FCSH - DPE | Documentos por Auto-Depósito
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSH - DPE | Documentos por Auto-Depósito by Author "Almeida, Leandro S."
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e Estudos Iniciais de Validação em Universitários PortuguesesPublication . Oliveira, Ema Patrícia de Lima ; Merino, María Dolores; Privado, Jesus; Almeida, Leandro S.A relevância da investigação centrada no bem-estar tem sido reforçada ao longo das últimas décadas, em especial após a emergência da Psicologia Positiva. Neste âmbito, é necessário investir na construção e validação de instrumentos adequados para avaliar as dimensões inerentes a um funcionamento psicológico saudável. Este estudo pretende adaptar e validar a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP; Merino & Privado, 2015) junto de uma amostra de universitários portugueses. Participaram no estudo 1131 estudantes de duas universidades, com média de idade de 19.6 anos. Além da EFPP, para efeitos de validade de critério foi aplicada a Satisfaction With Life Scale (SWLS; Diener et al., 1985). Os resultados evidenciam boas propriedades psicométricas da EFPP, tanto ao nível da fiabilidade como da validade. Dada a escassez de instrumentos de avaliação do funcionamento positivo que se tenham revelado satisfatórios no nosso país, a utilização desta escala poderá ser recomendada, particularmente com jovens universitários.
- Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantesPublication . Oliveira, Ema; Merino, María Dolores; Privado, Jesus; Almeida, Leandro S.Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.
- Metaphor creation: A measure of creativity or intelligence?Publication . Barros, Débora Pereira; Primi, Ricardo; Miguel, Fabiano Koich; Almeida, Leandro S.; Oliveira, EmaThe goal of the present study was to verify whether the “Metaphor Creation Test” would really be a measure with unique characteristics of creativity, or a different way of evaluating constructs already known as intelligence. Two differentiated groups were considered: group 1 was comprised by 90 late course students, and group 2 included 73 undergraduate students from Architecture and Urbanism courses. The results showed lower correlation between metaphors production and abstract reasoning (r= .31) comparing with verbal reasoning test (r= .48). Correlations between the constructs reproduced what was already found in other studies, that is, intelligence and creativity are related, but not strongly enough to affirm that they are the same construct; therefore they are different but related constructs.
- O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadasPublication . Almeida, Leandro S.; Oliveira, Ema; Silva, Manuela; Oliveira, CristianoEste artigo apresenta os resultados da aplicação de uma escala de descrição dos alunos assumidos pelos professores como sobredotados ou com mais altas capacidades. [...]
- Torrance Test of Creative Thinking: The question of its construct validityPublication . Almeida, Leandro S.; Prieto, Lola; Ferrando, Mercedes; Oliveira, Ema; Ferrándiz, CarmenSome cognitive dimensions are internationally considered by psychologists to describe and to assess creativity. For example, (Guilford, P. (1976). Creatividad y Educaci ´on. Buenos Aires. Ed. Paidos) and (Torrance, E. P. (1977). Discovery and nurturance of giftedness in the culturally different. Reston, VA: Council on Exceptional Children) suggested fluency, flexibility, originality and elaboration are the main cognitive processes used to define and assess creativity. However, data from several empirical studies did not confirm a factor structure in accordance with such cognitive functions, despite of the wide use of TTCT (Torrance Tests of Creative Thinking) in different countries. In this paper, we present new data collected in Spain and Portugal with TTCT. According to our data, those cognitive functions supposedly present on a subject’s performance are not so strong as to explain the variance in scores. Elaboration factors assume some variance explanation, but the main factors are identified with the products in each subtest, suggesting the importance of format, content and demand on TTCT specific tasks. Consequently, we suggest some reflections to amplify the debate concerning the definition of creativity and its evaluation in psychology.