FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FCSH - DS | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Author "Amorim, Ruben Samuel Lino Gomes"
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- Educação para o empreendedorismo: a educação para o empreendedorismo nos cursos de licenciatura de Educação Social em PortugalPublication . Amorim, Ruben Samuel Lino Gomes; Madeira, Maria José AguilarA presente investigação tem como objetivo analisar a existência da educação para o empreendedorismo na organização curricular dos cursos de licenciatura em educação social. Paralelamente importa identificar as instituições do ensino superior que lecionam este tipo de curso e analisar a perceção dos seus coordenadores relativamente à incorporação do empreendedorismo nos respetivos planos de estudos. Dada a atual conjuntura nacional e europeia o estudo do empreendedorismo assume um papel relevante no âmbito da economia social. Por outro lado não se verifica qualquer estudo no que respeita à educação para o empreendedorismo na educação social, o que vem acrescentar valor à investigação. Deste modo releva-se para o contributo que adiciona originalidade mas também limitações no que respeita ao acesso de material bibliográfico. Ao nível metodológico foi necessário verificar, através dos sítios na internet das instituições de ensino superior, se integram unidades curriculares ou conteúdos programáticos ligados ao empreendedorismo. Na fase posterior foram selecionadas para a realização de uma entrevista quatro instituições de ensino superior das quais duas integram unidades curriculares ou conteúdos programáticos relacionados com o empreendedorismo e outras duas que não integram. Esta investigação analisa vários conceitos, como a educação social e o seu surgimento como licenciatura em Portugal, o empreendedorismo social, o intrapreendedorismo e a educação para o empreendedorismo, demonstrando a sua relação com o tema da investigação. Os resultados demonstram que existe por parte das instituições de ensino superior que não integram o empreendedorismo na sua organização curricular uma preocupação evidente em fazê-lo. Relativamente às instituições de ensino superior que lecionam o curso referido e que integram conteúdos programáticos ou unidades curriculares ligadas ao empreendedorismo manifestam uma opinião muito positiva no que respeita ao impacto no futuro dos seus diplomados, uma vez que pode favorecer a sua integração no mercado de trabalho, bem como potenciar a autonomização das suas populações alvo das suas intervenções.