FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FAL - DA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Author "Almeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma"
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- Tendências Socioculturais e Branding de ModaPublication . Almeida, Patrícia Sofia de Andrade Palma; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoAtualmente existem inúmeras marcas no mercado, algumas delas desempenham papeis de extrema relevância na sociedade. O desafio para as marcas emergentes é encontrar uma forma de se destacarem, através da criação estratégica de elementos gráficos e de tendências que fornecem ferramentas essenciais para a criação de novas identidades. Este projeto pretende relatar a criação e o desenvolvimento de uma marca de acessórios de moda, em concreto uma marca de eyewear Portuguesa. Numa primeira abordagem foi realizada uma revisão literária que engloba as temáticas da Moda, do Eyewear, das Tendências Socioculturais e do Branding. De seguida, foi realizada uma triangulação composta pelos seguintes métodos: análise visual; análise do ADN e a análise de tendências. A análise efetuada permitiu mapear a estrutura identitária de marcas de eyewear em Portugal. Através da análise visual das marcas (independentes) foi encontrada uma coerência na identidade visual, no target e nas suas aplicações, nomeadamente nos materiais. Em relação à análise do ADN, foram destacadas nas marcas portuguesas de eyewear a ecologia, a cultura, a modernidade, a qualidade, a intemporalidade, a sustentabilidade e o fabrico handmade. Por último, foi desenvolvida a análise de tendências, onde foi possível destacar, a microtendência “Nostalgia” e a macrotendência “The Full Gaze Of Sustainability”. Aliado a isto, pode entender-se as tendências socioculturais que emergem neste contexto explicam as mentalidades latentes no meio onde estas marcas habitam. Tal processo contribuiu no desenvolvimento do projeto de eyewear intitulado: “Blondie Lines”. Os resultados da análise permitiram criar esta marca que combina a herança familiar, com a arte e a sustentabilidade.