Browsing by Author "Theodoro, Victor Silva"
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- Comunicação dialógica: as plataformas digitais como ferramentas inovadoras de interação socialPublication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, GiselaEste artigo tem como objetivo destacar a importância das re- lações públicas para o estreitamento de laços, através do social media, entre a organização e o público-alvo. A metodologia adotada, análise de conteúdo, busca identificar as características dialógicas propostas por Kent e Taylor (1998, 2002) e Kent (2010). Conclui-se que a empresa brasileira Ponto Frio/Br adota de forma inovadora a comunicação dia- lógica como característica base de seu perfil, enquanto que a empresa Worten/Pt utiliza a rede social apenas como ferramenta comercial.
- Ética das relações públicas: os casos da Public Relations Review e Journal of Public Relations ReserachPublication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, GiselaEste artigo tem como objetivo compreender a importância atribuída à investigação em ética nas revistas especializadas em relações públicas, em especial nas publicações Public Relations Review e Journal of Public Relations Research (2000-2015). Por meio do método bibliométrico, pode-se enumerar os artigos e categorias de acordo com o tema e perceber que, apesar da importância de estudar a ética das relações públicas, este ainda é um tópico pouco discutido nas principais revistas científicas especializadas nesse campo de investigação.
- Ética e Comunicação Organizacional: uma análise crítica das perspectivas éticas na construção de relacionamentos internos nas organizaçõesPublication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, GiselaEste estudo tem como objetivo principal apresentar as principais linhas norteadoras de um projeto de investigação centrado nas ações e estratégias das relações públicas nas empresas Embrapa/Brasil e Iniav/Portugal, à luz de diferentes doutrinas éticas. Descreve-se ainda criticamente o método e técnicas de pesquisa a utilizar - focus group, entrevista em profundidade, análise diacrônica e análise de conteúdo. Com este projeto de investigação procura-se entender como a ética das relações públicas perpassa a construção de ações de comunicação direcionadas para o público interno.
- Ética nas relações públicasPublication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela Marques PereiraEste trabalho tem como principal objetivo perceber qual é o fluxo e quais os temas referidos dentro do universo da ética nas relações públicas foram publicados nas revistas Public Relations Review e Journal of Public Relations Research, entre os anos 2000 e 2015. Para isto, como método de pesquisa utilizou-se a análise bibliométrica para identificar autores que publicaram em ambas as revistas, compreender os principais temas abordados no universo da ética nas relações públicas, analisar os artigos que se enquadram no tema estudado e entender se o tema foi discutido entre os anos 2000 e 2015 nas revistas analisadas. A partir das análises, constata-se a necessidade de ampliação do número de artigos publicados nas revistas referentes ao tema estudado, tendo em vista a necessidade da ética para a institucionalização profissional como prática legítima no contexto organizacional e social.
- Processo comunicacional em instituições de saúde: reflexões sobre as relações de poderPublication . Barths, Camila; Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, GiselaPretende-se com este paper refletir sobre os aspectos que permeiam as áreas da comunicação organizacional e saúde, e busca-se compreender as relações de poder nas instituições saúde, a partir do conceito de Poder Simbólico (Bourdieu). Parte-se de discussões já em andamento a respeito da comunicação organizacional em hospitais universitários públicos e assim problematiza-se o papel da comunicação para a concretização de políticas públicas nestes espaços. Refere-se além de Bourdieu (2012), os autores Araújo e Cardoso (2007), França (2009), Vizer (2011), Müller (2010), Guareschi (2013) e Ihlen (2016) para embasar e estruturar o artigo, e a pesquisa bibliográfica como metodologia para a reflexão (Fachin, 2003). Como considerações, infere-se que este é um campo complexo para os relacionamentos, onde os embates simbólicos estão presentes nos discursos, linguagens e ações. A comunicação atua como mediadora e potencializa as relações de poder neste contexto que apresenta desafios para a efetiva concretização de políticas nas organizações públicas.
- Vinte anos de investigação em Portugal: análise bibliométrica às atas do GT comunicação organizacional e institucional da SOPCOMPublication . Theodoro, Victor Silva; Barths, Camila; Gonçalves, GiselaEste artigo tem como principal objetivo analisar as actas do Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) durante os dez congressos realizados em Portugal. Para isto, realizou-se uma análise bibliométrica com o intuito de identificar a quantidade de artigos publicados em comparação com os demais Grupos de Trabalho, os gêneros, países/universidades dos pes-quisadores e também o perfil destas investigações (práticos/teóricos). Após a recolha e interpretação dos dados, conclui-se que há uma maior representatividade do gênero feminino e que o número de artigos publicados pelo GT estudado foi aumentando progressi-vamente ao longo do tempo.
