políticas que culminaram com o fim da URSS, em 1991.
- A pandemia e o jornalismo de checagem Casos Lupa (Brasil) e Polígrafo (Portugal)Publication . Borges, Fátima Regina de Oliveira; Correia, João Carlos FerreiraA disseminação de fake news tem atingido diferentes camadas da sociedade e encontrou nas redes sociais um potencializador. Essa realidade foi verificada na pandemia causada pelo vírus da Covid-19. O aparecimento do vírus provocou um aumento no número de informações falsas no Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp. A maioria dos países puderam sentir a interferência dessas falsas informações nos seus programas de controle da doença e do vírus. Em países como o Brasil, governos populistas e negacionistas aproveitaram para atuar diretamente em grupos de apoio, tornando ainda mais difícil o controle da pandemia em algumas regiões. Governos desse tipo apostam desde o início na desinformação e na minimização da doença, via notícias falsas ou duvidosas. Ao mesmo tempo, surgem instrumentos verificadores que desmentem essas informações, como as agências de factchecking. Diante desse quadro, esta pesquisa procura mostrar, como essas notícias falsas são controladas ou desmentidas nesses dois países. Para isso, tomaram-se a agência de factchecking, Lupa (Brasil) e o Jornal Polígrafo (Portugal). A intenção era mostrar de que forma esses dois canais minimizaram os estragos da disseminação das informações distorcidas.
- O recurso a estereótipos relativos ao interior de Portugal nas telenovelas nacionaisPublication . Salvador, Inês Silva Soares; Correia, João Carlos FerreiraEm 2022, o produto rei do horário nobre português, a telenovela, assinala números redondos no que concerne à sua existência e exibição: celebram-se 45 anos da transmissão da primeira telenovela em Portugal, “Gabriela, Cravo e Canela” (1977), e comemoram-se 40 anos de ficção feita em língua portuguesa (“Vila Faia”: 1982). Em quatro décadas foram impostos vários desafios, primeiro à “caixinha mágica” e, depois à própria telenovela. O streaming desviou a audiência e potenciou a criação de conteúdos mais personalizados e individualizados. A digitalização tomou o lugar dos formatos de receção tradicionais e fomentou o fim do consumo familiar de produções telenovelisticas. Por inerência, provocou um abismo na reflexão conjunta, no debate coletivo e na socialização: cada um vê o que quer, quando quer e no dispositivo que mais o cativa. Todavia, se esta é uma realidade que se enfrenta, também é verdade que tem sido superada com eficácia. As telenovelas continuam a ser o conteúdo mais consumido na televisão portuguesa. As massas, tidas como homogéneas e indistintas, continuam a querer ver o seu reflexo no ecrã. Embora seja definida como um género televisivo pertencente à indústria cultural, a telenovela tem como objetivos, desde sempre e como pedra de toque, a transmissão de uma mensagem, o agitar das consciências e a representação, não só do que é aceite, familiar e conhecido, mas também do que fica distante e daquilo que só se conhece superficialmente. As telenovelas visam representar as diferentes identidades, reforçando o sentimento de identificação com a audiência e abrindo horizontes para existências dissemelhantes. Os teóricos dizem que é inevitável a construção de imagens mentais simplificadas sobre determinados grupos e que essa é, inevitavelmente, uma característica vertida na ficção. Em Portugal já foram produzidas dezenas de telenovelas. Contudo, nos últimos anos, verifica-se uma maior representação de temas como: o interior, a vida em zonas menos urbanas e as aldeias do Portugal profundo. Neste sentido, a problemática desta investigação visa analisar a forma como o interior de Portugal é representado em duas telenovelas nacionais, produzidas com alguns anos de diferença, pela mesma produtora, a SP Televisão. O principal objetivo desta dissertação é analisar se, de facto, em “A Serra” (SIC) e em “Bem-Vindos a Beirais” (RTP1) se recorreu a estereótipos para representar as zonas de baixa densidade populacional em Portugal. Por conseguinte, é decisivo compreender se a apresentação que é feita da interioridade, corresponde ou não ao real, se é pejorativa ou benevolente ou se é atual. Para responder à problemática desta pesquisa, realizou-se, numa primeira fase, um enquadramento teórico. Aqui, procedeu-se a uma delimitação do conceito de interior de Portugal, a uma reflexão sobre a história, evolução e desafios associados à televisão e a uma cogitação acerca das telenovelas, desde a sua origem no folhetim até aos contributos sociais que acarreta. Sobre o produto “nobre” da televisão portuguesa, estudou-se, ainda, o seu trajeto em Portugal, os seus objetivos e a sua proximidade com a audiência. Também na Parte I desta investigação, discorreu-se sobre o tema dos estereótipos e avaliou-se a sua presença na televisão, em geral, e nas telenovelas, em particular. A análise dos projetos telenovelisticos que representam o interior do país também não foi esquecida. Na parte empírica desta pesquisa, para além de se apresentarem as técnicas utilizadas para a recolha de dados e se expressarem os motivos que justificam a escolha de métodos qualitativos, procedeu-se à observação e contraposição dos resultados obtidos. Os dados recolhidos permitem inferir que a telenovela continua a ser o produto mais valioso da televisão portuguesa, gerando a adesão e fidelização da audiência diariamente. As telenovelas são uma maratona para quem escreve e uma distração e ensinamento para quem as acompanha. As representações que são feitas de determinadas realidades não condicionam, na maioria dos casos, o consumo de “A Serra” e de “Bem-Vindos a Beirais”.