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- Lyophilization and a preliminary thermodynamic characterization of recombinant SCOMT_His6Publication . Coval, Rúben Miguel Oliveira; Passarinha, Luís António Paulino; Pedro, Augusto Quaresma HenriquesCatechol-O-methyltransferase (COMT, EC 2.1.1.6) was first described in 1958. COMT is a monomeric enzyme magnesium dependent that is involved in the inactivation of catechol substrates such as dopamine, epinephrine and norepinephrine. COMT is an important target in protein engineering due to their role in normal brain and their possible role in human neurological disorders such as Parkinson's, schizophrenia, depression and Alzheimer's disease. Actually, the most effective treatment for Parkinson’s disease is a triple prophylaxis consisting of the dopamine replacement with levodopa together with an inhibitor of aromatic amino acid decarboxylase and an inhibitor of COMT. In recent years, several COMT inhibitors have been developed for Parkinson's disease treatment, and there is considerable interest in developing new and more effective inhibitors. To do so, two points should be taken into consideration. Firstly, although large quantities of COMT can nowadays be produced through biotechnological processes, is still difficult to maintain the protein in a stable and active state mainly in a more pure state, like that achieved after a chromatographic step. There is no fast way to get active protein unless all the process since the production or (in case of frozen cells) since the lyses was done. To overcome this limitation, in this work, a lyophilization process applied to a purified immobilized-metal affinity chromatograph (IMAC) COMT fraction was study with the objective to store or transporting this fractions more easily and for longer periods. The second aspect to take into account concerns the inhibitors of COMT produced. With the number of new inhibitors being produced, is important to study their interactions with the protein. The microcalorimetric technics appears as a good means to kinetically characterize these interactions. So, also in this work, is discussed an initially approach to establish an isothermal titration calorimetry (ITC) method to study interactions between the COMT enzyme and the 3,5-dinitrocatechol (3,5-DNC) inhibitor.
- Plasticidade Cognitiva: Um estudo de caso de estimulação cognitiva em idososPublication . Fernandes, Ana Filipa Raposo; Simões, Maria de Fátima de JesusOs estudos sobre a plasticidade cognitiva demonstram que o cérebro tem a capacidade de modificação e de adaptação e que através dos programas de treino cognitivo se pode preservar um bom nível de eficiência nas pessoas idosas, bem como possibilitar a recuperação dos processos cognitivos. Assim, na velhice, as pessoas podem e efetivamente continuam a adquirir novas informações e habilidades, bem como ainda são capazes de lembrar e usar as habilidades que já conhecem. Assim, é importante criar programas que permitam aos idosos institucionalizados a manutenção das capacidades cognitivas e funcionais, bem como uma boa auto-estima e qualidade de vida, pelo que a estimulação cognitiva pode proporcionar o aumento da capacidade funcional e consequentemente da autonomia e independência do idoso. Nesta perspetiva, foi realizado um estudo com recurso a atividades lúdicas da plataforma de jogos Nintendo Wii®, o que permitiu uma melhoria nas funções cognitivas e psicomotoras dos participantes, bem como uma maior socialização entre os mesmos. O estudo é de natureza qualitativa — estudo de caso — com dois participantes do sexo masculino (idades: 71 e 79 anoa) residentes numa instituição particular de solidariedade social, tendo sido a observação o principal método de avaliação após a aplicação do Mini Mental State Examination (MMSE). Os resultados observados ao longo do programa verificaram-se satisfatórios na medida em que foi observada interação entre os participantes e foi visível uma melhoria nas capacidades cognitivas e motoras.
