FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DA | Documentos por Auto-Depósito by Author "Cunha, Paulo"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- O Cinema e a Educação no Estado NovoPublication . Cunha, Paulo
- Cinema Português: Um Guia EssencialPublication . Cunha, Paulo; Sales, MichelleEste projeto nasceu em janeiro de 2009, fruto de uma vontade conjunta em criar uma ferramenta de trabalho que fosse útil para quem quer iniciar estudos ou aprender mais sobre cinema português. O objetivo central inicial era apresentar um texto conciso e de referência na introdução ao estudo do cinema português, esperando que se torne, pela qualidade e atualidade, uma obra de referência para todos os que pretendam conhecer mais da cultura portuguesa, em particular da história e estética do cinema português. [...]
- Cinemas Pós-Coloniais e PeriféricosPublication . Sales, Michelle; Cunha, Paulo; Leroux, LilianeO fim do colonialismo como estrutura de poder ecônomico, político e cultural não impediu que formas orgânicas ao modo de pensar e sentir europeus permanecessem ativos e extremamente vivos nas antigas possessões coloniais espalhadas mundo afora. Como forma de poder inerente à própria modernidade, o colonialismo se constituiu no plano da ficção, da imagem e da cultura de delírios de superioridade e supremacia europeia, legitimados pela visão eurocêntrica que se impunha como pensamento universal. [...]
- Gabriel Abrantes: o contador de estóriasPublication . Cunha, PauloVindo das Artes Plásticas, mas com formação académica em Cinema e Artes Visuais, Gabriel Abrantes começou por fazer cinema em contexto de galeria, realizando e produzindo filmes essencialmente para serem exibidos em exposições de artes plásticas. No entanto, desde cedo começou a construir um universo estético muito singular no contexto do cinema português contemporâneo. O objetivo deste trabalho é conhecer o percurso cinematográfico de Gabriel Abrantes, identificar referências e filiações éticas e estéticas, e tentar uma análise plástica, temática e estética à sua obra filmica.
- Guerra Colonial e Colonialismo no Cinema PortuguêsPublication . Cunha, PauloO principal objectivo que nos move a discorrer o presente texto consiste no desejo de analisar as relações existentes entre 0 cinema português e um dos acontecimentos históricos mais importantes do séc. XX. Um estudo sobre Guerra Colonial e Colonialismo no Cinema Português permite-nos alinhavar as principais ideias que marcam a evolução do pensamento colonialista na sociedade e na cultura portuguesas. Interessa-nos sobretudo reconhecer 0 impacto da Guerra Colonial na sociedade portuguesa através de uma forma de expressão colectiva privilegiada pela sua enorme capacidade de comunicação de ideias e de produção cultural. [...]
- Guiné-Bissau: as imagens coloniaisPublication . Cunha, Paulo
- Nós por cá... As causas do desencanto do Povo (e do cinema) portuguêsPublication . Cunha, Paulo; Ribas, DanielEste texto pretende discutir e reflectir o filme As Mil e Uma Noites (Miguel Gomes, 2015) numa espécie de diálogo com a história cultural portuguesa e também com a história e a situação actual do cinema português.
- Olhares: Manoel de OliveiraPublication . Sales, Michelle; Cunha, PauloNo segundo ensaio deste livro trata-se do trânsito de Manoel de Oliveira entre uma dita marginalidade e uma afi rmada ofi cialidade enquanto cineasta do país. A presente colecção de textos é marca da centralidade que o cinema de Oliveira tem ocupado ao longo da sua carreira e sem dúvida que sobretudo durante os tempos mais recentes, em que o realizador gozou das atenções – académicas e não só – que na nossa sociedade se dedicam aos anciãos, aos que persistem, aos que não abandonam os seus projectos e lhes dedicam cada valioso dia das suas vidas. [...]
- Our Lady of Fatima and Marian Myth in Portuguese CinemaPublication . Cunha, Paulo; Ribas, DanielThe Marian myth and Our Lady of Fatima are part of a long tradition in Portuguese society. They form a collective unconscious that belongs to Portuguese culture from the intense fights of the First Portuguese Republic, through the New State dictatorship until the Democratic regime instated on 25 April l974. As a consequence, Portuguese cinema also portrays, throughout its history, the apparitions of the Virgin Mary, known in Portugal since the late 1920s as Our Lady of Fatima. It is the purpose of our study to analyze how the apparitions and Our Lady of Fatima appear in Portuguese national cinema and the way it portrays the Marian myth.
- Pedro Costa, portugiesischer filmemacherPublication . Cunha, Paulo; Ribas, DanielDer portugiesische Filmemacher Pedro Costa gilt als einer der wichtigsten cinephilen Regisseure des zeitgenössischen Kinos. Sein Werk ist voll komplizenhafter Verweise auf andere Blicke unterschiedlichster Herkunft und Epochen. Es ist beispielsweise offensichtlich, was er Filmemachern des klassischen amerikanischen Kinos wie John Ford schuldet oder Vertretern aus dem Bereich derB-Movieswie Jacques Tourneur. Im Angesicht der Filme von Costa wird deutlich, wie essenziell das Studium der Filmgeschichte für ihn gewesen sein muss, bevor er selbst Regisseur wurde. Es gibt ein kulturelles Gepäck, das jedes seiner Werke unablässig mit sich führt, so als ob es sich, in den Worten Adrian Martins, um einen >>Palimpsest« handelte: >>Bei Costa erreichen wir eine andere, gehaltvollere Ebene ( ... ): Er hat die Poetik bestimmter Filmemacher so sehr verinnerlicht, man könnte auch sagen, so tiefgehend gelebt (in der Sphäre des Imaginären), dass sich im Aufeinandertreffen all dieser Visionen, all dieser Welten, alldieser Erinnerungen ein einzigartiger Palimpsest gebildet hat: Sein Erkennungszeichen ist dieses verknotete Dickicht, das zu verworren, verschmolzen und verwandelt ist, als dass es sich jemals wieder auftrennen lassen könnte in seine verschiedenen Ursprungselemente.«1 In seinen zahlreichen Interviews hat Costa immer zugegeben, in der Schuld von Filmemachern wie Jean-Luc Godard, Jean-Marie Straub und Daniele Huillet, Nicholas Ray oder Yasujiro Ozu zu stehen, und die cinephile Kritik identifizierte in den letzten Jahren unzählige Bezüge in seinen Filmen (oftmals, wie wir in Kürze sehen werden, auch zur Musik und bildenden Kunst)