Browsing by Author "Garcez, Ana Paula Braga"
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- Efeitos dos Fatores Cognitivos e Psicológicos em Ambiente de Praxe Académica na Intenção EmpreendedoraPublication . Garcez, Ana Paula Braga; Franco, Mário José BaptistaO desenvolvimento económico de uma nação é suportado, em parte, pelo empreendedorismo, pois este permite a criação de emprego, agrega valor a novos produtos e/ou serviços e é visto como catalisador de desenvolvimento social. Para estudar este fenómeno, a intenção e comportamento dos potenciais empreendedores (estudantes) tem sido fortemente investigada. Neste contexto, surgem os seguintes objetivos desta investigação: (1) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos dos estudantes universitários influenciam a intenção empreendedora, (2) analisar se os fatores psicológicos e cognitivos influenciam a integração na praxe académica e (3) avaliar o efeito que a intenção empreendedora pode ter na integração da praxe académica. Para alcançar estes objetivos este estudo incidiu numa amostra de estudantes do primeiro ano (primeira inscrição) dos diversos cursos que fazem parte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Beira do Interior (UBI), Portugal. Para alcançar estes objetivos, recorreu-se a uma abordagem metodológica quantitativa e como instrumento de recolha de dados recorreu-se a um questionário administrado junto dos alunos selecionados para o presente estudo (N= 321). A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e a modelos com equações estruturais. Com a realização deste estudo conclui-se que os fatores cognitivos e psicológicos dos estudantes influenciam a intenção empreendedora dos estudantes. Em relação ao segundo objetivo, que procurava avaliar a influência dos fatores psicológicos e cognitivos na integração dos estudantes na praxe académica, não foram verificados efeitos diretos estatisticamente significativos dos fatores psicológicos e cognitivos na praxe. Embora esta relação não tenha sido confirmada, esta fortalece a investigação no sentido de evidenciar que nem todos os estudantes que participam na praxe têm os fatores psicológicos e cognitivos necessários para o empreendedorismo, pois alguns estudantes que participam neste ritual fazem-no unicamente pelo desejo de integração e socialização. Finalmente, com base nos resultados obtidos conclui-se que a intenção empreendedora exerce uma influência positiva na praxe académica dos estudantes universitários. Também se verificou o efeito indireto dos fatores psicológicos nesta relação entre a intenção empreendedora e a praxe. Assim, os resultados obtidos mostram que os estudantes que têm uma intenção empreendedora percebem positivamente a praxe académica. Esta relação é importante, já que o fortalecimento das self competências dos estudantes (por exemplo, o comportamento autoeficácia, autoconfiança, entre outros), podem fortalecer as suas capacidades empreendedoras. De facto, os jovens estudantes são considerados os agentes futuros fundamentais para o desenvolvimento económico, e disseminação do trabalho autónomo e a criação de novas empresas. Algumas implicações para a teoria e prática nesta área de investigação são também apresentadas.
- The Influence of the Structural Pillars of Digital Academic Entrepreneurship on University Students’ Entrepreneurial IntentionPublication . Garcez, Ana Paula Braga; Franco, Mário José Baptista; Silva, Ricardo Moreira daIn the dynamic, complex and emerging environment which characterises the phenomenon of digital academic entrepreneurship, accelerating in the post Covid-19 period, digital technology has become essential in educational processes. Setting out from the general lines of the Theory of Planned Behaviour and Sociotechnical Theory, this research aimed to analyse the influence of digital academic entrepreneurship on university students’ entrepreneurial intention. Specifically, four studies were carried out from the following research question: What are the influences of the pillars of digital academic entrepreneurship on university students’ entrepreneurial intention? The four specific studies aimed to: (1) Map studies on digital entrepreneurship, digital technology and digital transformation, and propose a structural model of analysis for digital academic entrepreneurship; (2) Propose a conceptual model of analysis to allow assessment of the Soft Skills dimension; (3) Propose a conceptual model of analysis to allow assessment of the Hard Skills dimension, and (4) Analyse the influence of the pillars (Hard Skills and Soft Skills-.) of digital academic entrepreneurship on university students’ entrepreneurial intention and how that relation can be mediated by the theory of planned behaviour. The methodological strategy adopted here was based on an exploratory study, as this type of study aims to explain the reasons, ideas and motivations underlying the phenomenon of digital academic entrepreneurship and its influence on university students’ entrepreneurial intention. To validate the structural model proposed in this research, a quantitative approach was also adopted, using a final sample of 761 Portuguese (51%) and Brazilian (49%) university students. The systematic literature review (SLR) method was also used to understand the extent and depth of the existing body of work. Data analysis was carried out through exploratory and confirmatory factor analysis using structural equation models. The results allow the conclusion that the pillars of digital academic entrepreneurship (Hard and Soft Skills) have a direct and indirect positive influence on university students’ entrepreneurial intention. The empirical evidence also suggests that the direct effects of Hard Skills (Management tools, Digital processes and Digital products) and Soft Skills (Individual characteristics; Cultural characteristics and Knowledge sharing) are slightly less than the total indirect effects between these pillars and entrepreneurial intention, when considering the mediations of Entrepreneurial Attitude and Perceived Behavioural Control, and even when inserting Subjective Norms as a mediator with these dimensions. These results raise a number of pertinent questions that warrant deeper reflection, not just in the scientific and academic community, but also among political and government entities. This research also provides important evidence to expand digital entrepreneurial education in higher education institutions (HEI), as it contributes to greater understanding of intention and the factors leading to formation of that intention among higher education students. Other implications for theory and practice are also presented.