- Gestão de Projectos na Indústria da Construção Civil: Aplicação da Engenharia ElectromecânicaPublication . Ramos, Jorge Manuel Nunes; Matias, João Carlos de OliveiraO principal objectivo a atingir na gestão de projectos é um produto final, com o melhor desempenho possível, numa perspectiva dinâmica e flexível, ou seja, procedendo as alterações necessárias que se verifiquem durante o avanço do mesmo projecto. O estudo dos aspectos referentes a um projecto de construção civil, exige que saibamos clarificar qual a dimensão do nosso domínio de investigação relativo a gestão de projectos de construção civil, mais conhecidos por “obras de construção civil” para tal é necessário clarificar e apreender conceitos tais como: a gestão de riscos, a gestão da segurança, a gestão do ambiente, a gestão financeira, a gestão da qualidade, entre outros. Da mesma forma, é necessário conhecer os processos e os grupos de processos, entre eles: a iniciação, o planeamento, a execução, a monitorização e o controlo, o grupo de processos relativos ao encerramento do projecto. Devemos ainda salientar as fases de um projecto, entre elas a concepção, o desenvolvimento, a implementação e fase da conclusão, o ciclo de vida de um projecto, o tipo de estruturas existentes, os tipos de gestão, etc. E demais conceitos intervenientes que serão abordados ao longo desta dissertação. Esta dissertação tem por objectivo descrever o modelo de gestão de projectos/ gestão de obras, para o caso particular de um grande grupo empresarial com destaque para a aplicação da Engenharia Electromecânica dentro desta organização. O quadro de referência proposto e apresentado foi adaptado a partir da observação, dos dados, registos em arquivos, durante a experiência de seis anos e do enquadramento como engenheiro de especialidades na estrutura da organização da empresa. Além disso, alguns dados foram recolhidos a partir da discussão de opiniões, reflexão e conclusões unânimes com colegas e ex colegas desta empresa. Para a consecução do objectivo supracitado utilizou-se como metodologia de investigação o estudo observacional descritivo do tipo estudo de caso, utilizando como unidade de análise o estudo das técnicas de gestão de projectos na área de construção civil e aplicação da Engenharia Electromecânica na empresa.
- Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Bastos, Tiago André da Silva; Martins, Júlio Manuel Cardoso; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daCapítulo 1 Neste capítulo encontra-se sintetizado o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF), durante o ano letivo 2014/2015, orientado pelo professor António Belo. Este estágio pedagógico resultou numa experiência indispensável, que contribuiu bastante para o meu crescimento profissional, pessoal e social, proporcionando-me vivências reais daquilo que é o contexto escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Assim, ao longo deste documento descrevo os objetivos que tracei para o desenvolvimento do ano escolar referido, os da própria escola e do grupo de educação física - como foi realizado toda a avaliação dos alunos, todos os meus pontos fortes e fracos, terminando com todas as atividades onde estive inserido. Em suma, este relatório surge do esforço de uma reflexão de todo o trabalho produzido na escola durante o ano letivo, focando as adversidades sentidas e ultrapassadas, tal como os aspetos positivos desta experiência. Capítulo 2 O projeto de seminário é um processo fundamental para compreendermos melhor a realidade do contexto escolar. Ajuda-nos a perceber os métodos e técnicas aplicadas por professores experientes e professores inexperientes, através da realização de entrevistas e da análise das respostas obtidas. A amostra passa por três professores experientes com mais de sete anos de lecionação da escola na qual estamos a estagiar, o Agrupamento de Escolas do Fundão, e três professores inexperientes com menos de três anos de lecionação. Para além da amostra selecionada, é descrito neste projeto todo o processo da entrevista e o planeamento, bem como o material a utilizar. De uma forma mais específica, neste estudo será importante perceber qual a melhor forma de melhorar uma aula de Educação Física, não só na sua organização, mas também com o tipo de exercícios a realizar para aumentar o aproveitamento e empenho nas aulas, por parte dos alunos. A seleção de exercícios e a motivação que esses mesmos criam nos discentes é um aspeto fundamental no contexto escolar, pois vai-nos permitir perceber melhor a planificação e a metodologia utilizada nas aulas de Educação Física por parte de professores com diferentes tipos de abordagens e experiência.
- As experiências subjetivas de ser pai/mãe de crianças autistas enquanto cuidadores informaisPublication . Fernandes, Joana Raquel Ochoa; Augusto, Amélia Maria CavacaO Autismo é uma doença do foro neurológico que afeta o funcionamento do cérebro, criando problemas relacionados com sentimentos, pensamentos, linguagem e dificuldade de interação social. É uma doença difícil de diagnosticar e para a qual ainda não existe cura. Por vezes, os investigadores focam-se nos doentes em si acabando por esquecer a família e quem os rodeia. Por esse motivo achei importante tentar compreender as experiências subjetivas dos pais de crianças autistas enquanto cuidadores informais. Num sentido diferente do que foi avançado por investigações quer analisaram o estigma associado a certas doenças, os autistas não sentem o estigma nem o rótulo, porém as suas famílias sim. Sobre elas recaí o peso de viver com uma criança “diferente”, evitando assim frequentar sítios público e reformular as suas rotinas. Os apoios existentes não são muitos, e nem todos têm o mesmo acesso a eles. Financeiramente, a Segurança Social dispõe de alguns subsídios a que os pais se podem candidatar. A nível educacional, existem escolas com Unidades de Ensino Estruturado (UEE), contudo, esta oferta não existe em todas as escolas nem em todos os distritos. A nível terapêutico existe um conjunto de serviços, mas, de novo, nem todos têm as mesmas probabilidades de beneficiar deles, pois há crianças que não fazem as terapias adequadas à sua condição por elas não existirem na sua zona de residência. Por fim, existem ainda associações de apoio para crianças autistas, mas estas não se encontram próximas das localidades de residência dos entrevistados. A desigualdade no acesso a serviços e recursos é também um aspeto que marca a experiência destes(as) pais/mães, sendo que a maioria não tem condições económicas para procurar respostas alternativas. A nível de apoio para os próprios pais estes não o procuram por acharem desnecessário, sendo a família o principal pilar de apoio, quando necessitam. Não se relacionam com pais em situações semelhantes devido à falta de confiança e vivem isolados socialmente. Viver com uma criança autista interferiu no plano de ter mais filhos, com o receio que o próximo fosse igualmente autista, ou com receio da reação das pessoas, pela experiência que já tinham vivido com o filho. A cura da doença seria o melhor que poderia acontecer aos pais das crianças afirmando que melhoraria não só a vida dos seus filhos, mas também a deles.
- Caracterização dos níveis de metais em amostras de pó doméstico e a sua relevância para a saúde humanaPublication . Neves, Sara Raquel Mateiro; Pastorinho, Manuel Ramiro Dias; Sousa, Ana Catarina AlmeidaA avaliação da qualidade do ambiente interior, particularmente do ambiente doméstico, por ser aquele em que o ser humano passa a maior parte do seu tempo, reveste-se de particular importância. Esta qualidade é modulada por um conjunto de fatores entre os quais se encontram os contaminantes ambientais com potencial tóxico, que têm por essa razão vindo a ser quantificados de forma consistente no pó doméstico, uma matriz com grande capacidade integradora. Esta matriz complexa comporta-se como um concentrador e repositório de muitas substâncias químicas persistentes e tóxicas como, por exemplo, os metais cujos efeitos deletérios na saúde humana se encontram bem descritos. Apesar de existirem vários estudos sobre os níveis de metais em pó domestico, não há dados relativos a estes contaminantes para amostras de pó obtidas em casas portuguesas, em particular para a região da Beira interior. Assim, este trabalho pretende avaliar os níveis de quatro metais tóxicos (arsénio, cádmio, chumbo e mercúrio) presentes no pó doméstico de habitações particulares do concelho da Covilhã e estimar o risco que a sua ingestão apresenta para a saúde humana. Com a exceção do chumbo, os metais em estudo foram detetados em todas as amostras. O arsénio, foi o metal para o qual foram registadas as concentrações mais elevadas com um valor máximo de 322,7 ppm. No extremo oposto, o cádmio foi o metal que registou em termos médios as concentrações mais baixas. O chumbo foi detetado em 76% das habitações estudadas com valores entre 0,03 ppm e 26,4 ppm. Os valores de mercúrio variaram entre 0,08 ppm e 7,71 ppm. Apesar de não existirem recomendações para os limites máximos admissíveis para metais em pó doméstico, os valores obtidos foram comparados com os valores máximos permissíveis para dragados a depositar livremente noutros locais, estabelecidos pela Portaria Nº 1450/2007. Os níveis de arsénio detetados excederam o valor máximo permissível (20 ppm) em todas as habitações. No caso do cádmio o limite máximo (1 ppm) só foi excedido em duas habitações. Para o chumbo o limite máximo admissível (50 ppm) não poi excedido em nenhuma habitação. Para o mercúrio o limite máximo (0,5 ppm) foi excedido em quatro habitações. No entanto, estes valores máximos admissíveis têm de ser encarados como meramente indicativos, não permitindo avaliar corretamente o risco associado à ingestão de pó doméstico. Considerando as concentrações de cada um dos metais em apreço e as taxas de ingestão de pó normais para adultos e crianças, foram estimadas as doses diárias de metais ingeridas pelos habitantes de cada uma das habitações investigadas no estudo. Para o arsénio, cádmio e chumbo a ingestão diária de pó é bastante inferior à dose tolerável estabelecida pelas autoridades competentes. No caso do chumbo e de acordo com as ultimas recomendações, existe risco para a saúde dos habitantes decorrentes da ingestão de pó contaminado com chumbo em pelo menos 76% das habitações estudadas. Os resultados obtidos na presente tese servirão de base de comparação para futuros trabalhos na área da contaminação por metais em ambiente doméstico, sendo simultaneamente um ponto de partida para investigações mais abrangentes nos quais outras matrizes ambientais (p.ex., solos e ar) e humanas (cabelo, sangue, unhas e urina) serão estudadas.
- Avaliação do consumo de Canábis, LSD, Anfetaminas e outras drogas Design por Estudantes UniversitáriosPublication . Esperancinha, Catarina de Deus; Alba, Maria Eugénia GallardoO presente relatório para obtenção do grau de mestre em ciências farmacêuticas encontra-se dividido em dois capítulos distintos, incidindo o primeiro no estágio efetuado em farmácia comunitária e o segundo no trabalho realizado na vertente de investigação. O relatório de estágio, tendo por base as Boas Práticas Farmacêuticas para a farmácia comunitária assim como a legislação em vigor, aborda a experiência profissional obtida durante o estágio curricular efetuado na Farmácia Jardim, situada na vila de Monforte, distrito de Portalegre. Neste capítulo encontram-se descritas as atividades realizadas assim como todos os conhecimentos e competências adquiridas no decorrer no estágio. O uso abusivo de drogas ilícitas constitui atualmente um problema de saúde pública que acarreta sérias consequências pessoais e sociais. O consumo destas drogas tem um início cada vez mais precoce, sendo a universidade um dos meios mais propícios ao início e manutenção desta prática, tanto pela necessidade de integração no novo meio e pelos eventos festivos, como pela ausência de controlo familiar e sensação de liberdade. Neste âmbito, a vertente de investigação consiste na avaliação do consumo de canábis, LSD, anfetaminas e outras drogas design por estudantes da Universidade da Beira Interior. Este estudo foi realizado com recurso a questionários anónimos e confidenciais, distribuídos pelos alunos desta academia. Motivos que levaram a consumir estas drogas, frequência e hábitos de consumo, problemas associados ao uso destas substâncias e concordância com a legalização de canábis são tudo aspetos abordados no questionário e analisados nesta dissertação. Dos 364 estudantes que constituem a amostra, a sua maioria consome ou já consumiu em algum momento da vida drogas de abuso ilícitas (51,9%), sendo os indivíduos do sexo masculino os principais consumidores destas substâncias (54,5%). A canábis é a droga mais consumida (97,89%), sendo também a que apresenta uma maior percentagem de indivíduos mais jovens nas idades de primeiro consumo e a que é usada com maior regularidade. As drogas em estudo são maioritariamente consumidas na rua (28,8%), em festas/discotecas (28,3%) e em casa (25,9%), principalmente na companhia de amigos (87,6%). O uso destas drogas ocorre frequentemente em simultâneo com o consumo de álcool e tabaco (21,2%) e estão muitas vezes associadas a efeitos adversos como perda de memória e/ou alucinações.
- Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São MiguelPublication . Matos, Fábio Santos; Martins, Júlio Manuel Cardoso; O'Hara, Kelly de Lemos SerranoCapítulo 1 O presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Pedagógico, inserido no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola Básica de São Miguel, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins Este documento tem como objectivo expor toda a minha experiencia vivida ao longo de todo este processo de aprendizagem enquanto docente de uma instituição escolar. Sendo o estágio realizado na Escola de São Miguel Guarda, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, leccionando educação física a uma turma do ensino Básico. O estágio pedagógico surge como a ultima etapa de formação durante este percurso académico, sendo o concretizar na prática de toda a informação recolhida ao longo destes anos. Este documento procura descrever todo o processo realizado ao longo destes meses, evidenciando dificuldades e facilidades encontradas e sentidas durante esta etapa de formação enquanto docente. Onde descrevi sobre o planeamento, avaliação e de forma em geral sobre tudo o que envolve a leccionação da educação física dentro de uma escola. Por fim, penso ter contribuído para a formação dos alunos com quem contatei, possibilitando transformações positivas nos mesmos, adquirindo assim, novas competências para exercer a função de docente e agente de ensino. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos.
- Agentes anti-enxaqueca – perfil de utilização, efeitos secundários e interações medicamentosasPublication . Marques, Ana Filipa de Jesus; Silvestre, Samuel MartinsO presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e encontra-se dividido em dois capítulos. O primeiro aborda a experiência profissionalizante na vertente de Farmácia Comunitária e o segundo descreve o projeto de investigação e os resultados obtidos envolvendo um tema relacionado com as Ciências Farmacêuticas. O estágio em Farmácia Comunitária decorreu entre o dia 26 de janeiro e o dia 13 de junho de 2015 na Farmácia Albino Pais, em Nelas. Este capítulo descreve as atividades desenvolvidas na farmácia, o seu funcionamento, as tarefas de cada elemento e é destacada a importância do farmacêutico enquanto promotor do uso racional do medicamento e profissional de saúde. O estágio revelou-se uma experiência bastante enriquecedora e constituiu uma boa preparação para desafios futuros. O segundo capítulo enquadra-se no projeto de investigação que aborda a temática dos agentes anti-enxaqueca. Os principais objetivos deste trabalho foram a avaliação do nível de conhecimento da população da Região Centro de Portugal sobre a definição de enxaqueca, o cálculo da prevalência das mesmas e o estudo do perfil de utilização destes medicamentos, assim como potenciais efeitos adversos e reações medicamentosas. Este estudo baseou-se na informação obtida através de inquéritos individuais e recorreu-se a um tratamento estatístico dos dados. Dos 519 utentes estudados, a maioria revelou saber diferenciar uma enxaqueca de uma cefaleia comum. Os utentes que referem ter enxaqueca foram, maioritariamente, mulheres e a origem da dor mais apontada foi o stress. Os fármacos mais utilizados nas crises de enxaqueca foram os anti-inflamatórios não esteróides e os fármacos mais utilizados concomitantemente foram os antihipertensores. Os efeitos adversos mais referidos foram arritmias e palpitações. Assim, verificou-se que as mulheres estão mais suscetíveis a sofrer enxaquecas e, geralmente, no seu tratamento são utilizados fármacos anti-inflamatórios e triptanos. Estes agentes não são desprovidos de efeitos adversos e há que ter em conta possíveis interações com outros fármacos. O acompanhamento dos utentes e a correta utilização dos agentes anti-enxaqueca são essenciais no sucesso terapêutico.
- Estudo da Influência da Educação Física nos Níveis de Aptidão FísicaPublication . Martins, José Joaquim Coelho; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente estudo tem por objetivo geral verificar a influência da disciplina de Educação Física nos níveis de Aptidão Física dos Alunos do 12º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Pinhel em dois momentos específicos de avaliação – Início e Final do ano letivo 20014/15 e se há diferenças significativas nos resultados obtidos, utilizando a bateria de testes de Aptidão Física Fitnessgram. A amostra utilizada neste estudo experimental é composta por 25 alunos do 12.º ano que frequentam o Agrupamento de Escolas de Pinhel, 14 alunas e 11 alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos. Após a respetiva fundamentação teórica de enquadramento ao problema, realizou-se o estudo prático de carácter quasi – experimental, cujo instrumentarium – o protocolo de avaliação da Aptidão Física Fitnessgram é aplicado à nossa amostra. Os dados foram tratados recorrendo ao programa informático Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 15.0. Procedeu-se à análise exploratória dos dados, observando com particular atenção os valores da média, da média tripartida, do desvio padrão, do erro padrão da média, do achatamento e da curtose. Foi ainda realizado o teste de Kolmogorov-smirnov. Os resultados por nós obtidos ao nível da comparação entre os dois momentos de avaliação, foram em muitos casos ao encontro do que defendem os teóricos, confirmando-se algumas das premissas estabelecidas em consonância com a fundamentação teórica. Confirma-se que os alunos do Género Masculino apresentam níveis de Aptidão Física dentro do considerado pela bateria de testes Fitnessgram como Zona Saudável de Aptidão Física em relação ao Género Feminino verificámos que não há normalidade nos testes Vaivém e Senta e Alcança (perna esquerda e direita estendidas), todos os outros apresentam resultados dentro dos parâmetros descritos na bateria de testes Fitnessgram. Em relação ao Género Masculino, os níveis de Aptidão Física, encontram-se dentro dos parâmetros descritos na bateria de testes Fitnessgram, sendo por isso mesmo considerados normais. Ao nível dos resultados obtidos na comparação dos dois momentos de avaliação dos alunos do Género Feminino: Confirma-se que os alunos do Género Feminino demonstraram possuir um desempenho nos testes realizados da Bateria Fitnessgram significativamente superiores no segundo momento de avaliação quando comparados com o primeiro nos testes: Vaivém, Senta e Alcança Direita e Estendida, Força Abdominal, Extensão de Braços., onde encontrámos diferenças estatisticamente significativas. Confirma-se ainda que nos alunos do Género Masculino, encontrámos diferenças estatisticamente significativas apenas no teste Senta e Alcança Esquerda Estendida.
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