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- Relatório de Estágio Curricular no Centro de Estudos IbéricosPublication . Pires, Marisa Salgueira; Pedro, Luis Guilherme dos Santos MarquesA Península Ibérica é hoje em dia um território com um a vasta história e detent ora de um passado cultural muito rico . O passado que Portugal e Espanha percorreram permite - lhes hoje terem uma relação de cooperação a vários níveis, mas essencialmente uma relação que apela à preservação de toda a sua história e o que dela resultou. A fr onteira que separa ambos os países poderia ser considerada como um entrave nas relações de ambos, no entanto, existe uma cultura de fronteira, onde se vê a fronteira como uma linha de partilha de saberes e de vivências, um lugar de intercomunicação e não u m lugar de separação e de corte de relações. Embora a cooperação de ambos contribua positivamente em diferentes aspetos, os tempos em que vivemos obriga a que se unam esforços para preservar a relação de cooperação e amistosa, assim como a cultura e a ide ntidade única que ambos possuem. Devido ao mundo globalizado e à integração europeia , que se tornou muito vincada, obriga a que tomem medidas e esforços para manter presente, e ao mesmo tempo funcional, o “fundo cultural” que se tem tentado ao longo dos an os preservar . O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) é uma instituição que se preocupa em preservar a Cultura Ibérica e refo rçar os laços de cooperação e o estreitamento das relações entre a Portugal e Espanha, com especial incidência na região transfronteiri ça . Tem o intuito de z elar pelo encontro e refor ço das relações dos dois países e não deixar a identidade e cultura ibérica desvanecer no quadro internacional . O interesse em desenvolver um Estágio Curricular no CEI surgiu por este se constituir como uma d as principais plataformas de investigação e reflexão das questões associadas à Cultura e Cooperação Ibérica . O Estágio realizado é o resultado de três meses de experiência profissional no Instituto supramencionado. O relatório sobre o mesmo ocorre como obj eto final de avaliação para a conclusão do Mestrado em Relações Internacionais. E, compreende uma série de elementos diretamente ligados ao Instituto e às atividades desenvolvidas durante o período de Estágio.
- A cobertura dos repórteres de guerra na Síria durante a primavera ÁrabePublication . Andrade, Sofia Vanessa Medina; Carvalheiro, José Ricardo Pinto; Ferreira, Liliana Domingues ReisA presente investigação tem como finalidade a compreensão da importância que as coberturas jornalísticas conferem ao processo de tomada de decisão- decision making process e a sua evolução até à actualidade. A análise deste cenário à luz da guerra civil síria, ainda a decorrer torna-se a finalidade do presente estudo. Contudo, para tornar a compreensão do cruzamento das duas áreas académicas- Relações Internacionais e Comunicação, a sua aplicação prática incidirá no contexto português e na observação da realidade portuguesa face à colocação dos conflito internacional da síria na agenda mediática nacional. Para tal será feita uma contextualização teórica e histórica acerca do cruzamento das duas áreas contempladas através da análise de entrevistas a jornalistas portugueses que estiveram na Síria. O presente estudo pretende perceber as dinâmicas da realidade portuguesa face aos conflitos internacionais, assim como a relevância que estes assuntos conferem à agenda mediática nacional. A focagem instantânea e permanente da cobertura mediática sobre um conflito específico, ou um incidente internacional funciona como catalisador da atenção pública e política. São os designados assuntos «da ordem do dia», retentores de noticiabilidade máxima e compressores do tempo reativo das forças políticas. Tal modus operandi mediático exige uma constância na vigilância por parte dos atores políticos que se sentem impelidos a estar em «modo de tempo real» permanente, a se mostrar inteirados sobre essas matérias e a assumir publicamente posicionamentos e decisões políticas. Através do fenómeno das redes sociais e da sua interacção com os meios de comunicação, que se tornou evidente com o fenómeno da Primavera Árabe assistiu-se à alteração no exercício do poder no seio da comunidade internacional e no processo de tomada de acção. Conclui-se a importância dos meios de comunicação para o processo de tomada de decisão e sustenta-se que no caso português o pouco destaque conferido aos conflitos de ordem internacional deve-se não pela inexistência de coberturas por parte dos jornalistas portugueses, mas sobretudo pelas deficiências ainda visíveis no sistema mediático nacional que se reflectem na formação da opinião pública nacional quanto à verdadeira realidade dos conflitos internacionais.
- Relatório de Estágio Embaixada de Portugal em ParisPublication . Ramos, Andreia Cunha; Gomes, Teresa Maria Resende Cierco; Pedro, Guilherme MarquesO Estado, qualquer que seja, necessita de se relacionar com outros atores das Relações Internacionais a bem da sua integridade e interesses. Desenvolvem, por isso, relações económicas, políticas, sociais e outras, pois isolados não subsistiriam. Compete à Embaixada a promoção de relações amistosas entre o Estado acreditado e o Estado acreditante, e a representação do seu Estado em assuntos de cariz político, diplomático, económico, cultural e de defesa, num plano bilateral. Cabe-lhe ainda a função de informar não só o Estado português como todas as Embaixadas e Representações portuguesas, de todos os desenvolvimentos políticos, económicos ou sociais que sejam pertinentes. De facto, a Embaixada de Portugal em Paris, representada pelo Sr. Embaixador Moraes Cabral, torna-se num intermediário do Estado português em França. Apesar do papel fundamental da Embaixada na defesa dos interesses do Estado Português, esta fornece ainda apoio administrativo e social à comunidade Portuguesa – não descurando das competências e obrigações dos Consulados a este nível. O Estágio Curricular na Embaixada de Portugal em Paris resultou do interesse de presenciar a representação e promoção do Estado português através da Missão Diplomática, por esta estar diretamente relacionada com o sucesso ou insucesso da política externa. Este relatório é, desta forma, produto de três meses de experiência e de conhecimento profissional, que permite terminar o Mestrado de Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior.